Montar uma loja de presentes pode ser uma ótima ideia para quem está procurando um empreendimento para investir. Com menos de R$50 mil é possível instalar uma loja e começar a atender clientes físicos e virtuais, vendendo para todo o Brasil.
Além de um bom planejamento, para o negócio ter lucro é preciso oferecer presentes de qualidade, diferentes e que chamem a atenção do seu público alvo. Para isso, ou você foca em uma produção excelente ou na parceria com os melhores fornecedores da região.
Vou te mostrar quanto é preciso para começar, quanto dá para ganhar e x dicas que vão te ajudar a tirar o projeto do papel e transformá-lo em realidade.
Quanto custa montar uma loja de presentes?
Uma loja de presentes de 50 m² precisa de um investimento de R$44 mil para existir, de acordo com dados do Sebrae.
Montar uma loja de presentes custa R$44 mil, de acordo com o Sebrae. O cálculo dele é baseado em uma empresa que tenha 50 m², que gaste cerca de R$2 mil com legalização, tenha um capital de giro de R$7.500 e invista R$20 mil em estoque.
Os outros custos são para reparos, decoração, móveis e equipamentos para que o empreendimento possa dar o pontapé inicial e comece a vender bastante.
Isso significa que só dá para montar uma loja com esse valor? Claro que não! Isso funciona como uma base para gente, mas o mais importante é a gente começar com o que tem.
Algumas pessoas, por exemplo, não querem investir em espaço físico e vão vender somente pela internet. Para elas, o custo será resumido em estoque, capital de giro e divulgação.
E dá dinheiro?
Você sabe qual a margem de lucro de uma loja de presentes? De acordo com o blog da empresa Uatt? a margem de um lojista pode chegar a 60%! É um valor muito alto e que permite que o empreendedor tenha excelentes resultados.
Lembre-se que eles falaram “até 60%”. Isso significa que essa situação varia demais! Tem a ver com o seu custo de produção (caso os presentes sejam feitos por você) ou com o custo com fornecedores.
Para ter um ganho maior é preciso enxugar custos, ter controle de estoque, investir na divulgação e em treinamento de venda e focar em oferecer produtos de qualidade para o seu cliente.
Vamos fazer uma simulação. Digamos que sua loja fature R$50 mil por mês e sua taxa de lucro seja de 35%. Isso significa que o seu ganho limpo será de R$17.500. Eu acho um ótimo valor e você?
12 pontos que vão te ajudar a montar uma loja de presentes lucrativa!
Que dá para montar com pouco dinheiro e ainda ter um bom lucro, você já sabe. Agora o próximo passo é entender quais são os pontos fundamentais para realmente transformar essa sua vontade em realidade.
Lembre-se de adaptar as informações de acordo com o seu objetivo e perfil, ok?
Confira:
1. Planeje e defina o tipo de loja que vai ter
Parar, estudar, analisar, colocar os objetivos e desejos no papel e reconhecer o que pode ou não ser feito é essencial para não deixar nada passar e nem fazer péssimas escolhas.
Esse é o momento de escolher o tipo de loja que você pretende ter. Por exemplo, sua loja será daqueles presentes criativos, quer fazer algo alinhado com utilidades de casa ou pretende montar uma loja de presentes artesanais, feitos por você?
Pare o tempo que for necessário para entender aonde quer chegar e como usar o capital que tem disponível, da melhor maneira possível.
2. Defina o seu público alvo
Quando você já pensa em um tipo de loja que quer montar, automaticamente já começa a desenhar o público alvo que quer atingir. Ter isso vai te ajudar a criar um negócio que faça sentido para essas pessoas.
Isso vai interferir no estilo de comunicação, na forma de divulgação, no atendimento e até mesmo na localização e estrutura da sua loja.
Por mais que você pense que é possível, não dá para começar um negócio com presentes atendendo todas as pessoas. É muito melhor você segmentar o mercado e conseguir atender um público específico do que tentar abraçar o mundo com as pernas e não conseguir fazer.
Você pode optar por trabalhar com presentes geeks e nerds, com presentes para bebês e/ou crianças, presentes executivos, presentes populares ou até mais requintados. Avalie qual deles tem mais a ver com o que você busca.
3. Conheça o mercado da sua região
Conhecer o mercado da região, antes de montar o negócio, vai te ajudar a identificar qual é a forma de consumo que existe para o seu público alvo, o que eles querem, o que desejam e o que precisam.
Também te ajuda a conhecer os concorrentes, extraindo deles as estratégias boas e evitando as ruins. Você conhecerá as brechas que eles deixam e pode entrar no mercado já aproveitando todas as informações e tendo um grande diferencial.
4. Legalize o negócio
Assim como todo negócio, na hora de montar sua loja de presentes você precisará cuidar da legalização. O ideal é procurar por uma empresa de contabilidade de confiança para cuidar dessa parte.
Basicamente será necessário fazer o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e, no caso da loja física, conseguir algumas licenças, como o alvará de funcionamento e a licença do Corpo de Bombeiros.
5. Vá atrás dos melhores fornecedores
Produzindo ou comprando para revender, para ter produtos de qualidade você vai precisar encontrar os melhores fornecedores da região! Isso vai exigir tempo, atenção e dedicação da sua parte, mas acredite, é uma das bases do seu negócio.
O produto que você oferece vai ditar o seu sucesso ou fracasso, por isso ele precisa ser o melhor possível dentro do seu investimento.
A ideia é apresentar ao público não só resistência e segurança, mas beleza, inovação e até coisas diferentes. Não é à toa que o setor de presentes criativos está tão potente.
Na hora de fazer contato com os fornecedores lembre-se que o preço baixo não é o mais importante. Para ter uma boa parceira é preciso credibilidade, variedade, garantias e até facilidades na hora de fazer o pagamento.
6. Escolha o local ideal
Depois de ter resolvido essas coisas, é hora de pensar onde você vai montar a sua loja. Com o estudo de mercado e a definição do seu público alvo fica mais fácil entender as regiões mais vantajosas.
Além de estar perto daquele nicho específico, pense em ficar facilmente visível para quem passa pela rua e em estar em uma região com facilidade de transporte. Também é preciso pensar na segurança, infraestrutura e em estacionamento (mesmo que a loja não tenha é importante que a região tenha).
Lembre-se também que o local ideal é aquele que cabe no seu orçamento, viu? Comece onde pode pagar.
7. Monte sua estrutura
Com 50 m² você já consegue montar uma loja de presentes bem bacana. Sua estrutura é simples e não precisa de muita coisa. Você terá a área de exposição dos produtos, balcão de atendimento, depósito, banheiro e copa (se possível).
A parte administrativa pode muito bem começar no balcão mesmo. Depois, se achar necessário e puder investir, monte um escritório só para cuidar dessa parte.
O mais importante é que sua loja seja limpa, organizada, bem iluminada e que o cliente se sinta confortável e admirado ao entrar. Por isso, a arrumação e exposição correta dos itens é tão importante.
8. Adquira os equipamentos e móveis
Todos os móveis e equipamentos estarão todos voltados para organização do ambiente, para fechamento de venda e administração do negócio.
Você vai investir basicamente em computador, impressora, telefone, aparelho de ventilação e iluminação, estantes, gôndolas e prateleiras.
Seu investimento precisa ser feito de forma inteligente! lembre-se que não é preciso gastar muito com essas coisas, inclusive, alguns produtos podem ser comprados usados – desde que estejam em boas condições.
9. Monte uma equipe forte
Seja loja física ou virtual, você precisará montar uma equipe que seja focada em um excelente atendimento! Sabe como se consegue isso? Oferecendo boas condições de trabalho, fazendo treinamento e pensando em ações motivacionais – como gincanas, bonificações e até promoções.
Outro ponto importante é que seus colaboradores entendam do que estão vendendo e possam dar uma consultoria completa aos seus clientes. Isso dá segurança e facilita demais a venda.
10. Invista nos presentes criativos
Que tal fugir um pouco do comum e ir atrás de presentes criativos para revender? Existe muita coisa bonita e divertida nesse setor, como as pelúcias de emoticons, as canecas com frases e até vitrolas.
Além de procurar por coisas inovadoras para trazer ao seu público, pense também na possibilidade de oferecer produtos personalizados que ele mesmo possa montar – com certeza isso vai dar algum trabalho, mas pode aumentar muito a sua receita.
Independente da maneira que leve essa parte, tenha certeza que o segmento de presentes diferentes tem muito potencial e pode ser um fator diferenciado para a sua loja.
11. Divulgue muito a sua loja
Mesmo que você queira montar uma loja física, eu acho que ter uma loja de presentes online é um bom negócio. Hoje a internet é a ferramenta mais poderosa do mundo para levar o seu projeto para outras pessoas e você precisa aproveitar isso!
A melhor coisa a se fazer é separar um dinheiro todo mês para financiar um profissional ou uma agência de comunicação de conteúdo que tenha experiência nessa linha. Pode ter certeza que esse investimento terá ótimos retornos.
Além de eles trabalharem forte na comunicação do seu site, fazendo com que ele apareça na frente nas pesquisas do Google, eles também vão trabalhar com suas redes sociais (como Instagram e Facebook), ajudando a fortalecer a sua marca e a criar uma audiência que confia em você.
Isso é fundamental hoje em dia! Se você reparar, existem grandes marcas de lojas de presentes que trabalham dessa forma com uma loja de presentes virtual, além da física.
Outra estratégia simples, mas que tem muito potencial, é a parceria com influenciadores. Quando esses influencers que falam com seu público mostram o seu produto, o retorno do investimento acaba sendo muito interessante e te faz vender bastante. Pense nisso!
12. Tenha metas bem definidas
Eu trabalhei com vendas por muito tempo e posso te dizer com tranquilidade que se você não tem metas o seu negócio não terá muito sentido e só sobreviverá.
Só sabendo seus custos e entendendo quanto precisa ganhar para pagar as contas e ter lucros, é que o negócio começa a tomar forma e você se motivará a fazer o melhor para ter resultados.
Crie metas que sejam reais, possíveis e que você possa alcançar. Porque elas servirão de combustível até naqueles dias onde a gente está para baixo e não quer se levantar.
Fazer isso te ajuda a ficar atento a todos os detalhes, a como sua loja está indo e evita que você se acomode. Essa é uma dica fundamental!
Leia também: 27 ideias de nomes para loja de presentes
Ação!
Pense direitinho nas informações que eu trouxe e veja se esse é o melhor momento para investir no seu sonho. Eu espero que sim!
Estou na torcida para que dê tudo certo para você por aí, viu?
Muito obrigada pela sua companhia por aqui hoje.
Um grande abraço e até a próxima!
11 comentários
Andréia Santos da Silva
Quero montar uma lojinha com produtos narura boticário e outras marcas quê já vendo focar mais em cosméticos e perfumaria e área de beleza! Teria alguma sugestão como posso dá início?
cley
fica atenta ao colocar produtos natura para vender em loja fisica, pois é proibido. Somete franquiadas que podem abrir lojas com protos natura.
Paulo Henrique
Excelente artigo! Me inspirou muito. Obrigado.
Adriana David
Parabéns pelo conteúdo, sou apaixonada por empreendedorismo e meu foco é abrir uma,duas,três….lojas de presentes de grande sucesso. E vou conseguir! Deus te abençoe, obrigada.
Miriam
Diferencial num meio tão igual não ta nada fácil … queria mais ….
Mayckon
Muito bom o material! Está de parabéns é muito útil!
jose correira dos santos
como encontrar fornecedores de confiança
Lucilene
Quero saber sobre fornecedores confiáveis e com artigos legais e diferenciados.
Debora Padilha
Quero montar uma lojinha presentes e de coração para vendas em redes sociais, mas não sei aonde comprar! Alguém pode me ajudar!?
marilda candida silva soares
Quero montar um pequeno negocio dentro do meu supermercado, só que tenho duvidas quanto ao tipo de negócio… o que devo montar?
ABILIO PELIÇARO
Quero montar uma lojinha de artigos para presente mas, não sei onde comprar com preços competitivos para que eu possa vender mais barato que os concorrentes, como faço?