Lasanha congelada para vender: Dá dinheiro? Como congelar?

Publicado por Lidia Massari em 28 de janeiro de 2023

Você tem se perguntado se lasanha congelada para vender dá dinheiro suficiente para consolidar um negócio no setor de alimentação?

Muitas pessoas planejam, avaliam e estudam o mercado diariamente, mas poucas realmente dão o passo mais importante. É totalmente compreensível, visto que há todo um investimento atrelado. Mas se não arriscar, como saber a verdade, né?

É justamente por isso que estou aqui hoje, para lhe mostrar tudo sobre a venda desse prato clássico na mesa brasileira. Descubra a realidade e veja como se destacar!

Lasanha congelada para vender dá dinheiro mesmo ou é só balela?

A resposta mais curta é sim, vender lasanha congelada pode dar muito dinheiro e fazer a diferença no orçamento mensal. Gosto de pensar que dentre os produtos congelados mais vendidos, a lasanha se destaca de longe como a preferida.

Pensa comigo, todo mundo ama lasanha, correto? Mas nem todos sabem ou têm o tempo necessário para caprichar nesse preparo que requer carinho. Logo, o produto congelado passa a se tornar um atrativo difícil de ser ignorado.

E como num passe de mágica, as pessoas começam a mandar mensagens e ligar no seu delivery. Contudo, esse cenário perfeito depende exclusivamente de alguns fatores, como:

  • Qualidade superior tanto no sabor quanto na consistência.
  • Embalagem funcional que facilita o cliente esquentar o produto.
  • Diversificação no cardápio para atrair diferentes públicos.
  • Processo assertivo e efetivo de divulgação, atingindo o alvo em cheio.
  • Atendimento diferenciado que conquista o coração do cliente.
  • Não poupar esforços para ajudar ou solucionar dúvidas dos clientes.
  • Trabalhar com um cardápio legível, rico em informações e atrativos.

Estimular estas qualidades é o sonho de muitos empreendedores, mas ter a perseverança para concretizar, é outra conversa. Pois bem, já falei que dá para ganhar dinheiro, mas quanto? Justifica todo esse empenho?

Qual valor para vender lasanha? Como precificar + exemplo prático para cobrar o certo

A precificação de um produto deve levar em conta os aspectos da produção. Em seguida, você soma o custo dos ingredientes, embalagem e gastos invisíveis. A partir disso você coloca 100% em cima do valor, criando assim um preço estipulado.

Isso quer dizer que não dá para falar para você: “olha, pode cobrar R$14,00 que vai dar tudo certo”. Primeiro porque eu não sei quanto você vai gastar. Além disso, cada região possui uma margem específica que rege todo o mercado.

Por exemplo, você gastou R$8,00 em cada lasanha, certo? Colocando 100% em cima, temos um total de R$16,00. Porém, na sua região o pessoal cobra R$22,00, será que não é interessante chegar num valor próximo disso? Digamos, R$20,00?

Consegue perceber como a precificação é muito volátil? É precisamente por isso que muita gente acaba caindo na cilada de cobrar menos que a concorrência para atrair clientes. Só que o lucro vai embora, colocando as finanças em risco.

Exemplo prático do rendimento e precificação de lasanha base

Para esse exemplo, vamos usar uma receita base onde o rendimento é de 5 unidades de lasanha. O peso médio de cada embalagem é de 500g. Obviamente que isso é apenas uma simulação para você entender como funciona.

Nesse sentido, não leve em consideração como se fosse a sua realidade, mas adeque a “fórmula” abaixo ao seu negócio:

  1. Massa de lasanha: R$8,70 dividido entre 5 unidades que dá R$1,74.
  2. Presunto: o preço médio de 70g é cerca de R$1,75.
  3. Muçarela: o preço médio de 75g é cerca de R$1,90.
  4. Molho: usando 130ml chegamos ao valor de R$1,40.
  5. Embalagem: o custo da unidade varia bastante, mas você deve pagar R$0,60 a unidade.
  6. Custo médio total: assumindo os custos acima, chegamos ao valor unitário final de R$7,39.

Por conseguinte, dobramos o valor de R$7,39 para cobrir o restante dos gastos invisíveis, margem de lucro e salário. Dessa maneira, a precificação poderia ser facilmente R$14,78, arredondado para R$15,00.

De forma geral, esse é um preço bastante atrativo para os clientes, mas ainda dá para fazer melhor. Conforme se empenha em diferenciar a qualidade, a mesma lasanha pode ser vendida a R$18,00 ou R$20,00 dependendo da região.

Quanto dá para lucrar na venda de lasanha congelada?

Essa é a perguntinha mais complexa de responder com facilidade. Afinal, tudo depende do valor cobrado, do lucro atingido e do gasto para produzir o alimento. Como vimos acima, dá para cobrar facilmente R$18,00, certo?

Assim sendo, a lucratividade vai da quantidade que vende no dia. Acredito que com uma lasanha caseira bem saborosa, aliada à divulgação eficiente, é possível vender entre 15 e 20 lasanhas. Em especial aos finais de semana, não é mesmo?

Como consequência, 15 lasanhas vendidas no dia dão um lucro bruto que parte de R$270,00, caso cobre R$18,00. Considerando que você tenha um delivery entregando de quinta à domingo, provavelmente venderá 16 dias do mês.

Olha que coisa absurda, multiplique aí 16 dias pelo lucro diário de R$270,00, sabe quanto dá? Incríveis R$4.320,00, acredita nisso? Tudo isso apenas com um produto, mas e se você ainda fizesse canelone congelado para vender?

Tudo isso que falei não é para iludir você, pois é possível, mas tenha sempre um pé na realidade. Afinal de contas, determinados dias você pode simplesmente não vender nem metade disso. Por isso é tudo uma suposição no cenário mais otimista.

DICA EXCLUSIVA: a padronização na montagem da lasanha é crucial para não ter prejuízos

Essa é uma dica que você não verá em nenhum outro lugar, pois é pessoal. Quando a pessoa não tem muita experiência, é comum fugir dos padrões ao montar uma lasanha para congelar.

Aqui em casa mesmo, quando eu fazia para vender, no começo eu fui só montando e montando. Porém, ao pesar descobri que algumas estavam com quase 900g, ou seja, 400g além do padrão de 500g. Resultado? Prejuízo!

Isso porque fica inviável cobrar valores diferentes quando você já divulga o produto com determinado preço e peso. Além do mais, tem a questão da etiqueta, que vem pré-fabricada.

Portanto, minha dica de ouro é: trabalhe com uma balança e siga a padronização à risca. Seu cliente agradece e o seu negócio prospera.

Como congelar lasanha para vender? Tudo que você precisa saber!

Bom, você viu o potencial da lasanha congelada para vender e correu fazer uma receita exclusiva. No entanto, na hora de congelar, você notou que o congelador sempre ficava com cheiro de comida. Ou pior, o restante se contaminava com o cheiro.

Isso acontece com frequência quando colocamos a “marmita” de lasanha no congelador sem nenhuma proteção. Logo, a forma mais segura e eficaz de congelar a lasanha é dessa maneira:

  1. Assim que terminar de montar as lasanhas, aguarde 2 minutinhos para perder caloria.
  2. Em seguida, tampe, etiquete e verifique se as bordas estão completamente fechadas.
  3. O grande segredo é enrolar as lasanhas em plástico filme, bem enrolado mesmo.
  4. Por fim, leve ao congelador organizando certinho por data de produção.

Acontece que o plástico evita a troca de odores nas embalagens. Dessa maneira, mesmo que algum acidente aconteça com a embalagem, o produto ainda estará preservado.

Qual embalagem para lasanha congelada é mais indicada?

A melhor embalagem para vender lasanha congelada, ainda é a tradicional de alumínio, aquela retangular. Isso porque é mais barata, mais fácil de ser manuseada pelo cliente e preserva perfeitamente a comida.

Em contrapartida, dentro dessa categoria de embalagem, sempre tem aquela marca que se destaca. Por isso, escolha uma embalagem que ofereça tudo que você precisa para embalar e garantir que a lasanha chegue intacta.

Quanto tempo dura uma lasanha congelada no freezer?

A validade nessas condições pode se estender por até 60 dias no máximo. Vejo por aí algumas pessoas sugerindo 90 dias. Mas eu não confio nisso, uma vez que a produção caseira não é 100% livre de contaminantes.

Logo, um prazo razoável é de 60 dias armazenado em perfeitas condições. Porém, tente dar saída bem antes disso para que o cliente aproveite todo o frescor da sua receita!

8 dicas práticas para potencializar a sua venda de lasanha congelada

lasanha congelada para vender

Todo mundo sabe que a lasanha é um produto que se vende sozinho. Então, tudo que você precisa fazer é caprichar no preparo, esse é o carro-chefe. Entretanto, a concorrência pode ser um desafio constante a ser vencido.

Para isso, minha estratégia certeira é ter uma forte presença digital, e aqui não estou falando de criar site ou blog. Pelo contrário, o que manda no mercado de alimentos são os perfis sociais, principalmente o Instagram.

Certamente você já viu aquele texto de promoção no Instagram que instiga a gente a conhecer melhor o negócio, né? Então, um dos maiores erros é simplesmente ficar no marasmo do marketing boca a boca.

Dessa forma, além de saber como fazer lasanha para vender, você precisará seguir alguns direcionamentos:

  1. A divulgação nas redes sociais é o combustível que fortalece sua marca.
  2. Invista assertivamente na criação de anúncios, tanto no Facebook Ads quanto no Instagram Ads.
  3. Se possível, crie um canal no YouTube para compartilhar dicas, novidades, curiosidades e promoções.
  4. Procure lapidar seu processo de fabricação a cada dia, gerando economia e ampliando o lucro.
  5. Apesar de óbvio, trabalhe apenas com ingredientes de qualidade, nem que reflita no preço final, isso é inestimável.
  6. Organize o armazenamento das lasanhas congeladas, a fim de assegurar uma rotatividade controlada.
  7. Faça questão de etiquetar a embalagem com suas informações, dicas, validade e, sobretudo, instruções de consumo, como aquecimento.
  8. Crie um “programa” de fidelidade para os clientes mais chegados.

Lasanha congelada para vender dá dinheiro, mas se preparar é crucial!

Depois de tanta informação neste guia completo, dá para notar que a lasanha congelada para vender dá dinheiro, né? O que você pretende fazer com todas estas informações escolhidas a dedo para você?

Não deixe essa oportunidade escapar pelos dedos, corra em busca daquilo que trará mais conforto e facilidade para sua vida.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe o conteúdo com mais pessoas e até a próxima!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

4 comentários

  • Quero entrar neste negócio ….. tirei várias dúvidas ,neste seu artigo.

  • MARIA CRISTINA MENEZES FERREIRA

    estou em busca de facilidade , e como sou uma òtima cozinheira quero começar nessas lasanhas congeladas.

  • Boa noite…eu gostei do seu artigo sobre vendas de lasanhas congeladas e estou ate colocando em pratica,Deliciosas lasanhas caseiras….

  • ola jéssica gostei muito do seu artigo tenho restaurante e vou por em prática essa ideia

Deixe o seu comentário