Loja pode cobrar taxa de montagem?

Publicado por Jéssica Trabuco em 31 de agosto de 2024

Em alguns lugares do Brasil a loja pode cobrar taxa de montagem, mas em outros essa é uma prática vista como abusiva e pode até resultar em processo contra o estabelecimento. A única maneira de ter certeza sobre isso é indo até o Procon da sua cidade. 

Se você tem um empreendimento ou é cliente, procurar esse tipo de informação com antecedência vai te livrar de dores de cabeça e dar mais tranquilidade no seu dia a dia. 

Independente de qual seja a situação na sua região, é importante lembrar que o bom senso deve ser utilizado para resolução de qualquer questão. O nosso direito existe quando o do outro também é respeitado. 

Não dá para querermos vantagens de qualquer forma, sem lembrar que na vida as coisas precisam funcionar como uma via de mão dupla. 

Lojas não podem cobrar taxa de montagem em algumas regiões do Brasil


Loja pode cobrar taxa de montagem

Em um vídeo do Xerife do Consumidor, no Balanço Geral, ficou claro que em algumas regiões do Brasil, como o Rio de Janeiro, as lojas de móveis não podem cobrar pela taxa de montagem. Ficou entendido que cobrar por esse serviço significa venda casada, que é uma forma de lesar o consumidor.

 Além do mais, se o cliente entrou na loja e viu o produto montado, é seu direito que ele compre e tenha exatamente o que viu.

Conforme o especialista da reportagem, é dever da loja fazer negociações que sejam vantajosas para elas e que ao mesmo tempo ofereçam esse serviço gratuitamente para o consumidor. 

Isso tem a ver também com o fato de que alguns fabricantes não dão garantia quando o produto é instalado por terceiros, o que também é uma prática que para alguns judiciários é considerada como abuso.

Quais são as vantagens e desvantagens de uma loja cobrar taxa de montagem dos seus produtos?


Mesmo que o Procon da sua região te diga que uma loja pode cobrar taxa de montagem, você não deve começar a ter essa prática sem antes fazer uma análise dos prós e contras que ela pode ter para o seu negócio. 

Para conseguir sucesso, o seu empreendimento não pode visar somente no lucro automático dos preços das coisas, mas em cativar o cliente e ter uma relação saudável e duradoura com ele. 

Veja abaixo os dois lados da moeda: 

Vantagens de cobrar a taxa de montagem

Eu consigo enxergar 3 vantagens que o empreendimento pode ter fazendo a cobrança da taxa de montagem: 

Garantia de melhor qualidade do produto

Ao cobrar um valor de taxa você pode investir na contratação de uma equipe de montadores especializados. Isso vai refletir em uma montagem perfeita, o que reflete na qualidade do produto armado na casa do cliente. 

Menos custos 

Isso é bem óbvio. Se não precisa tirar o custo da montagem do bolso, o seu valor de ganho é muito maior e mais interessante. Com isso dá até para ter margem melhor no preço dos produtos na hora de negociar com os clientes. 

Praticidade ao seu negócio

Se você não tem que se preocupar com a montagem do produto, consegue ter mais tempo para cuidar do que é mais importante na sua loja. Isso vai te garantir praticidade e diminuir o seu trabalho diário. 

Desvantagens de cobrar a taxa de montagem

Agora vamos falar das desvantagens, que apesar de serem duas devem pesar bastante na sua decisão:

Insatisfação do cliente

Para mim essa é a pior desvantagem em cobrar a taxa de montagem. Nenhum cliente fica feliz com isso, nem mesmo o mais tranquilo do universo. Ele pode pagar sem falar nada, mas é óbvio que não ficará satisfeito. 

Isso é um grande perigo porque as chances de conquistar uma pessoa dessas é bem baixa. E eu não sei se você sabe, mas uma loja precisa de retorno de clientes e da indicação deles para conseguir ter melhores resultados. 

Disputa com a concorrência

Se você vende o mesmo produto da concorrência e cobra uma taxa de montagem, mas ela não, por que você acha que o cliente vai querer fechar com você? É claro que um atendimento diferenciado pode cativá-lo, mas quem vai deixar de pagar menos se tiver a oportunidade?

Ao cobrar por esse serviço, o risco que se corre é perder para a concorrência e pensando em grande escala, ter uma diminuição na receita mensal. 

Leia também: Tabela de preço de montagem e desmontagem de móveis

Verifique com o Procon da sua cidade!


Agora que você sabe que em alguns lugares a loja pode cobrar taxa de montagem e em outros não, vá até o Procon da sua cidade para saber exatamente como as coisas funcionam por aí. Isso vai te dar segurança e tranquilidade. 

Espero que o meu texto tenha te inspirado e ajudado de alguma maneira, viu?

Muito obrigada pela sua companhia hoje e até a próxima!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário