Por serem duas grandes referências em produtos cosméticos e de perfumaria, muitas pessoas têm se perguntado se a Natura comprou o Boticário, você é uma delas?
Toda notícia relacionada a possíveis expansões e fusões afeta diretamente revendedores e clientes, seja no preço, diversidade de produtos ou posicionamento de mercado. Por isso, é fundamental entender esse contexto para fazer a melhor escolha.
Sendo assim, convido você a conferir e tirar essa dúvida de vez, para que possa aproveitar as vantagens de cada empresa. Vamos conferir?
É verdade que a Natura comprou o Boticário?
Não, a Natura não comprou O Boticário. Mas essa é apenas a resposta mais direta, já que houve sim mudanças significativas no segmento de atuação de ambas.
Na realidade, essa é uma dúvida comum, pois falamos dos dois maiores grupos de beleza de venda direta. O que faz as pessoas se confundirem nessa coisa de compra de empresas, é que ainda em 2019, o Grupo Natura anunciou uma importante aquisição.
Em maio de 2019, a Natura anunciou a compra da sua concorrente direta, a norte-americana Avon Products, pela bagatela de US$3,7 bilhões de dólares, ou algo em torno de 15 bilhões de reais.
Como resultado, essa “pequena” compra deu origem à quarta maior empresa de produtos de beleza e cosmético do mundo, ficando atrás apenas das empresas:
- L’Oréal (empresa francesa).
- Procter and Gamble (empresa americana).
- Unilever (empresa anglo-holandesa).
São a mesma empresa?
Não, muito pelo contrário, se antes havia uma competição acirrada entre Boticário e Natura, agora o “jogo ficou sério” e a competitividade aumenta a cada dia, visto que a aquisição ampliou a atuação da Natura em diferentes segmentos e públicos.
Em contrapartida, é um erro pensar que O Boticário se intimida com essa mudança de cenário. Isso porque na mesma época do anúncio da Natura sobre a compra da Avon, O Boticário já tinha criado um plano de expansão internacional. Não à toa, o grupo é composto por:
- Beleza na Web.
- Eudora.
- Quem Disse, Berenice?.
- The Beauty Box.
- Vult Cosméticos.
Portanto, podemos afirmar que as duas empresas são as principais concorrentes deste mercado que oferece grandes oportunidades aos revendedores e clientes.
Qual a diferença entre Natura e Boticário?
Se pegarmos as diferenças entre Natura e O Boticário, veremos que ambas compartilham da mesma ‘filosofia” comercial, pois recentemente, um estudo comprovou que as duas lideram o ranking de empresas que oferecem a melhor experiência de compra ao cliente.
A decisão de compra de um cliente entre uma ou outra, fica atrelada apenas à relação pessoal com a marca, ao invés das vantagens de serviços e produtos oferecidos.
E as aquisições recentes de outras empresas, como vimos há pouco, possui um objetivo em comum: atrair e atingir audiências maiores diariamente.
Vamos pegar a Natura, antigamente era uma referência em perfumaria, onde aos poucos se aventurava em cosméticos. Mas com a compra da Avon, isso muda a perspectiva em relação ao mercado, ou seja, passa a alcançar um público voltado ao que a Avon oferece.
O mesmo acontece com O Boticário, por exemplo, a linha “Quem Disse, Berenice?”, focada especialmente na mulher teen e pós-teen, que é aquele público de 15 a 30 anos que a empresa já não tinha tanto contato como antes.
Portanto, nenhuma das duas “dá ponto sem nó” e têm aproveitado as brechas do mercado para expandir e fortalecer operações, mas quem também ganha com isso é o cliente, que passa a ter linhas diversificadas de produtos!
Quantas empresas a Natura comprou?
Você sabia que a Natura tem presença direta no Brasil, Colômbia, Argentina, Peru, México, Chile, Venezuela, Estados Unidos e França? E que além de tudo isso, impacta indiretamente outros 60 países?
Pois então, esse é o alcance do Grupo Natura. Nos últimos anos houveram 3 grandes compras pelo Grupo, sendo:
- Compra da Emeis Holdings Pty Ltd: em 2016 a Natura adquiriu a rede Australiana de cosméticos Aesop.
- Aquisição da rede The Body Shop da L’Oréal: a compra custou 1 bilhão de euros, ação que ampliou a atuação internacional e receita global.
- Compra da Avon: em 2020 comprou a Avon, aumentando consideravelmente seu valor de mercado e lucro anual.
Uma outra coisa que as pessoas se perguntam, é o que muda para quem vende Avon, por exemplo? Teve alguma alteração de marca?
Bom, na realidade cada empresa continua atuando como sempre o fez, ou seja, a Avon continua no mesmo segmento, com seus produtos. O que muda mesmo é o direcionamento comercial interno, no sentido de planejamento das ações, marketing e experiência dos clientes.
Natura ou O Boticário: qual é mais vantajoso revender?
É bastante comum ficar em dúvida se vale a pena revender Boticário e Natura, pois as duas oferecem produtos de qualidade, variedade, suporte e reconhecimento de marca. Entretanto, separei algumas dicas simples que facilitam na escolha de qual vender.
1. Benefícios de vender Natura
- Oferece boa proporção de lucratividade.
- Reconhecimento consolidado no mercado.
- Dispões aos clientes e revendedores uma gama completa de produtos, para estimular vendas.
- Viabiliza o famoso “Plano de Carreira” aos consultores.
- O consultor Natura pode usar a Consultoria Digital.
- Cada novo consultor tem a possibilidade de escolher quais produtos quer vender inicialmente, sem exigência de kits.
2. Benefícios de revender O Boticário
- Reconhecimento consolidado no mercado brasileiro.
- Geralmente representa um investimento inicial menor.
- O revendedor pode utilizar a Universidade da Beleza, com conteúdos relevantes para ampliar as vendas na região de atuação.
- Possui planos de incentivos e promoções, atuando como a ponte para retornos rápidos.
Agora que você tem a resposta se a Natura comprou o Boticário, é o momento de identificar qual das duas empresas corresponde ao seu perfil de vendedor, caso seja sua intenção.
Saiba que ambas dão muito apoio e suporte aos clientes, agora a decisão está em suas mãos!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para solucionar a dúvida de mais pessoas e até a próxima!