Sem sombra de dúvidas, as marcas criadas por influenciadores digitais estão solidificando sua presença na indústria. Muitos desses criadores de conteúdo estão aproveitando suas habilidades de comunicação e vasto público, para construir suas próprias linhas de produtos.
Inicialmente reconhecidos por influenciar seguidores a adquirirem produtos por meio de publiposts, a transição para venderem suas próprias criações era inevitável.
Hoje, esses influenciadores se tornaram verdadeiros empreendedores, promovendo suas marcas em seus perfis pessoais, sem despesas adicionais de marketing, resultando em uma nova e potente fonte de receita.
Nesse artigo vamos explorar esse mercado em ascensão, entendendo o panorama internacional e nacional. Por fim, conheça as 6 marcas fundadas por influencers digitais que mais se destacam atualmente no mercado brasileiro. Confira!
A moda das marcas de influencers começou lá fora e veio com tudo para o Brasil
A tendência de influenciadores digitais entrarem para o ramo de publicidade de produtos começou a ganhar tração nos anos 2000, no entanto, foi principalmente na segunda metade da década de 2010 que essa prática se tornou mais evidente.
Não demorou para o mercado dos publiposts começar a saturar, ao passo que muitos influencers resolveram aproveitar sua alta visibilidade e investir em empreendimentos próprios. O movimento é relativamente recente, uma das pioneiras foi Chiara Ferragni, blogueira italiana de moda que lançou sua própria marca, a Chiara Ferragni Collection, em 2013.
Em seguida outros nomes ganharam destaque lá fora ao usar sua notoriedade nas redes sociais para lançar marcas próprias. Mas, o exemplo de maior sucesso, provavelmente, é a Kylie Cosmetics, marca de maquiagem da socialite Kylie Jenner, que fez fama no reality show Keeping Up with the Kardashians, o qual mostra o dia a dia da família Kardashian.
O sucesso da Kylie Cosmetics nos EUA foi estrondoso, e acabou rendendo à Kylie o título de celebridade mais influente da indústria da moda e de bilionária mais jovem do mundo a partir de março de 2019. Sua irmã, Kim Kardashian, a mais famosa da família, também possui suas próprias marcas de cosméticos e moda, a KKW Beauty e Skims, respectivamente.
E, é claro, que não demorou para a onda das marcas criadas por influenciadores digitais ganhar o mercado brasileiro.
Conheça as 6 marcas fundadas por influencers digitais que estão ganhando o mercado brasileiro
Assim como nos EUA, a área mais forte de atuação de influencers digitais que acabam lançando suas marcas próprias são moda e beleza. Confira a seguir os nomes de maior destaque:
1. Sallve e Contém 1 g – Julia Petit
Um dos exemplos de nomes mais bem sucedidos no Brasil é a empresária Julia Petit, famosa por seus vídeos de maquiagem e pelo site Petiscos, com dicas de beleza, moda e lifestyle. Petit também foi apresentadora do programa Base Aliada, na GNT.
Em 2019, ela lançou a Sallve, marca de skin care. No fim de 2022, Julia Petit e seus sócios anunciaram a aquisição da Contém 1g, marca de maquiagem famosa nos anos 2000 que estava em processo de recuperação judicial em 2018.
O objetivo é incorporar os fãs antigos e a tradição de mercado da Contém 1 g à base de consumidores da Sallve, composta principalmente pela geração Z e millennials.
2. Boca Rosa
A linha de maquiagem da youtuber/instagramer Bianca Andrade é uma das marcas criadas por influenciadoras digitais mais famosas. Lançada em parceira com a Payot, a Boca Rosa possui portfólio completo com bases, sombras, batons e muito mais.
Conhecida por produtos de qualidade em embalagens estilosas e valores acessíveis, é uma das preferidas de diversas blogueiras de beleza.
É provavelmente o exemplo mais notório do poder que as influenciadoras de beleza têm no segmento de make up, o que inclui também nomes como Mari Maria, Bruna Tavares e Niina Secrets. Quer saber mais sobre o tema? Então leia nosso artigo sobre as marcas de maquiagem mais vendidas do Brasil.
Aliás, falando em maquiagem de influencers, impossível não mencionar a polêmica recente da base da Virgínia Fonseca. O produto lançado pela WePink, marca de maquiagem da influenciadora, teve recepção negativa por praticar valores muito acima da média do mercado para produtos nacionais.
E a situação acabou ficando pior após uma série de reviews negativos publicados em canais de make up no Youtube. Nem tudo são flores no mundo das influencers de beleza!
3. GE Beauty
Marca de produtos para cabelos da influencer Camila Coutinho, famosa pelo blog Garotas Estúpidas. A GE Beauty tem como diferenciais a aposta em rituais e rotinas customizáveis de hair care.
Além disso, conta com fórmulas veganas e embalagens 100% recicláveis, produzidas com plástico derivado da cana-de-açúcar renovável.
4. Skin Quer
Como o nome sugere, é voltada para cuidados com a pele. A marca é 100% vegana, atendendo a uma demanda crescente por produtos que adotam políticas de tratamento ético aos animais.
Outra pauta importante para a Skin Quer é a representatividade da mulher negra, bandeira levantada pela fundadora, a influencer Sarah Fonseca.
5. Hela Beauty
Nascida da parceria entre a influenciadora e empresária Helena Bordon com a dermatologista Alessandra Fraga, a Hela Beauty é uma empresa de skin care.
Comparando às linhas citadas acima, possui o diferencial de falar com um público mais maduro. Seu portfólio abrange linhas anti-idade e maternidade, por exemplo.
6. NV
Agora para quebrar a hegemonia das marcas de make up e skin care, temos a NV, marca de moda da blogueira e instagramer Nati Vozza, uma das primeiras influenciadoras digitais do Brasil a lançar uma marca própria.
Embora ainda carregue a imagem da influencer, a marca pertence atualmente ao Grupo Soma, também dono das marcas Farm e Animale.
Da influência ao empreendedorismo: marcas fundadas por influenciadores que revolucionaram o mercado
O surgimento das marcas fundadas por influenciadores se deu internacionalmente, trazendo consigo um novo paradigma de marketing e empreendedorismo. Nomes como Kylie Jenner e Chiara Ferragni ilustram o poder da sinergia entre influência digital e negócios, ao transformarem suas marcas em impérios de sucesso.
No Brasil, essa tendência também ganhou tração, com influenciadoras como Julia Petit, Bianca Andrade e Camila Coutinho expandindo seu alcance para além do mundo digital, lançando linhas de produtos de beleza e cuidados pessoais que ressoam com audiências engajadas.
A união entre influência e empreendedorismo é um fenômeno em constante evolução, adaptando-se às mudanças nos hábitos de consumo e no comportamento online.
À medida que influenciadores digitais continuam a transformar seguidores em consumidores, fica claro que as marcas por eles criadas representam não apenas um fenômeno momentâneo, mas sim uma transformação duradoura no cenário da indústria e do marketing atual.
E você, gostou de conhecer algumas das marcas criadas por influenciadores digitais? Espero que sim! Desejo muito sucesso em sua vida também!