Oficina mecânica em área residencial: Pode abrir? É proibido?

Publicado por Jéssica Trabuco em 22 de agosto de 2024

Dependendo da região onde você more, é proibido sim abrir uma oficina mecânica em área residencial. Em algumas cidades existem locais que são exclusivamente para residências, onde não é permitido nenhum tipo de empreendimento que emita ruídos ou detritos jogados no ambiente. 

Antigamente era muito comum a gente conhecer alguns mecânicos que atendiam na garagem de casa. Era uma atividade que não tinha tanta legislação e as pessoas acabavam se acostumando. 

Hoje em dia a situação é bem diferente e um dos motivos disso tem a ver com leis que falam sobre a perturbação da ordem.  Ninguém consegue estudar, dormir ou trabalhar se ao lado da casa tem uma oficina que faz barulho ou emite cheiro e resíduos no ar, o dia inteiro. 

Vá na Prefeitura antes de abrir uma oficina mecânica em área residencial


Oficina mecânica em área residencial

Como cada município pode ter uma lei ou recomendação diferente a respeito do assunto, é fundamental que você vá à Prefeitura para se informar sobre isso, antes de fazer qualquer tipo de coisa sobre a sua oficina. 

Provavelmente eles te indicarão as regiões onde esse tipo de empreendimento pode ser instalado e é fundamental que você siga com essas orientações. 

Por mais que tenham oficinas em locais irregulares e que muitas delas nunca tenham tido nenhum problema, você vai mesmo correr o risco de abrir um empreendimento que pode ser fechado a qualquer momento? 

Sem falar que ainda pode ser processado e ser obrigado a pagar multas para quem se sentir lesado pela atividade do seu negócio. 

Os 2 grandes problemas em abrir uma oficina em área residencial


Existem pelo menos dois grandes motivos para algumas cidades proibirem a instalação de oficina mecânica em áreas que são só residenciais: 

1. Perturbação sonora

O primeiro motivo eu acho que é bem óbvio, não é? Barulho! Uma oficina acaba promovendo muita zuada durante o dia para realização dos seus serviços. Seja com martelo, máquinas ou testes de motor. 

Em áreas residenciais isso é um grande problema porque causa perturbação à comunidade. Existem pessoas tentando descansar, trabalhar, estudar… Sem falar nas que têm problemas de saúde e precisam de paz. 

Ainda existem aqueles locais onde é possível encontrar lar de idosos, maternidades e hospitais. Convenhamos que essas coisas não combinam em nada com um ambiente barulhento, hein? Não tem como!

2. Questão ambiental

Além de barulho, uma oficina produz outras coisas que podem ser bem prejudiciais às pessoas que estão morando por perto. As atividades produzem resíduos de todos os tipos, muitos dos quais podem ser tóxicos. 

Faz mal ao ser humano, mas pode fazer mal ao meio ambiente também. Por isso, esse tipo de atividade costuma ter locais apropriados para serem realizadas. 

Cada dia que passa a preocupação com o planeta cresce e criam-se novas leis e normas para fiscalizar a produção de resíduos nocivos. Tudo precisa ser feito com controle e seguindo exigências que amenizem esse mal causado. 

O que acontece se abrir uma oficina mecânica em área residencial?


Mesmo que não passe uma fiscalização da prefeitura de forma aleatória na sua porta, é muito provável que os seus vizinhos se incomodem com o barulho e a poluição da sua oficina e façam uma denúncia para os órgãos responsáveis.

O que pode acontecer vai variar de acordo com a região e a queixa, mas basicamente você terá que suspender suas atividades, ir para outro lugar, pagar alguma multa e em alguns casos, pagar indenização moral para quem se sentiu lesado. 

Claro que isso não acontece da noite para o dia e será feito por meio de um processo judicial. A questão é que mesmo tendo bons advogados, a sua chance de vencer uma batalha dessa é bem pequena. 

Por isso, eu acho que é muito melhor já começar dentro da lei, fazendo tudo certinho. 

Não corra o risco e legalize a sua oficina


Por mais trabalhoso que pareça, iniciar um empreendimento dentro do que a lei exige é o melhor caminho a trilhar. Isso vai te dar tranquilidade, paz e algumas vantagens como acesso a crédito, por exemplo. 

O primeiro passo, como eu te falei mais acima, é ir na Prefeitura para entender todas as exigências dela a respeito do seu projeto. 

Depois disso, caso sinta dificuldade em resolver algumas coisas, minha sugestão é que procure um especialista em abertura de empresa para te auxiliar nisso. Pode ser uma empresa de contabilidade ou um profissional autônomo. 

Seguindo tudo direitinho você vai ter segurança, dará segurança ao seu cliente e pode começar a trabalhar com chance de crescimento real e sem sustos. 

Leia também: Lucro médio de uma oficina mecânica

Prefira sempre seguir o caminho correto


Seguir o caminho certo é sempre a melhor opção e isso não é papo clichê. Eu sei que não é fácil empreender no nosso país e que existem muitos impostos, mas não vale a pena arriscar todo o seu trabalho assim. 

Espero que o meu texto tenha te ajudado e que você consiga ter sucesso. 

Um grande abraço e até a próxima!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário