Franquia de vinhos: Quais existem? Quanto custa?

Publicado por Lidia Massari em 28 de julho de 2024

Se você procura uma franquia de vinhos para investir, possivelmente sabe que o consumo nacional é promissor, onde o cliente hoje procura vinhos de maior qualidade, então, franquias como a Grand Cru, Evino e Vino podem ser boas alternativas.

Olha que interessante, o consumo de vinho per capita no Brasil, pulou de 1,8 litro em 2019, para 2,7 em 2023. Mas afinal, esse aumento é motivo suficiente para entrar de cabeça em um mercado com grande perspectiva comercial?

Bem, a seguir eu apresento a você 5 opções de franquias especializadas em vinhos, acompanhe, analise e tire suas próprias conclusões!

5 opções em franquia de vinhos para explorar um mercado em expansão

franquia de vinhos

O investimento inicial em uma franquia de vinhos varia bastante, mas uma média realista é de R$150.000,00 a R$600.000,00. Porém, avaliar só o custo da franquia não justifica necessariamente o investimento, é fundamental analisar o conceito.

Outro ponto determinante aqui, é a qualidade do suporte, pois a venda de vinhos é desafiadora e requer uma estrutura operacional robusta. Nesse contexto, minha intenção é fazer uma análise bem certeira de cada oportunidade a seguir!

1. Franquia Grand Cru

É difícil pisar no segmento de franquias especializadas em vinhos, e não se deparar prontamente com a franquia Grand Cru. Isso porque é uma das maiores especialistas em vinhos de importação, bem como a maior rede de lojas da América Latina.

Seu portfólio é composto pelas vinícolas mais respeitadas e procuradas quando o assunto é montar uma loja de vinhos de referência. Nos últimos anos, a rede expandiu consideravelmente e soma mais de 140 lojas em todo o Brasil.

O investimento na Grand Cru parte de R$300 mil para a Loja Light, com 30m² e ideal para ruas e shoppings. Porém, o custo pode superar R$600 mil na loja padrão com 60m². Além disso, hoje a franquia oferece outras versões modernas, como:

  • Loja & Wine Bar (venda de taças, aperitivos e organização de eventos).
  • Loja e Restaurante com 60m² e grande competitividade de vinhos.

2. Franquia Vinho & Ponto

Presente em 12 estados, mais de 38 lojas operacionais e um portfólio que abrange 400 rótulos exclusivos, a franquia Vinho e Ponto trabalha com produtores de 11 países diferentes, tudo para atender clientes cada dia mais exigentes.

A proposta da franquia é viabilizar um comércio acessível aos empreendedores, mas também estimular a acessibilidade aos clientes. Assim, sua grande variedade de produtos entrega um negócio promissor e escalável.

Achou interessante? Então, saiba que o investimento inicial é de R$251 mil. Vale dizer que aspectos como taxa de franquia, estruturação da loja, estoque inicial e outros gastos, estão incluídos no investimento. Conheça mais detalhes neste link!

3. Franquia Evino

Franquia Evino

Provavelmente todo amante de vinho conhece a Evino, pois a empresa atua fortemente no universo digital há 11 anos. Não à toa, a empresa coleciona uma carteira com mais de 1 milhão de clientes recorrentes.

Nessa altura do campeonato, após conquistar o digital, a empresa evoluiu e se transformou na franquia Evino. Isso mesmo, agora é possível abrir uma loja física sob a bandeira Evino, mas ainda com o toque especial que a tornou tão famosa.

Aqui me refiro à proposta de trabalhar com vinhos selecionados, alta acessibilidade e layouts modernos. Ao todo, você pode investir em 4 diferentes modelos comerciais, são eles:

Loja Evino PP

  • Loja com área de 20m².
  • Cerca de 80 rótulos selecionados.
  • Ideal para shopping, loja de rua, centro comercial ou “Store in Store”.
  • Investimento médio de R$240 mil.

Loja Evino P

  • Disponibilidade de área entre 20m² e 40m².
  • Portfólio com 100 rótulos.
  • Formato ideal para shopping, rua e centros comerciais maiores.
  • Investimento de R$330 mil.

Evino M

  • Área de atuação varia de 40m² a 50m².
  • Portfólio robusto com 150 rótulos.
  • Ponto comercial ideal para shopping.
  • Investimento inicial de R$460 mil.

Loja Evino G

Já a Loja G Evino é o modelo completo, com área superior a 60m², mais de 200 rótulos para atrair diferentes públicos e perfeita como loja de rua. Nesse caso, o investimento é a partir de R$650 mil. Acesse e fale com a equipe de expansão!

4. Franquia La Vinicola

Dentre as opções de franquia de vinhos até aqui, a La Vinicola assume imediatamente a combinação do momento. Estou falando da loja de vinhos com uma carta completa, em plena sinergia com um Wine Bar moderno e elegante.

O foco da franquia é proporcionar aos franqueados o espaço para focar na experiência do cliente. Afinal, este fator é determinante para o cliente que normalmente frequenta uma loja de vinhos.

Portanto, aqui você terá a venda de vinhos, com rótulos especiais, importados e selecionados, mas também, poderá comercializar taças, acessórios e petiscos. Que tal organizar eventos e degustações, e assim, estimular mais vendas?

O investimento inicial é de R$150 mil em lojas com áreas a partir de 80m² e uma margem de lucratividade entre 12% e 15%. Acesse agora mesmo para saber mais!

5. Franquia Vino!

Franquia Vino

A quinta e última franquia de vinhos de hoje é a franquia Vino, que se considera a verdadeira marca 3 em 1. Isso porque a empresa, que pertence ao Grupo 300, carrega o conceito de combinar Wine Bar, Loja de Vinhos e Restaurante.

Motivos para investir na franquia Vino segundo a empresa

  • Ambientes descontraídos e aconchegantes.
  • Curadoria de Raphael Zanette, especialista em vinhos.
  • Melhor entrega de vinhos.
  • Produção própria e rótulos exclusivos.
  • Cardápio sofisticado e de fácil execução.
  • Suporte contínuo e “know-how” no mercado.
  • Faturamento médio de R$150 mil por mês.
  • Lucro médio mensal de até 20%.

Para ter uma unidade da Vino, você precisa investir a partir de R$399 mil. Outras informações, como área do projeto, royalties e taxa de propaganda, apenas com a empresa, pois eles não divulgam na página de apresentação. Aqui você encontra tudo!

Franquia de vinhos é um negócio promissor para pessoas experientes

A não ser que você planeje contratar um gestor experiente no universo dos vinhos, investir em uma franquia de vinhos é algo muito específico. É aquele negócio que requer expertise, ou seja, uma carga de experiência para consolidar as vendas.

Sem falar que o investimento não costuma ser tão baixo como você viu. E outra, você sempre pode encontrar bons fornecedores de vinhos para revender, antes mesmo de investir em uma franquia, pense nisso.

Espero muito que tenha gostado das sugestões de hoje, compartilhe e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário