Franquia de gráfica: Veja quais existem e quanto custa

Publicado por Lidia Massari em 5 de novembro de 2024

O mercado brasileiro de gráficas precisou se ajustar às mudanças digitais e se transformou em um segmento que atrai os olhares de empreendedores em busca de franquia de gráfica, com atuação focada no digital.

Mostrarei para você neste conteúdo algumas opções de empresas que conseguiram combinar o conceito consolidado da gráfica, com as novas necessidades de clientes que precisam de agilidade e qualidade. Acompanhe a leitura!

Descubra 4 opções de franquia de gráfica e veja quanto investir

franquia de gráfica

A pergunta que eu mais ouço é se compensa abrir uma gráfica hoje em dia. O mercado nos mostra a resposta diariamente através de empresas e negócios que dependem dos serviços gráficos de alta qualidade.

Inclusive, até o digital é dependente da gráfica, o que mudou nos últimos anos foi a dinâmica entre a demanda do cliente e como ele solicita, e a agilidade com que a empresa entrega os projetos.

Por isso, passei um pente fino no mercado e selecionei algumas franquias de gráfica que têm uma proposta interessante.

1. Franquia Imprimix

A franquia da Imprimix é o melhor exemplo de empresa que identificou as mudanças e se adaptou. E olha que falamos de uma empresa fundada em 1998, quando o universo digital ainda estava incubado.

Dentre seus pilares, a Imprimix se especializou em gráfica digital onde oferece impressões rápidas e de qualidade. Além do mais, a franquia conta com um portfólio bacana que estimula mais vendas aos franqueados.

Na outra ponta da balança operacional, a Imprimix tem como foco o segmento de eventos como diferencial competitivo. Nesse caso, a franquia combina as soluções físicas às digitais para oferecer mais controle na gestão do evento do cliente.

Diferenciais competitivos e informação sobre a franquia Imprimix

  • Rede com mais de 27 lojas.
  • Taxa de 90% de entregabilidade dos produtos em até 24 horas.
  • Portfólio com mais de 300 produtos.
  • Você pode escolher entre os modelos de quiosque, smart e loja.
  • O investimento é a partir de R$99 mil.
  • O faturamento anual médio chega até R$840 mil.
  • A rentabilidade pode chegar até 40% sobre faturamento.

Se você achou as condições favoráveis, acesse para saber mais detalhes e preencher o formulário de interesse.

2. Franquia de gráfica AlphaGraphics

Já a franquia AlphaGraphics é a alternativa perfeita para quem busca um portfólio mais amplo e robusto. Isso porque falamos de uma empresa americana fundada em 1969, em Tucson, no Arizona (EUA), ou seja, uma experiência de 55 anos.

Além de 16 serviços específicos de gráfica, a AlphaGraphics atende as demandas de sinalização, que englobam 44 especialidades. No segmento de marketing, a franquia trabalha com design criativo, marketing direto e serviços de marketing digital.

Por fim, você como franqueado terá acesso a mais alta tecnologia em impressão e soluções exclusivas. Atenda negócios e indústrias, eventos e feiras, além de pacotes completos que geram mais valor ao cliente.

A AlphaGraphics está há mais de 30 anos no Brasil, mas a companhia representa a segunda maior operação em comunicação impressa no mundo. Afinal, a marca está presente no Reino Unido, China, Hong Kong e Arábia Saudita.

Para entender o investimento e retorno, basta acessar a página oficial e preencher o formulário de cadastro, eles não divulgam valores!

3. Franquia Expert Gráfica

A franquia Expert Gráfica é uma empresa brasileira fundada em 1998, com o objetivo de atender a demanda gráfica das empresas brasileiras com serviços de qualidade. No segmento de franchising, a empresa atua desde 2013.

Atualmente, a companhia está 100% atualizada quanto ao universo digital e oferece tecnologia de ponta aos franqueados. Seu portfólio é composto por mais de 27 produtos e serviços específicos para o mundo corporativo.

Nesse contexto, você tem à disposição dois modelos de negócio: quiosque e standard. O quiosque atende pequenas tiragens e produção de materiais rápidos, ou seja, é ideal para quem procura menos complexidade e maior lucratividade.

Já o formato standard representa a loja completa, com maior autonomia na produção de todos os produtos. Vale ressaltar que a franquia dá todo o suporte ao franqueado, desde a escolha do ponto até a implantação. Saiba mais!

4. Franquia Printer Total

Franquia Printer Total

Por último, apresento a franquia Printer Total, que é uma empresa carioca especializada em gráfica e impressão digital. De acordo com divulgação própria, a franquia é a única no país que oferece o payback incluso no investimento inicial.

Além do mais, sua margem de lucratividade fica acima de 50% e o investimento médio é de R$150 mil. Ao todo, a Printer personaliza e faz a impressão em mais de 1.000 produtos e disponibiliza um amplo leque de serviços.

Hoje a Printer está presente no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba e Rio Grande do Sul. Para finalizar, a franquia atende eventos sociais e empresariais, fotógrafos, agências de publicidade, empresas de brindes personalizados, entre outros.

Ainda vale a pena investir em franquia de gráfica?

Somente você pode chegar a uma resposta realista, sabe por quê? Porque é preciso ter experiência no segmento de impressão gráfica para aumentar as chances de sucesso.

As empresas tentam vender a ideia de que a franquia de gráfica automatizada dá lucro garantido e sem riscos.

Isso não existe, e se você não souber abordar o cliente, garantir qualidade e compreender suas necessidades, é questão de tempo até ter problemas.

Portanto, minha dica é avaliar com cautela as propostas, mesmo que o investimento seja baixo. Espero que o conteúdo tenha utilidade para você, se gostou compartilhe e até a próxima!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário