Agora você vai descobrir tudo sobre o maior produtor de morango do Brasil, considerando os estados mais produtivos. Topa acompanhar o conteúdo?
Basta dar uma passada pelos supermercados, hortifrutis e feiras, para perceber que o morango é muito valorizado e comercializado, né? Em vista disso, pode parecer que a produção brasileira não enfrenta desafios, pelo contrário, eles são muitos.
Hoje você terá acesso às informações de que precisa, seja para produzir ou se inteirar do mercado brasileiro. Eu diria que está imperdível, mas você já sabe disso!
Maior produtor de morango do Brasil: principais produtores por tonelada
O estado de Minas Gerais é o maior produtor de morangos do Brasil, atualmente, com destaque à região Sudeste. Independentemente de ser considerado um falso fruto, o morango é imprescindível à economia e ao mercado.
Primeiro, ele ajuda a medir a saúde da agricultura e da economia brasileira, pois sua produção normalmente é cultivo familiar. Além do mais, setores em geral, como a indústria alimentícia e o agronegócio, dependem do seu abastecimento.
A seguir, veja como foi a última safra de morangos no Brasil, de acordo com órgãos oficiais de monitoramento agrícola!
1. Minas Gerais
Quando analisamos o cultivo de morango no Brasil, Minas Gerais é o destaque com praticamente 55% da produção nacional. Ainda que as safras oscilem devido ao clima e qualidade das mudas, o produtor mineiro entrega anualmente 140 mil toneladas.
Um dado interessante do morango: a área plantada costuma ser menor do que outras culturas, como a produção de melancia. Porém, o rendimento da colheita é incrivelmente satisfatório, veja a razão:
- Área de plantio: 2,8 mil hectares de morango plantado, o que é relativamente baixo.
- Quantidade colhida por hectare: considerando a região mais produtiva, chegamos a um total de 47 toneladas por hectare. Isso sim é produtividade e demonstra o domínio sobre a fruticultura morangueira.
- Empregabilidade do setor: estima-se que na última safra 2021/2022, o setor morangueiro empregou mais de 7.800 agricultores familiares.
- Produção no Sul de Minas: no mesmo período, o Sudeste mineiro foi responsável por mais de 108 mil toneladas, isoladamente.
Dentre as regiões mais importantes na cultura morangueira, eu destaco respectivamente:
- Pouso Alegre (35 mil toneladas de morango)
- Espírito Santo do Dourado (14,6 mil toneladas de morango)
- Bom Repouso (16 mil toneladas de morango)
- Estiva (8,08 mil toneladas de morango)
- Tocos do Moji (7,3 mil toneladas de morango)
Os dados sobre Minas Gerais, vieram do relatório da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.
2. Rio Grande do Sul
Anualmente, o Rio Grande do Sul contribui com pouco mais de 26 mil toneladas da fruta. Se para você pode parecer pouco, a cultura morangueira tem proporcionado uma renda imprescindível para os agricultores familiares.
Desse modo, o estado gaúcho se encarrega de 12% do morango produzido em solo brasileiro. Além do mais, os métodos de plantio costumam ser diferenciados, especialmente por causa das condições climáticas.
Em vista disso, o produtor gaúcho se adapta e otimiza processos para entregar cada vez mais morangos de altíssima qualidade. Dentre as principais cidades, ressalto:
- Bom Princípio
- Carlos Barbosa
- São Francisco de Paula
- Farroupilha
- Caxias do Sul
- Nova Petrópolis
- Santa Maria do Herval
3. Paraná
Quando falamos nas melhores regiões para cultivar morango no Brasil, o Paraná se encaixa na terceira posição. Ele tem hoje, 10% da produção do país, fornecendo cerca de 21,4 mil toneladas de morango ao mercado.
Contudo, em termos de relevância de participação financeira nacional, o estado conta com 7,1%. Entretanto, o engenheiro agrônomo Paulo Andrade, do Deral (Departamento de Economia Rural), tem algo interessante a dizer.
Segundo o especialista, o Paraná tem um dos maiores potenciais de crescimento dentre todos os outros estados.
Afinal, sabemos que as terras paranaenses têm características agropecuárias excepcionais, vide sua produção de erva-mate. Somado a isso, mais de 45% dos empreendimentos rurais têm o equivalente a 10 hectares, avalie:
- Mais de 250 municípios tiveram participação na safra de 2021.
- Nesse mesmo intervalo, a safra rendeu mais do que a gaúcha, chegando a 34 mil toneladas.
- Não se via uma safra tão boa desde 2012, quando foram colhidas 18 mil toneladas.
- São José dos Pinhais tem se tornado a maior produtora do estado.
4. São Paulo
São Paulo está em quarto lugar na produção morangueira no momento atual, mas o estado tem algo exclusivo. Me refiro à cidade reconhecida como a “Capital Nacional do Morango”, você sabe de qual município estou falando?
Se você respondeu Atibaia, meus parabéns, você sabe mais sobre a plantação de morango do que a maioria das pessoas. Mas vamos por partes, pois São Paulo como estado tem uma participação tímida, de apenas 6% da produção no Brasil.
Na prática, isso representa pouco mais de 13 mil toneladas, onde boa parte vem diretamente de Atibaia. Se você quer mais assertividade, em 2021 a safra de Atibaia conquistou números absolutamente expressivos, dá uma olhada:
- Quantidade de pés colhidos: os fruticultores de morango alcançaram cerca de 3 milhões de pés de morangos em 2021.
- Peso médio por morangueiro: o peso varia entre 600g e 800g de morango por pé.
- Total da safra 2021: fazendo uma conta rápida, chegamos ao total de 2 mil toneladas de morango.
- Famílias envolvidas no cultivo: a cultura de morango impacta na vida de mais de 180 famílias em Atibaia.
5. Espírito Santo
Espírito Santo é um caso à parte sobre o maior produtor de morango do Brasil. Isso se deve ao desequilíbrio entre produção, produtividade e área plantada. Veja só, na safra 2020/2021, o estado produziu 10 mil toneladas de morango.
No entanto, os produtores locais utilizaram 300 hectares, ou seja, o mercado esperava uma quantidade de fruta consideravelmente superior. Isso pode ter acontecido talvez pela topografia das terras ou sistema de plantio no solo com baixo túnel.
Mesmo assim, o estado é relevante e deve ser considerado um dos maiores produtores brasileiros de morango, destaco as regiões:
- Domingos Martins
- Venda Nova do Imigrante
- Santa Maria de Jetibá
- Afonso Cláudio (região polo de morango do estado)
Além dos estados acima, o ranking continua com Santa Catarina, Goiás e Rio de Janeiro. Todavia, sua capacidade de produção é reduzida, o que torna o acesso às informações bem complexo e escasso.
BÔNUS: a razão da escassez de informação sobre o maior produtor de morango do Brasil
Tenho que admitir algo, encontrar informações reais sobre o cenário da produção de morango no Brasil foi um trabalho árduo. E pelo que percebi, a diversidade de métodos produtivos está por trás da imprecisão oficial de dados nacionais.
Se por um lado é vantajoso para produtores, abrindo o leque de possibilidades, por outro, engessa a percepção da realidade. Dá uma olhada na quantidade de sistemas de plantio existentes:
- No chão, com canteiros e sem túneis.
- No chão, com canteiros e com túneis.
- Em estufas tradicionais.
- Em estufas com sistemas semi hidropônicos.
- Versões personalizadas e combinadas desses sistemas.
Por exemplo, em Minas é comum encontrar plantio a céu aberto, onde as plantas são cultivadas por 4 meses. Enquanto que o plantio em estufa semi hidropônica possibilita manter o mesmo cultivo por até 2 anos.
Diante disso, essa disparidade no tempo de cultivo entre os sistemas prejudica o monitoramento das safras!
Conclusão definitiva sobre o maior produtor de morango do Brasil
A partir de hoje, sempre que você comprar morango direto do produtor, saberá exatamente o percurso da fruta até você. Afinal, além de conhecer o maior produtor de morango do Brasil, você compreende melhor a cadeia produtiva, certo?
Infelizmente, o Brasil não ocupa uma posição de destaque na produção mundial. Porém, o “pouco” que nós produzimos tem uma qualidade que nenhum outro país alcança e isso é de se orgulhar.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de dar aquela mãozinha ao compartilhar o conteúdo, tudo bem? Conto com você e até a próxima!
1 comentário
Claudia
Olá um dado que leventei, segundo a FAO o BR tem uma produção total de 300 mil ton o que bate com sua estimativa de cerca de 140 mil somente em Minas gerais com share de 55%