Lanchonete dá dinheiro? Confira quanto é possível ganhar com esse negócio

Publicado por Lidia Massari em 25 de abril de 2024

Uma lanchonete dá dinheiro assim como qualquer comércio voltado ao ramo alimentício, pois se tem uma coisa que o brasileiro não deixa de consumir, são comidas rápidas, lanches artesanais e alimentos com máxima praticidade e preço justo.

Agora, estipular o faturamento médio de uma lanchonete é um trabalho amplamente complexo. Afinal, tudo depende de elementos como comércio da região, público-alvo, quantidade de vendas, produtos trabalhados e, claro, alta qualidade.

Se você precisa apenas disso para empreender, recomendo a leitura a seguir, pois ela traz uma visão real do mercado e muitas dicas aplicáveis, acompanhe!

A verdade que você precisa saber se uma lanchonete dá dinheiro

Lanchonete dá dinheiro

Embora o modelo tradicional tenha passado por transformações nos últimos anos, são as clássicas lanchonetes que sustentam a alimentação fora de casa. Com uma variedade de alimentos rápidos e saborosos, o comércio atinge bem o público-alvo.

Então, a lanchonete ainda é relevante e oferece uma porta de entrada para um dos ramos alimentícios mais resistentes. Apesar disso, é preciso entrar fundo nos bastidores por trás deste segmento altamente concorrido.

Isso porque a estabilidade comercial de uma lanchonete não depende apenas de produtos deliciosos e de alta qualidade. Longe disso, é fundamental desenvolver diariamente uma gestão eficaz e atuar a partir de ações estratégias de marketing.

Qual o faturamento de uma lanchonete pequena?

Para que você tenha um panorama realista sobre o faturamento de uma pequena lanchonete, vamos definir diretrizes essenciais antes:

  • Lanchonete pequena com uma atuação moderna e inovadora.
  • Cardápio estratégico com foco em um público-alvo validado.
  • Atendimento físico e delivery ágil de produtos diferenciados.
  • Produtos feitos a partir de ingredientes frescos e preparos profissionais.
  • Gestão comercial ativa, diária e eficiente.
  • Atendimento de excelência que estimula a satisfação do cliente.

É imprescindível estabelecer tais orientações, porque senão, pode parecer que toda lanchonete, não importa a estrutura comercial, fatura alto. Mas não é bem assim, para ter como base se lanchonete dá dinheiro, apenas em cenários profissionais.

Diante disso, uma lanchonete de pequeno porte pode faturar entre R$5.000,00 e R$8.000,00 ao mês. Contudo, se o empreendedor apertar o passo, tornar os processos eficientes e reduzir desperdício, o faturamento atinge R$10.000,00 com certa facilidade.

Por outro lado, para uma lanchonete de médio a grande porte, o faturamento bruto tem tudo para atingir R$20.000,00 ou mais. Mas novamente, é preciso trabalhar muito bem e se destacar para chegar neste patamar.

E a margem de lucro de uma pequena lanchonete?

A margem de lucro de uma lanchonete é um indicador único e raramente igual em dois comércios com atuação similar. Acontece que a margem tende a variar de acordo com fatores, como:

  1. Tipo de produto: cada lanche tem uma precificação específica, como hambúrgueres, hot dogs, prensados, lanches tradicionais etc.
  2. Preços viáveis: os preços do mercado induzem aumento ou redução do lucro, quanto menor o preço, menor a margem de lucro.
  3. Custos operacionais: os gastos e despesas da lanchonete, como energia, aluguel, internet, insumos, embalagens, mão de obra, entre outros, impactam diretamente na lucratividade final do negócio.
  4. Eficiência de gestão: quanto mais eficiente é a gestão, mais o negócio lucra. A redução do desperdício e a maximização dos recursos trazem lucro mensal favorável.
  5. Cadeia de fornecimento: lanchonetes que produzem seus próprios hambúrgueres e pães, por exemplo, atingem margens maiores de lucro, pois mantêm qualidade superior a um custo menor.

Nesse sentido, você pode esperar uma margem de lucro que oscila de 50% a 70% para uma lanchonete gerida com profissionalismo.

Portanto, se você tem um faturamento bruto de R$8.000,00 e uma margem média de 60%, então, os ganhos atingem R$4.800,00.

Quanto ganha um dono de uma lanchonete?

quanto ganha um dono de lanchonete

Abordar os ganhos de um dono de lanchonete é sempre um debate que levanta mais dúvidas do que respostas. Em alguns contextos, o empreendedor pode se presentear com o lucro total do negócio.

Entretanto, isso nem sempre é ideal, pois é interessante reservar parte dos ganhos para reinvestir na lanchonete. Com isso, o certo é estipular um salário fixo mensal à parte do lucro líquido.

Se você lucra líquido R$4.800,00 e estabelece um salário, digamos, de R$3.000,00, você sabe que terá mensalmente R$1.800,00 de “sobra”. Assim, você cobre imprevistos, avalia melhorias e expande, por exemplo, os produtos oferecidos.

Todavia, vale ressaltar que estes números são apenas exemplos. Ou seja, você terá que analisar a sua lanchonete para chegar em dados que condizem com a sua realidade.

O que dá dinheiro em lanchonete?

Quer dizer que você pensa em abrir um negócio, mas não sabe o que vender em uma lanchonete? Na hora de montar o cardápio, muita gente erra ao encher o menu com produtos diversos e opções que abrangem diferentes públicos.

Só que isso não é ideal do ponto de vista gerencial e financeiro. Primeiro, você terá gastos excessivos para manter altos estoques para suprir os lanches e porções. Mas isso não garante aumento de vendas, pelo contrário, isso mina recursos.

Eu posso usar o exemplo de uma hamburgueria de sucesso na cidade vizinha aqui. Eles arrastam multidões com seus lanches, porções de batata com bacon e queijo, e com os milkshakes.

Todavia, no cardápio existem apenas 10 tipos de hambúrgueres que acertaram em cheio o público. É justamente isso que você precisa fazer em sua lanchonete, isto é, estudar o público-alvo e criar produtos diferenciados.

Nesse contexto, se você identificou a oportunidade de vender lanche artesanal, então, planeje as melhores combinações que façam sentido e, quando for necessário, reinvente, inove e mude. A mudança é uma ferramenta incrível para estimular vendas.

Lanchonete dá dinheiro quando você administrada bem e vende produtos exclusivos

Portanto, lanchonete dá dinheiro porque sua base comercial é altamente valorizada pelo brasileiro. Mas para fazer parte do seleto grupo de lanchonetes que se destacam no mercado, crie uma oferta irrecusável.

Trabalhe a partir dos melhores insumos, elabore versões de autoria própria e invista na identidade visual do negócio. A qualidade precisa ser sentida ao longo de todo o atendimento e, especialmente, nos produtos, aposte nisso e boa sorte.

Espero muito que você tenha gostado das dicas de hoje, compartilhe e até a próxima!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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