Franquia de ótica: Quais existem? Quanto custa?

Publicado por Lidia Massari em 11 de setembro de 2024

Quem pensa em investir em franquia de ótica precisa saber que o mercado brasileiro apresenta grande estabilidade, principalmente com os avanços tecnológicos que impulsionam novas soluções e maior acessibilidade pela população.

O que para muitos é só um acessório estético, para outras milhares de pessoas, os óculos são indispensáveis para dar mais qualidade de vida e conforto. Aproveite uma lista com franquias que são destaque atualmente!

Conheça 7 opções de franquia de ótica que prometem bom retorno financeiro

franquia de ótica

Você não precisa ser expert no mercado ou analisar dados para saber que franquias de óticas estão em constante crescimento. Pelo contrário, segundo dados do último censo do IBGE, mais de 50 milhões de brasileiros usam óculos todos os dias.

Além disso, estudos recentes afirmam que esse número pode mais do que dobrar nas próximas duas décadas por conta da exposição diária à luz azul de celulares, televisores e tablets. Sendo assim, saiba onde investir e se prepare para o futuro!

1. Óticas Carol

Fundada há 27 anos, a Óticas Carol é uma das grandes referências em óticas no Brasil. Atualmente, a empresa pertence ao maior grupo do segmento óptico no mundo, me refiro ao Grupo EssilorLuxottica.

O grupo é líder global em design, fabricação e distribuição de produtos oftálmicos, além de lentes e armações. Na gestão da franquia Óticas Carol, a rede tem mais de 1.400 lojas em pelo menos 540 cidades e presença em todos os estados.

Qual o valor de uma franquia da Óticas Carol?

  1. Investimento inicial: a partir de R$260 mil e parcelamento em até 10x.
  2. Taxa de franquia: R$50 mil e parcelamento em até 10x.
  3. Rentabilidade média: cerca de 20% sobre faturamento.
  4. Retorno do capital: média de 18 meses.
  5. Modelos de franquia: loja de rua, shopping, galeria e mercado.

2. Óticas Diniz

A franquia Óticas Diniz é uma forte candidata por inúmeros motivos. Primeiro, tem um história de 32 anos e mais de 1.000 lojas espalhadas pelo Brasil. E outra, é reconhecida como uma das franquias mais rentáveis do país, com lucro final de 20%.

No país, a Diniz é a maior rede do varejo óptico com capital 100% nacional e oferece um portfólio robusto. Se você já conhece a marca e entende seu potencial, falta apenas saber qual o valor de uma franquia da Ótica Diniz. O investimento é a partir de R$250 mil no formato tradicional de loja.

3. Franquia de ótica Chilli Beans

As pessoas costumam lembrar da Chilli Beans apenas quando se fala em óculos de sol. A verdade é que a franquia Ótica Chilli Beans ganhou destaque no portfólio da empresa com mais de 300 unidades.

De olho nas mudanças, a Chilli Beans lança em média 10 modelos de óculos toda semana. Dessa forma a empresa estimula vendas e oferece vantagem competitiva às franqueadas.

Se a curiosidade bateu e você precisa saber quanto custa uma franquia da Chilli Beans Ótica? Então, o investimento inicial é de R$210 mil na loja com área de 35m². Aspectos como taxa de franquia, obras, enxoval, capital de giro e estoque estão incluídos.

4. Franquia de ótica QÓculos

Franquia de ótica QÓculos

A franquia QÓculos surgiu em 2014, como um e-commerce com foco na venda de experiência para os clientes. A estratégia deu certo e a primeira loja física foi inaugurada em 2018, momento em que a empresa se lançou no segmento de franquias.

Contudo, o que mais chama a atenção na QÓculos, é que o sócio-fundador da marca é Odilon Santana Neto. Caso você não saiba, Odilon fundou a Óticas Carol com seu pai, Odilon Santana Filho, quando o jovem tinha apenas 16 anos.

Hoje a QÓculos tem 70 lojas nas 5 regiões do país e almeja atingir 100 unidades até o final do ano. A pergunta que não quer calar é qual o valor da franquia QÓculos, e eu te respondo: o investimento é a partir de R$200 mil, com lucratividade de 25%.

5. Óticas Brasil

No ano em que a Óticas Brasil completa 60 anos de história, a rede se aproxima da loja número 50. Para isso possui presença em 4 estados e uma carteira com mais de 2,5 milhões de clientes atendidos. Quanto aos modelos de negócio, a franquia oferece:

Loja de Shopping 45m²

  1. Investimento: a partir de R$250 mil.
  2. Retorno médio: cerca de 20 meses.
  3. Lucratividade: média de 20%.

Loja de Rua

  1. Investimento: a partir de R$235 mil.
  2. Retorno médio: cerca de 20 meses.
  3. Lucratividade: média de 25%.

6. Ótica Center

Ótica Center

Com cerca de 26 unidades no país, a franquia Ótica Center tem uma proposta de negócio exclusiva. Isso porque o grupo possui software ERP próprio e sistema de crédito desenvolvido de forma interna, o que dá mais credibilidade.

Inclusive, a Ótica Center trabalha com marcas próprias exclusivas e segmentação estratégica. Por fim, o investimento inicial para abrir uma franquia da rede é de R$198 mil, com projeção de faturamento de R$270 por mês e payback de 18 meses.

7. Óptica Center by RCP

Para fechar a lista de franquias que se sobressaem no segmento óptico brasileiro, temos a Óptica Center by RCP. A franquia tem cerca de 35 unidades em operação e perspectiva de inaugurar outras 100 unidades até o fim do ano.

Desde a inauguração da primeira loja, em 2007, a rede já faturou mais de R$47 milhões. Hoje a franquia divulga investimento inicial de R$99 mil e lucro líquido de 30% ao mês. Sem contar que o ponto de equilíbrio é a partir do quarto mês de operação.

Investimento em ótica: vale a pena abrir uma franquia de ótica?

Da mesma forma que o mercado óptico nacional tem tudo para crescer muito nos próximos anos, a verdade é que a concorrência acompanha essa tendência. E como você sabe, quanto maior a concorrência, menor a margem de lucro final.

Em vista disso, focar na escolha de uma franquia de ótica barata que oferece operação enxuta, porém eficiente, é determinante. Nisso eu tenho certeza de que o conteúdo de hoje pode auxiliar, basta explorar as empresas sob um olhar crítico.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com outras pessoas que podem se interessar e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário