Por melhor que sejam os serviços do seu salão, chega um momento em que só isso não é suficiente para conquistar clientes. É aí que as ideias inovadoras para salão de beleza se tornam indispensáveis, como programas interativos, workshops valiosos e parcerias estratégicas.
Contudo, nem sempre é fácil elaborar ações que dão resultados, e isso leva à perda de tempo e dinheiro. Então, se você quer aprender o que fazer para atrair clientes em um salão de beleza, recomendo a leitura abaixo. Veja dicas incríveis e aplicáveis!
5 ideias inovadoras para salão de beleza transformar resultados
Apenas quem sabe quanto custa montar um salão de beleza, entende como é complexo manter a agenda cheia. Nesse momento, muita gente questiona até a qualidade dos serviços, pois a queda no movimento é uma realidade.
No entanto, a verdade é que o mercado já saturou em quantidade de salões, ou seja, concorrência alta. Por conseguinte, seu negócio depende de ideias ousadas e que impactem a percepção dos clientes quanto a valor e custo-benefício.
1. Inove com um Programa de Fidelidade Interativo Digital
Aposto que você ouve falar muito desse negócio de programa de fidelidade, mas sempre se questiona se dá certo mesmo? O próprio conceito da ação gera vantagens aos clientes, afinal, quem não gosta de valorização, né?
Entretanto, isto só funciona se você “pensar fora da caixa”, pegar o que existe de melhor e adaptar ao salão. Sendo assim, eu montei uma espécie de roteiro para você entender o funcionamento prático:
- Objetivo: implementar um programa de fidelidade digital, que inclua principalmente as redes sociais do salão. Traga o WhatsApp à jogada.
- Ações assertivas: criar desafios semanais e missões para o cliente acumular pontos, como compartilhamentos, comentários, curtidas e indicações.
- Recompensas ao cliente: a partir de metas alcançáveis, o cliente troca pontos por produtos, serviços e tratamentos exclusivos.
- Diferencial para gerar resultado: pense em atividades especiais que dão mais pontos, como um depoimento na página ou uma avaliação do salão.
2. Noite temática de beleza e diversão
A noite temática é mais como uma forma de quebrar o gelo no salão, isto é, aproximar clientes e equipe. Eu vejo isso como uma valorização ao cliente que está com você ao longo do ano.
Você deve escolher um dia da semana, caso decida fazer semanalmente. Mas também é viável fazer quinzenalmente ou mensalmente. Nesse contexto, a noite escolhida terá uma temática específica, como uma festa tropical.
Anote as épocas mais interessantes no calendário, como Dia dos Namorados, por exemplo. O intuito é decorar o salão conforme o tema, preparar coquetéis e petiscos, mas sobretudo, oferecer descontos em serviços.
Por outro lado, pode ser a oportunidade ideal para distribuir pequenos brindes e fazer sorteios.
BÔNUS: não deixe de aproveitar a ocasião para agitar as redes sociais, para isso, monte uma “Estação Selfie”. Como resultado, os clientes compartilham as transformações diretamente nos seus perfis sociais!
3. Estruture um Workshop de automaquiagem profissional
O Workshop é muito mais do que apenas uma das ideias inovadoras para salão de beleza. Na verdade, é algo atemporal, que todo empreendedor deveria usar a seu favor sempre que possível.
Olha, o workshop de automaquiagem é a brecha certeira para compartilhar dicas práticas, além de viabilizar que os clientes experimentem novos produtos.
Uma estratégia que eu vejo muito no segmento, é convidar profissionais experts no assunto para “palestrar” durante o evento. Quanto ao objetivo comercial, você pode dar descontos em produtos e descontos progressivos também em serviços.
OPORTUNIDADE IMPERDÍVEL: este pode ser um momento propício para fazer parceria com influenciadoras locais. O segredo para o sucesso está na divulgação antecipada e nas campanhas para reunir o maior número possível de clientes!
4. Invista em estações interativas de recarga para dispositivos móveis
Você já reparou que os shoppings oferecem pequenas estações de recarga para dispositivos móveis? Geralmente, esse tipo de “Totem” fornece mais do que energia, uma vez que as estratégias por trás são infinitas.
Parcerias com anunciantes e comerciantes locais
Avalie as parcerias com anunciantes locais, onde o cliente faz o login e assiste a anúncios para se conectar à rede, além de carregar o celular. Nesse cenário, você garante mais conforto e ganha com a exibição de anúncios.
Trabalhe descontos pontuais na utilização das estações
Você não pode simplesmente exigir que o cliente faça login para usar o serviço, é preciso agregar benefícios. Então, uma alternativa é oferecer pequenos descontos em serviços, como alisamento ou corte.
Investir certo é colher bons frutos no futuro
Muita gente não verá o potencial desta sugestão, espero que você veja. O que acha de investir em tablets para que os clientes tenham revistas digitais e jogos enquanto esperam atendimento? Olha que genial, se você trabalhar com o público infantil, o tablet é um chamariz e tanto para o agendamento familiar.
5. Lance moda com a barbearia pop-up para parceiros comerciais
Nos últimos 5 anos, resgatou-se o conceito da barbearia, onde o modelo tradicional se transformou em uma mina de dinheiro. Não à toa, algumas barbearias despontam no mercado, seja por atender celebridades ou ter qualidades únicas.
E como o salão de beleza e a barbearia “andam de mãos dadas”, por que não unir os negócios? Naturalmente, não me refiro a montar uma barbearia dentro do salão, não é isso.
Veja bem, a ideia é apostar no negócio pop-up, que é uma parceria momentânea e lucrativa. Com isso, você fecha parceria com um barbeiro local, um verdadeiro profissional, e reserva um espaço no salão.
Além do mais, é a melhor oportunidade para selar parceria com produtos masculinos e ceder descontos em itens e serviços. Agora, se você gostou da ideia, vai adorar a chance de introduzir uma área VIP na barbearia, onde o cliente aproveita serviços premium!
DÚVIDA: vale a pena trabalhar com serviços terapêuticos?
Serviços terapêuticos como massagem, spa de mãos, drenagem linfática e hidratação facial, estão em primeiro lugar na preferência dos clientes. Mas será que é uma ideia inovadora oferecê-los no salão de beleza?
Tenho comigo que quanto maior a oferta de serviços, maior o leque de potenciais clientes. Entretanto, no caso dos chamados serviços de terapia, o contexto é diferente, especialmente porque certas atividades exigem registros e qualificações.
Em decorrência disso, veja se compensa investir na contratação de profissionais com qualificação e na estruturação de ambientes. Se a resposta for positiva, siga em frente, porque é um segmento lucrativo.
Me diz aí, qual das ideias inovadoras para salão de beleza fez seu olho brilhar? A maior vantagem do salão é a sua capacidade de se adaptar e se transformar. Logo, você só precisa testar, corrigir e seguir em frente, muito sucesso para você.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe-as com os amigos e até a próxima!