11 ideias para atrair clientes para loja de calçados

Publicado por Jéssica Trabuco em 21 de fevereiro de 2023

Está precisando de algumas ideias para atrair clientes para loja de calçados? Não se preocupe, porque eu criei uma lista com 11 coisas que vão te ajudar a conquistar o seu público e ganhar dinheiro. 

Todas essas estratégias têm potencial, mas só vão funcionar se você realmente conhecer a pessoa para quem vende e se estiver disposto a colocar em prática. 

Só de criar um ambiente organizado e arrumado, uma vitrine bonita, ter um atendimento excelente e trabalhar com produtos de qualidade, suas chances são boas. O básico também funciona bem, sabia? Pois é!

Aqui, no entanto, você vai aprender mais do que isso. Então fica comigo até o final e aproveita essa oportunidade!

11 boas ideias para atrair clientes para loja de calçados


ideias para atrair clientes para loja de calçados

As ideias que eu trouxe abaixo são uma forma de você melhorar uma loja de calçados, oferecendo um local onde o cliente se sinta à vontade, queira comprar e retorne. 

O mais interessante é que não é preciso muita coisa, o básico bem feito já é suficiente para deixar as pessoas satisfeitas e aumentar o seu fluxo de caixa. Pode apostar comigo!

Veja direitinho as coisas que eu trouxe abaixo, organize como colocar isso em prática no seu empreendimento e comece a se movimentar o quanto antes. 

Veja: 

1. Capriche na sua vitrine

Se você tem uma loja de sapatos física, o primeiro contato do seu cliente com ela vai ser a vitrine e a fachada, por isso é preciso focar nessas duas coisas. Primeiro precisam estar limpas e organizadas visualmente. 

Sua marca precisa ser vista com facilidade, assim como seus meios de contato. Se puder investir em uma fachada iluminada, melhor ainda. 

A vitrine precisa estar arrumada de um jeito que quem passar por perto se interesse em dar uma olhadinha. Não é só colocar um monte de calçado e números grandes, é criar um ambiente, um estilo e deixar bonita mesmo. 

Existem várias técnicas hoje em dia para deixar uma vitrine simples bem bonita e atrativa

2. Deixe a loja arrumada, bem iluminada e com som

Se a fachada e a vitrine chamam a atenção, a parte interna também precisa! Por isso, capriche! A loja precisa ser bem organizada, limpa, cheirosa, com boa iluminação, ventilação e um sonzinho de fundo para animar o momento. 

Lembrando que não é preciso gastar rios de dinheiro com isso, hein? Muito pelo contrário. Só deixar as coisas nos seus devidos lugares, com tudo cheirosinho e bonitinho, já vai ser ótimo.

3. Torne confortável experimentar os calçados

como fazer marketing de calçados

Essa é uma premissa básica que muita gente acaba deixando passar. Se a ideia é atrair clientes para comprar calçados, você precisa criar um ambiente propício para isso. 

Por exemplo, a loja precisa ter espaço para a pessoa olhar os produtos com tranquilidade e conforto. Sem falar que você precisa de bancos e poltronas confortáveis para que os clientes possam sentar e experimentar. 

Outro ponto forte: Tenha vários espelhos, de pé e de corpo todo. Quando a gente vê o sapato no pé e com a roupa, a probabilidade de gostarmos é muito maior. E aí, quando a gente gosta de uma coisa fica difícil ir embora sem levar. 

4. Faça parceria com influenciadores da sua região

A gente precisa estar atento às oportunidades que as redes sociais nos oferecem. Hoje, os influenciadores digitais, são uma potente maneira de divulgar uma marca. Se existem influencers que falam com o seu público aí da região, tente fechar negócio com eles. 

Além de mandar alguns dos seus produtos, invista em uma publi. Leve eles na sua loja para experimentarem alguns calçados e postarem, sabe? Outra coisa que poderia ser legal é criar um evento com alguns convidados. 

Isso com certeza vai gerar interesse e curiosidade no público e ser um belo incentivo para o aumento de vendas. 

5. Capriche na divulgação da internet

Eu acho que de todas as ideias para atrair clientes para loja de calçados, essa é a mais básica, mas também a mais importante. Ter um negócio hoje e não estar presente na internet é perder dinheiro!

Você precisa, pelo menos, ter um perfil no Instagram e movimentar ele com boas estratégias e muita inteligência. 

Monte uma bio simples com o que você faz, endereço da loja e meios de contato. Coloque nos destaques informações importantes como entrega, descontos e dias de funcionamento. 

E além de ficar postando fotos só dos itens com preços, pense em coisas diferentes. Mostre o dia a dia da loja, clientes satisfeitos, aproveite memes e trends que estão em alta nas redes… Capriche!

Tem como fazer marketing de calçados online de várias formas. Dê uma estudada na internet mesmo e comece a colocar em prática algumas estratégias. Se der atenção a isso, terá ótimos resultados. 

6. Não esqueça de outras formas de divulgação

Além da internet, que é importante, você também pode apostar em outras formas de atrair clientes para sua loja de calçados. Dependendo do local que você esteja e do seu público alvo, coisas tradicionais podem funcionar bem. 

Por exemplo: 

  • Panfletagem;
  • Carro de som;
  • Outdoor;
  • Anúncio em rádio ou televisão;
  • Distribuição de cupom de desconto.

7. Crie promoções e sorteios

Se você tem um negócio e quer chamar a atenção das pessoas, investir em sorteios e em promoções é uma maravilha! Tem gente que acha que isso é perder dinheiro, mas ao contrário, isso é lucrativo. 

Claro que, para qualquer ação que for fazer, primeiro é preciso colocar tudo na ponta do lápis e calcular. É importante que seja vantajoso para o cliente e para você. 

Vou te apresentar uma lista de promoções e sorteios que podem fazer sentido para o seu empreendimento:

  • Venda casada (compre um produto e leve outro de graça ou com um desconto);
  • Estouro e ganhe (a cada x reais em compras o cliente pode estourar um balão e concorrer a um prêmio);
  • Promoções relâmpagos;
  • Promoções específicas de dia da semana ou dia do mês;
  • Sorteio de produtos como televisão.

8. Que tal um cartão fidelidade?

Um cartão fidelidade pode ser o incentivo que o seu cliente precisava para comprar na sua mão sempre que precisar de um calçado. Com ele, depois da quinta ou décima compra o cliente pode ganhar um presente ou até mesmo um calçado. 

9. Faça eventos e lembre-se das datas comemorativas

O brasileiro ama uma festinha, não é? Por que não usar isso a favor do seu negócio? Isso pode te render bem!

Primeiro é prestar sempre atenção às datas comemorativas para deixar a loja enfeitada e pensar em ações específicas. A partir daí você pode criar cafés da manhã, happy hours, dias de karaokê e até momentos especiais para a criançada. 

Tudo isso, novamente, pensando no público que quer alcançar e no orçamento disponível. 

10. Tenha o melhor atendimento da cidade

ideias para loja de calçados

Sabe qual a melhor forma de vender sapatos? Atendendo o seu cliente como ele merece! Se você for simpático, respeitoso, souber ouvir a necessidade das pessoas e oferecer o que é melhor para ela, tenha certeza que a experiência será maravilhosa. 

Esse é um princípio básico para todo mundo que tem negócio, mas infelizmente, no geral, o atendimento no nosso país é bem ruim. Por isso, só de fazer o básico, bem feito, você já ganha vantagem. 

O que estou falando aqui, no entanto, é para você ir além. Seja excelente! Trate as pessoas como gostaria de ser tratado e verá a mágica acontecer. 

11. Trabalhe com produtos de qualidade

Esse é outro ponto básico que acaba ficando a desejar. Os seus calçados precisam ser bons dentro do público que vai atingir. Não é porque vai trabalhar com público popular, por exemplo, que tem que entregar qualquer coisa. Não pense assim!

Por isso, tenha cuidado na hora de fazer a sua pesquisa por fornecedores e tente fechar negócio com quem oferece um custo justo e um bom produto. 

Ação!


Depois de tantas ideias para loja de calçados, o próximo passo agora é agir! Não adianta nada saber de tudo isso se não estiver disposto a colocar em prática. 

Se organize por aqui, monte o seu planejamento e comece a trabalhar o quanto antes que eu tenho certeza que vai dar tudo certo. 

Muito obrigada pela sua companhia hoje, viu?

Um abraço e até mais!

------ Escolha um dos negócios ------
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

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