A principal fábrica da Anselmi está localizada em Farroupilhas, Rio Grande do Sul, onde também é a sede da famosa malharia da Serra Gaúcha. Inclusive, sua cadeia produtiva valoriza as raízes da marca e objetiva ainda, o desenvolvimento regional.
No mercado têxtil nacional, a marca Anselmi carrega muita história e se tornou um ponto de referência em qualidade. Através de um posicionamento que valoriza desde a rede de colaboradores até o cliente final, a malharia gaúcha expandiu suas fronteiras.
Acompanhe uma leitura repleta de informações atualizadas sobre onde fica a fábrica da Anselmi, que é uma das empresas têxteis nacionais mais conceituadas hoje!
Saiba onde fica a fábrica da Anselmi
A Anselmi nasceu em 1981, em um pequeno cômodo da casa de Maria Anselmi, idealizadora da marca. As raízes da malharia localizada na Serra Gaúcha encontraram em Farroupilhas o começo de uma jornada que atravessou gerações e que dura até hoje.
Nesse contexto, aquela pequena confecção que começou com a busca pela independência financeira e a autonomia para gerir um negócio próprio, ganhou relevância no cenário nacional.
Atualmente, a Anselmi possui três eixos produtivos, que dão conta de toda a produção e demanda do mercado. Além de Farroupilhas, as cidades de Feliz e Alto Feliz sediam indústrias da malharia e contribuem para a rede de distribuição.
Características das fábricas da Anselmi
- Parque fabril com mais de 14 mil metros quadrados.
- Ao todo, são mais de 550 colaboradores nas três unidades.
- Cada planta fabril possui um plano de sustentabilidade.
- Destacam-se ações como estação de tratamento para a água do processo produtivo e produção de 30% da energia utilizada nas fábricas.
- O processo de fiação interna viabiliza o uso de matérias-primas nacionais e reduz o consumo de combustíveis e emissão de carbono.
Portanto, quando você descobre onde fica a fábrica da Anselmi, você percebe que a sua indústria evoluiu juntamente com a expansão da marca. E como hoje a palavra de ordem é sustentabilidade, isso alavancou a relevância da marca de malhas do sul!
Importância da Anselmi Malharia no mercado têxtil nacional
O que torna uma marca única no mercado, é a sua capacidade de valorizar todos os elementos que compõem seu operacional diário. É muito comum as grandes marcas deixarem o fator “humano” de lado, pois geralmente, o que importa é o lucro.
Nesse aspecto, a Anselmi se destaca novamente, uma vez que se manteve 100% nacional e engrandece o respeito pelas pessoas, em especial pelos seus colaboradores.
Isso porque ela emprega mão de obra 100% local, ou seja, há grande desenvolvimento regional que impulsiona a economia local. Sem falar que a empresa é responsável por toda a cadeia produtiva dos produtos, da produção do tricô à tinturaria.
Fiação própria centralizada
A parte majoritária das matérias-primas, especialmente os fios, são de produção própria. Por exemplo, a empresa utiliza algodão nacional, que passa pelo processamento dentro das fábricas. Logo, é uma iniciativa que sustenta a produção local e reduz drasticamente o impacto ambiental.
Tinturaria e Laboratório de Cor
Pouquíssimas malharias hoje contam com instalações próprias de tingimento, não é o caso da Anselmi. A malharia gaúcha é uma das primeiras a desenvolver uma estrutura própria de tingimento e de laboratório de cor, que permite:
- Maior controle de qualidade.
- Criação de ampla gama de cores autênticas.
- Ganhos na qualidade dos acabamentos.
- Comprometimento com a redução dos impactos ao meio ambiente.
- Paleta de cores que destaca seus produtos dos concorrentes.
Tecnologia ponto a ponto
Quem imaginaria que uma malharia que começou em um cômodo simples, chegaria ao patamar de investir em tecnologia de ponta. Pois é isso que a Anselmi compartilha com seus clientes. Isto é, a empresa está em constante evolução e, por isso, investe com frequência em tecnologias da indústria têxtil, como máquinas 3D.
Quem é o dono da Anselmi?
Como eu mencionei, a Anselmi Malharia é uma marca que pertence à Maria de Lourdes Bortolanza Anselmi. Desse modo, a gaúcha é fundadora e atual CEO da Malharia Anselmi.
Todavia, ela não “toca” o negócio sozinha, pois ao seu lado, estão Sandra, Eduardo e Patrícia, os três filhos de Maria Anselmi. Cada um desempenha uma função vital e estratégica para o crescimento contínuo da marca.
Sandra, por exemplo, é Diretora Criativa e Designer, enquanto Eduardo atua como Diretor Administrativo e Industrial. Para levar a marca mais longe e a consolidar no contexto atual do universo digital está Patrícia, Diretora de Marketing da empresa.
Portanto, este ecossistema concentra a essência familiar ao tratamento especial aos colaboradores. Como resultado, o cliente pode aproveitar roupas únicas, produzidas com criatividade, qualidade e respeito pelas pessoas e, sobretudo, pelo meio ambiente
Quantas lojas tem a Anselmi Malharia atualmente?
Além das três unidades fabris, a Anselmi conta ainda com 16 lojas espalhadas pela região sul e parte do sudeste. Me refiro a cidades como:
- Barueri
- Belo Horizonte
- Brasília
- Campinas
- Curitiba
- Gramado
- Porto Alegre (2 lojas)
- Rio de Janeiro
- São Paulo (4 lojas)
- Farroupilha (Outlet Anselmi)
- Novo Hamburgo
- Tijucas
Então, compreendeu bem onde fica a fábrica da Anselmi? Acompanhar a evolução de uma marca 100% nacional é fundamental para quem pretende montar uma malharia, de modo a se basear nos pilares do sucesso no mercado têxtil nacional.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe para tirar a dúvida de outras pessoas, até a próxima!