A partir do momento que você sabe como montar a lista de compras para um bar, consegue manter o empreendimento mais organizado e até ter mais controle em relação aos seus custos.
Hoje eu vou te dar um modelo com itens que costumam fazer parte do dia a dia desse tipo de negócio, mas também vou te dar dicas e informações importantes para que você viva com mais tranquilidade e sem surpresas.
Fica comigo até o final e aproveita essa oportunidade. Porque muita gente que vai montar um bar acaba tendo dificuldades na hora de decidir o que comprar.
Exemplo de lista de compras para um bar
A sua lista de compras precisará ser montada de acordo com a necessidade de 4 setores distintos do seu negócio: Cozinha, limpeza, bar e escritório. É importante que tenha um responsável por cada área para se responsabilizar pelo estoque e informar as necessidades.
Abaixo eu vou fazer 4 listas com produtos que costumam estar presentes no bar, mas é importante lembrar que isso varia muito de acordo com o cardápio e com o projeto de cada um.
Minha ideia aqui é só te dar uma visão geral, para que não deixe passar as coisas que são mais importantes.
Confira agora o que comprar para bar:
Lista de compras para o bar
- Gelo;
- Água Mineral sem gás;
- Água Mineral com gás;
- Água tônica;
- Refrigerantes;
- Sucos prontos;
- Cervejas;
- Vodkas;
- Whiskys;
- Gin;
- Licor;
- Vinho;
- Cachaça;
- Energético;
- Rum;
- Tequila;
- Saquê;
- Espumante;
- Água de coco;
- Frutas da estação (limão não pode faltar nunca);
- Sal;
- Açúcar;
- Xaropes;
- Leite condensado;
- Leite;
- Sorvete.
Lista de compras para a cozinha de um bar
- Arroz;
- Feijão;
- Farinha de mandioca;
- Farinha de rosca;
- Farinha panco;
- Calabresa;
- Bacon;
- Carnes;
- Frango;
- Batata Frita congelada;
- Legumes e verduras;
- Folhas (alface, coentro, cebolinha e etc);
- Óleo;
- Azeite;
- Vinagre;
- Manteiga;
- Ovos;
- Ovos de codorna;
- Carne de hambúrguer;
- Camarão;
- Peixe;
- Sal;
- Temperos (orégano, páprica, pimenta cominho e etc);
- Açúcar;
- Mel;
- Guardanapo;
- Papel toalha;
- Café;
- Leite;
- Produtos descartáveis.
Lista de compras para a limpeza do bar
- Detergente;
- Água Sanitária;
- Desinfetante;
- Panos de chão;
- Pano de limpeza;
- Álcool;
- Limpa Vidros;
- Desengordurante;
- Sabão líquido e/ou em pó;
- Bucha de aço;
- Bucha de limpeza;
- Cloro;
- Vassoura, esfregão e rodo (são coisas que vai precisar repor de tempos em tempos);
- Balde (também é algo que acaba sempre precisando);
- Papel toalha;
- Sacos de lixo.
Lista de compras para o escritório do bar
- Folha de ofício;
- Canetas, lápis e borracha;
- Copos descartáveis;
- Bobinas para impressora fiscal;
- Café e açúcar;
- Sacos de lixo;
- Borrachas de dinheiro;
- Clips;
- Classificadores.
Leia também: Equipamentos para bar
Entenda o que compõe o seu cardápio
A lista de compras do bar que eu criei acima é baseada em uma visão muito geral do que é necessário normalmente, mas a sua precisa ser feita com o máximo de precisão possível, para que tenha controle e evite gastos desnecessários.
O primeiro passo para conseguir isso é desmembrar todo o seu cardápio e descobrir exatamente cada ingrediente utilizado nos seus pratos
Por exemplo, se você vende uma caipirinha precisa saber o que usa para o preparo dela. No caso, açúcar, água, cachaça e limão. O mesmo precisa ser feito com a comida. Se você vende um arrumadinho, precisa entender o que usa no preparo, o que seria carne de sol, feijão, farinha, cebola, alho, coentro, tomate, pimentão e por aí vai.
Por mais que seja um processo trabalhoso e talvez até chato, quando você entende tudo que precisa para o seu cardápio, fica muito mais fácil organizar a sua lista de compras, sem deixar que falte nada.
Isso vai te dar uma visão geral que permite, inclusive, que entenda em que lugares é mais fácil e barato comprar determinado tipo de coisa.
Faça uma média do que é vendido por semana
Se você já sabe o que precisa para o seu cardápio, é hora de entender a média do que é vendido por semana. Quando você tem essa margem, consegue prever a quantidade aproximada de ingredientes que vai precisar.
Por exemplo: Se durante a semana você gasta 10 garrafas de cachaça e hoje, no dia que for fazer as compras, ainda tem duas no bar, só vai precisar comprar mais 8. E assim por diante. Isso otimiza as coisas, evita desperdícios de produto e prejuízo financeiro.
Esse controle precisa ser feito e confirmado em todos os setores, tanto no bar, quanto na cozinha, na limpeza e na parte administrativa.
Crie uma planilha detalhada
Depois de conseguir essas duas informações importantes, o próximo passo para ter uma lista de compras do seu bar perfeita, é criar uma planilha super detalhada no seu computador.
Existe, inclusive, uma série de softwares específicos para compras de estabelecimentos que você pode adquirir para facilitar o seu controle de estoque – dê uma pesquisada.
Quanto mais detalhes você colocar na sua lista, maior será o seu controle e menor será o seu trabalho no dia a dia.
Faça auditorias
Para garantir que o uso dos produtos está seguindo o recomendado, é importante que você faça auditoria nos setores do seu bar, de tempos em tempos. Isso pode acontecer todo mês ou de 15 em 15 dias, a escolha é sua. Esse cuidado também ajuda na organização e nos desperdícios.
Procure os melhores lugares para comprar
Depois que souber exatamente os produtos que precisa comprar para um bar funcionar, é hora de analisar friamente em que lugares você vai fazer suas compras. Talvez as carnes seja melhor comprar direto em um açougue, enquanto que as bebidas em um depósito, sabe?
Ao ter essa visão geral e esse cuidado, por mais que precise ir em mais de um lugar, você consegue fazer uma ótima economia e ainda ter acesso a produtos de melhor qualidade – o que, com certeza, vale o esforço.
Fique atento em relação aos preços que aparecem no caixa
Minha última dica é bem simples, mas pode fazer uma grande diferença: Verifique se os valores passados no caixa do supermercado batem com os que estavam na prateleira!
Se a gente não tiver atenção pode acabar pagando muito mais caro por erros de sistema. Então fique atento e caso haja qualquer alteração comunique imediatamente! Você ficaria surpreso com o quanto dá para perder dinheiro quando a gente não vê esse tipo de coisa.
Comece a se organizar!
Agora que você conheceu a melhor maneira de fazer a lista de compras para um bar, comece a colocar as coisas em ordem por aí. Por mais que dê trabalho, fazer dessa forma vai te dar praticidade, controle e ajudar com os gastos.
Espero que o meu texto tenha te ajudado de alguma forma e que seu negócio seja um grande sucesso por aí.
Um abraço e até mais!
1 comentário
Marcos Henrique
Muito obrigado, são dicas valiosas, que pra mim, serviu demais porque estou abrindo um bar e economizando ao máximo… sucesso máximo à você!!!!!