Franquia Mini Mercado Extra: Existe mesmo? Entenda como funciona o negócio

Publicado por Lidia Massari em 25 de julho de 2024

A franquia Mini Mercado Extra até existe, mas toda a gestão das lojas é realizada internamente pelo Grupo GPA, ou seja, é impossível você investir em uma loja própria, pois a empresa não opera como franqueadora atualmente.

Presente nas principais áreas regionalizadas de São Paulo, a bandeira Mini Mercado Extra chama atenção de quem quer investir no ramo alimentício. Neste conteúdo, entenda o conceito de minimercado que conquistou a preferência nacional!

Existe mesmo a franquia Mini Mercado Extra?

Franquia Mini Mercado Extra
Foto: Reprodução

Não, infelizmente o Mini Mercado Extra não faz parte da modalidade de franquia, por isso, não aceita investimentos externos. E isso não é de hoje, pois desde que o conceito de minimercado surgiu, a operação está nas mãos do mesmo grupo.

A marca exclusiva pertencente ao Extra foi uma jogada estratégica ainda quando os supermercados de proximidade ganhavam relevância entre os consumidores brasileiros.

Talvez seja por isso que as franquias de minimercados autônomos conquistaram destaque nacional nos últimos anos. Afinal, o cliente busca praticidade, facilidade, preço atrativo e frescor dos alimentos.

Além do mais, aspectos como alta dos preços e rotinas diárias corridas impulsionaram a força comercial dos minimercados. E quando você alia isso à bandeira Extra, o cliente valoriza e tende a dar um voto mais sólido de confiança.

Todavia, isso não elimina a realidade de que não há franquia Mini Mercado Extra. Portanto, você terá que partir para franquias de minimercados autônomos, como a franquia Be Honest e tantas outras que existem hoje.

Quem é dono da franquia Mini Mercado Extra?

A franquia Mini Mercado Extra é uma das apostas do Grupo GPA para atender uma demanda crescente: supermercados de proximidade. Porém, o conceito “minimercado” foi a solução que o grupo encontrou para entrar em um segmento em expansão.

O Grupo GPA é um dos maiores varejistas alimentares da América do Sul, e está sob o controle do grupo francês Casino. Através de um modelo comercial multicanal e multiformato, o grupo reúne diferentes marcas valiosas do varejo, como:

  • Extra (lojas físicas, e-commerce e rede de minimercados).
  • Pão de Açúcar e toda sua cadeia comercial.
  • Dono das marcas Qualitá, Taeq e Club des Sommeliers.
  • Possui atualmente mais de 700 lojas físicas que lideram o e-commerce alimentar nacional.

Então, para você que não sabia, tanto a Rede Pão de Açúcar quanto a marca Extra, pertencem ao Grupo GPA.

Como funciona e qual a história por trás do Mini Mercado Extra?

Como funciona e qual a história por trás do Mini Mercado Extra

A bandeira Mini Mercado Extra foi idealizada em 2012, como um dos destaques do plano de expansão da empresa. Dessa forma, as lojas que operavam sob o antigo formato Extra Fácil, ganharam uma roupagem nova e uma operação moderna.

Consequentemente, foram inauguradas cerca de 100 unidades ainda em 2013. Na época, o conceito de supermercado de proximidade ainda não havia atingido o ápice da maturidade que vemos hoje, como a Oxxo no Brasil.

Entretanto, o grupo por trás da bandeira Extra compreendeu bem o potencial deste modelo que ia de encontro às necessidades do consumidor. Não à toa, os brasileiros já começavam a reduzir as idas aos supermercados.

Nesse contexto, a presença de um minimercado com produtos frescos, preços mais baixos e maior acessibilidade, se mostraram estrategicamente assertivas.

O mais engraçado é que a franquia Mini Mercado Extra já mudou de nome e formato algumas vezes, veja:

  • Nasceu ainda em 2006 sob o nome de Extra Ponto.
  • Pouco tempo depois, a mudança deu lugar ao Extra Fácil.
  • Já em 2017, o Grupo modernizou novamente a rede e definiu o nome que seria reconhecido até hoje, Mini Mercado Extra.

Isso nos mostra que, mesmo uma empresa com tamanha capilaridade, precisa se reinventar para atingir o ápice da maturidade comercial necessária para emplacar um negócio.

Rede Mini Mercado Extra em números e perspectivas comerciais

Rede Mini Mercado Extra

Atualmente, o Mini Mercado Extra tem presença na capital, interior e litoral do estado de São Paulo. Nos últimos dois anos, a rede inaugurou cerca de 100 novas lojas e, neste ano, o plano é abrir pelo menos outros 20 minimercados.

Tudo isso se justifica com um portfólio superior a 4 mil itens que atendem as necessidades e preferências mais imediatas. Não à toa, seu conceito básico é justamente trazer praticidade à vida das pessoas, para isso, as lojas contam com:

  • Setor de limpeza
  • Perfumaria
  • Seção completa de hortifruti (carro-chefe da marca)
  • Itens de mercearia em geral
  • Linha completa de pães congelados (aquecidos na hora)
  • Artigos de padaria em geral

Um ponto que norteia a expansão da marca, é o novo conceito no setor imobiliário paulistano. Veja bem, hoje em dia a maior parte das novas moradias são apartamentos pequenos.

Por conseguinte, as pessoas abandonaram a ideia de estocar grandes quantidades de alimentos. Com isso, se deslocam com mais frequência aos pequenos comércios e minimercados, entende?

A rede de minimercados Extra possui aproximadamente 145 unidades, sendo 124 lojas apenas na capital.

BÔNUS: há alternativas à franquia Mini Mercado Extra?

Bem, eu não diria alternativa em si, pois cada empresa possui um direcionamento único. Em outras palavras, mesmo que não seja possível investir em um Mini Mercado Extra, hoje você encontra mais opções para diversificar seu investimento.

Por exemplo, a franquia licenciada da Easy Market segue bem a linha de minimercados completos de proximidade.

Agora, se você prefere uma empresa com mais relevância no mercado em termos de consolidação, a franquia Carrefour Express pode ser uma boa alternativa.

Na realidade, o Carrefour Express foi a resposta da empresa francesa ao avanço de marcas como o Extra. Quer dizer então que a operacionalização é no mínimo similar e pode proporcionar resultados igualmente relevantes.

Franquia Mini Mercado Extra não é uma possibilidade de investimento

Saber que a franquia Mini Mercado Extra não existe e que as lojas da rede têm gestão própria, não impedem você de perseguir seus objetivos. Saber adaptar as expectativas à realidade do mercado também é parte primordial do empreendedorismo.

Diante disso, continue sua jornada na procura pela franquia certa, porque o que não falta hoje são boas opções. Espero muito que tenha gostado das informações deste conteúdo, compartilhe e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário