O sonho de quem domina a profissão de marmorista é abrir um negócio próprio. Mas vem cá, você sabe se pode abrir marmoraria em área residencial?
Já imaginou você investir um bom dinheiro em seu negócio apenas para ser barrado pela prefeitura? Que decepcionante, né? Ou ainda mais desgastante, arrumar encrenca com os vizinhos e criar aquele climão? É fundamental saber tudo sobre isso.
Então, este conteúdo é um guia que mostra a você aquilo que precisa para finalmente ganhar dinheiro com seu trabalho. Acompanhe e aproveite as dicas incríveis!
Marmoraria em área residencial: pode abrir? É proibido?
A resposta mais simples é que não é proibido, mas depende de alguns critérios estabelecidos pela prefeitura. A possibilidade de você abrir a marmoraria em área residencial depende da prefeitura da sua cidade e de suas regulamentações.
Isso mesmo, infelizmente você está nas mãos dos órgãos públicos que administram o departamento de zoneamento urbano do município. Eu conheço pessoas que montaram sem grandes problemas, claro, com as devidas autorizações.
Em contrapartida, outros amigos tiveram até que se desfazer das máquinas para marmoraria. Afinal, sofreram multas e tiveram de encerrar atividades.
Diante disso, a solução mais segura é entrar em contato com a prefeitura para coletar informações preciosas. Como consequência, você terá um direcionamento aprimorado dos potenciais locais permitidos.
Eu sei que a escolha do local perfeito faz parte do percurso de todos que querem montar uma marmoraria. Digo mais, eu desconheço outro mercado que tenha tanto potencial quanto o do mármore, logo, é possível crescer muito.
Primeiro porque realmente faltam profissionais qualificados, e outra, a questão da legalização costuma desencorajar a maioria. A meu ver, a viabilidade residencial é um dos principais impedimentos para o comércio se estabelecer.
Isso porque o marmorista geralmente quer ficar perto de casa, ou mesmo trabalhar no espaço da garagem, né? Aqui na minha cidade mesmo, conheço ao menos dois marmoristas que trabalham dentro de áreas residenciais.
Todavia, não é para desencorajar você não, mas a prefeitura restringe essa possibilidade na maioria esmagadora das cidades. Não é para menos, pois o barulho e o impacto ambiental são elevados no negócio com mármore, concorda?
A prefeitura autorizou sua marmoraria? Veja 5 coisas que contribuem para a boa convivência
Vou supor que a prefeitura tenha concedido o alvará de funcionamento e a licença para você montar, certo? A área residencial em questão é um local amplo, com bom “escoamento” do barulho e tudo mais.
A empolgação é tanta, que você até já escolheu o nome para marmoraria que vai ficar na boca dos clientes. Nesse contexto, eu ainda recomendo você fazer de tudo para minimizar os impactos do trabalho.
Estas são dicas rápidas, mas que potencializam a boa convivência entre a sua marmoraria “barulhenta” e os vizinhos no entorno.
- Dê atenção ao isolamento acústico do negócio: já que você decidiu montar uma marmoraria em área residencial, é um preço que você deve arcar. Logo, trabalhe com materiais apropriados e capriche no isolamento das paredes.
- Estabeleça um cronograma de horários restritos: por mais que a prefeitura tenha concedido o alvará de funcionamento, a legislação local ainda existe. Tenha atenção ao limite permitido de decibéis e policie-se.
- Faça a manutenção periódica: a manutenção preventiva não só garante eficiência como reduz a geração de ruídos. Tire um período quinzenal ou mensal e faça os ajustes necessários nos equipamentos.
- Transmita seus valores aos colaboradores: seus colaboradores são uma extensão do que você representa como marmorista profissional. Com isso, dê treinamentos contínuos para fortalecer a cultura das boas práticas.
- Tenha um canal de comunicação transparente: especialmente no começo, será um desafio conciliar o funcionamento com a comunidade. Então, mantenha uma comunicação transparente, honesta e aberta ao diálogo.
Além disso tudo, é essencial verificar a possibilidade de abrir um comércio onde já existe outro do mesmo ramo. Acontece que cada município também possui leis e regulamentações que se alteram muito!
Legislação para marmoraria: o que você deve se atentar com urgência?
Uma marmoraria não gera apenas barulho e incômodo para quem reside perto. Na realidade, uma das maiores preocupações das autoridades é a geração de resíduos que afetam diretamente o meio ambiente.
Estou falando de resíduos com alta capacidade de prejudicar mananciais, áreas de preservação, entre outras questões. É o mesmo caso de quem monta uma serralheria em área residencial, as considerações devem ser as mesmas. Afinal, são gerados:
- Lama abrasiva resultante da mistura de água e soluções abrasivas para polimento.
- Óleo e graxa são comumente expelidos no dia a dia.
- Devido ao polimento e corte, o resíduo de poeira é uma grande preocupação que deve ser controlada.
- Resíduos de produtos químicos, como solventes e desengraxantes.
- As próprias embalagens dos materiais geram um amontoado de resíduo plástico que depende de descarte adequado.
Portanto, não é só o barulho que conta, mas os danos ocasionados em diferentes contextos que trazem problemas a todos. Olhando assim, você consegue compreender superficialmente a razão para uma prefeitura vetar uma autorização?
Via de regra, uma marmoraria deve se adequar e garantir plena conformidade a duas Leis específicas. A primeira delas é a Lei n°6.938/81, também chamada de Lei da Política Nacional do Meio Ambiente”.
Sua principal obrigatoriedade diz respeito ao princípio do desenvolvimento sustentável, à responsabilidade ambiental e licenciamento ambiental. Todos estes pontos ditam a forma como seu negócio deve oferecer impactos mínimos.
Enquanto a segunda Lei n°9.605/98, é apresentada para todas as penalidades e crimes previstos a quem prejudica o meio ambiente.
Percebe como saber se é possível montar marmoraria em área residencial é apenas o primeiro degrau de uma longa escada? E olha que eu só falei dos termos legais e das obrigatoriedades, hein? Dá uma olhada brevemente no que você precisa para montar uma!
DICA EXCLUSIVA: o que é preciso para abrir uma marmoraria?
Cada empreendimento possui suas necessidades distintas, ou seja, uma marmoraria nunca será igual a outra, mesmo que ambas iniciem simultaneamente. Os maquinários são diferentes, a estrutura é única e a forma de atender também.
Em outras palavras, avalie os seguintes passos, mas traga todos eles à sua realidade, combinado?
- Crie um planejamento sólido de negócios, contemplando todas as questões discutidas até aqui.
- Seja marmoraria em área residencial ou industrial, considere a localização, bem como espaço para movimentação de carga e descarga.
- Não deixe de procurar a prefeitura e demais órgãos para regularização, certificação e autorização.
- Obtenha também seu CNPJ porque é indispensável.
- Em seguida, procure o órgão responsável pela gestão ambiental do seu estado, é ele quem expede sua autorização.
- Na sequência, avalie suas necessidades, projeções de demanda e invista assertivamente nos equipamentos e na infraestrutura.
- A contratação de colaboradores precisa ser acertada para você ter mão de obra qualificada.
- O fornecedor de pedras é o seu parceiro comercial mais importante, então, preze por parcerias confiáveis e honestas.
- Por fim, invista parte do orçamento em propaganda para divulgar seus serviços na cidade e região.
Se for necessário, contrate um profissional especializado em divulgar pessoas no Instagram. Boas fotos e a mensagem certa têm grande potencial para converter vendas e fidelizar clientes!
Conseguiu decidir se vai montar a marmoraria em área residencial?
Ficou mais claro a questão de montar uma marmoraria em área residencial e a sua viabilidade comercial? Você aceita uma opinião pessoal? Procure um lugar mais reservado do público, de preferência, na área apropriada da sua cidade.
Às vezes é melhor trabalhar mais afastado, mas ter plena paz. Ao invés de abrir o negócio próximo de casa e não ter sossego para crescer profissionalmente, concorda?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Você conhece alguém que já montou o planejamento? Então, compartilhe essas informações, vai que a pessoa abre os olhos, né? Até a próxima!