Veja aqui sugestões sobre o que vender na feira livre para ganhar dinheiro. São ideias legais e dicas para lucrar na feira de seu município.
Naturalmente as feiras livres são locais de comércio tradicional, onde as pessoas costumam se reunir para comprar os mais variados tipos de produtos. Inclusive, existem feirantes que já estão nesse tipo de negócio a muitos anos e conseguem assim atingir excelentes resultados com suas barracas de feira. Portanto, é um negócio interessante para se trabalhar.
O que você encontrará a seguir são sugestões de produtos para vender na feira livre que podem ter um bom nível de vendagem aí em sua cidade. Eu irei destacar também algumas dicas básicas para iniciar seu trabalho e assim atingir bons lucros.
Como começar trabalhar na feira livre?
Para começar trabalhar na feira livre, você precisa primeiramente definir o que irá vender, procurar a prefeitura ou responsável pela feira livre para agilizar todo o processo de aluguel do seu espaço de trabalho e em seguida deverá procurar fornecedores para suprir sua barraca ou fabricar seus próprios produtos.
Um ponto legal a se destacar nas feiras livres é que elas são lugares chamativos e muitos turistas que frequentam a cidade podem facilmente ir comprar produtos típicos ou fazer suas comprinhas básicas. Com isso, é possível atingir melhores resultados.
Em cada lugar, as barracas de feira são montadas de forma diferente. Aqui na minha cidade, por exemplo, a prefeitura já disponibiliza um local com barracas feiras de cimento para os barraqueiros trabalhar. É uma área ampla, bem organizada e cada um possui seu ponto de trabalho.
Em outros lugares, é comum que a feira livre seja composta por barracas de madeira ou mesmo barracas de ferro, que são montadas e desmontadas todos os dias pelos feirantes.
Uma novidade nesse setor é a montagem de feira livre em condomínios, que é uma opção de negócio que vem crescendo aos poucos. Ao invés de montar sua barraca na feira livre municipal, você pode buscar parcerias com os condomínios de sua cidade para montar sua barraca dentro desses locais.
Licença para vender na feira livre
Se você quer ser um feirante e começar trabalhar com a venda de produtos na feira livre, precisará da licença de atuação. Isso é necessário para organizar esse modelo de negócio e garantir o bom funcionamento das barracas.
Geralmente é a prefeitura de seu município que expede as licenças para os feirantes. As vezes, devido a grande quantidade de pessoas querendo ter uma barraca na feira, é formada uma lista de espera e de acordo for surgindo novas barracas disponíveis, é feito um sorteio ou por ondem de inscrição.
Portanto, o que você deve fazer é procurar a prefeitura de sua cidade com seus documentos pessoais originais e xerox, deverá relatar o que deseja vender na feira livre, o tamanho da barraca desejada e outros detalhes que serão solicitados.
Quem possui uma barraca na feira precisa pagar todo ano a taxa referente a licença de atuação. Essa taxa varia de cidade para cidade. Aqui na minha cidade, por exemplo, essa taxa está variando entre R$ 90 e R$ 500 Reais, porque depende do tamanho da barraca e da localização.
O que vender na feira livre?
Uma das principais duvidas de quem está iniciando agora ou pensando em começar é com relação aos tipos de produtos que serão vendidos.
Normalmente é possível vender quase de tudo em uma feira livre e eu considero esse tipo de lugar como um grande supermercado, só que formado por várias barracas independentes.
Os produtos alimentícios costumam ser os mais vendidos. No entanto, existem diversos outros produtos que podem ser vendidos e que vão lhe dar bons lucros. A seguir eu vou destacar alguns dos principais itens que você poderá vender na feira para ganhar dinheiro:
1. Vender frutas e verduras na feira livre
Dentre todos os tipos de produtos que podem ser vendidos, vender frutas e verduras é uma das melhores opções para se iniciar atualmente.
Geralmente as feiras livres funcionam juntamente com a central de abastecimento, que é onde os caminhões de frutas e verduras chegam para descarregar seus produtos. Portanto, os barraqueiros já recebem seus produtos e colocam a venda imediatamente.
Quando a região não é muito farta de produtos, a maioria vem de outras cidades ou estados brasileiros para serem distribuídos ali. Então é possível montar sua barraca de frutas e verduras na feira livre e vender sempre bons produtos para uma grande clientela.
As barracas podem ser tanto fixas dentro da área de vendas ou mesmo desmontável nas áreas permitidas pela prefeitura (na maioria dos casos existem locais exclusivos para a venda desses produtos).
2. Vender cereais e produtos para casa
Dentro de algumas feiras livres existem áreas com barracas fixas, onde os barraqueiros podem vender diversos tipos de produtos, como cereais, alguns utensílios para o lar, existem pequenas distribuidoras de produtos no atacado e muito mais.
Aqui mesmo na minha cidade existe a feira livre e lá é possível encontrar uma grande quantidade de vendedores que trabalham com produtos diversos, então dá para ter bons lucros vendendo cereais como feijão, arroz, café, milho e outros itens diversos no Kg.
3. Vender lanches em geral
É bastante comum também encontrarmos lanchonetes e barracas de lanches espalhadas pelas feiras livres. O motivo desse tipo de negócio é, simplesmente, o fato da feira livre ser um local que atrai grandes quantidades de pessoas e todas elas estão muito propensas a comprar, sem falar que os lanches são comidas rápidas que despertam interesse em quase todos os tipos de pessoas hoje em dia.
Com isso, você pode montar uma lanchonete na feira livre, uma barraca de pastel também é um bom exemplo ou mesmo pequenos restaurantes, pois em determinados lugares os mini restaurantes nas feiras livres são muito procurados pelas pessoas.
Inclusive, aqui nós postamos recentemente um artigo falando sobre as comidas mais vendidas em feiras. Essas ideias podem lhe ajudar a encontrar produtos lucrativos para começar vender.
4. Vender produtos da roça
Muita gente vai na feira livre querendo comprar produtos coloniais, que são produtos típicos da zona rural e que são produzidos de forma artesanal. Essa pode ser uma boa área para você montar uma barraca na feira e ganhar dinheiro, pois a concorrência pode ser baixa.
É possível vender diversos itens, como queijo, requeijão, rapadura, doce de leite, cocadas, tijolos, paçocas, produtos embutidos e defumados, além de várias outras coisas.
Vender na feira livre dá dinheiro?
Montar uma barraca de feira livre para trabalhar pode ser um negócio muito bom em algumas cidades, porém sempre existem os dias de maior vendagem da semana (que são considerados os dias de feira), que as pessoas já estão acostumadas a ir fazer suas compras.
Aqui na minha cidade, por exemplo, os dias de maior movimento na feira livre é na Segunda e na Quinta-Feira, então nesses dias os comerciantes conseguem atingir excelentes lucros, tanto que alguns só abrem as barracas nesses dias.
Porém de um modo geral, é possível ganhar um bom dinheiro todos os meses com seu negócio na feira livre sim.
Mas, você precisa conseguir bons fornecedores, encontrar um local bom para sua barraca e focar sempre na fidelização de seus clientes, já que geralmente a maioria das pessoas que frequentam as feiras já tem locais específicos para comprar seus produtos.
Então para finalizar eu só espero que tenha gostado das dicas, que possa obter muito sucesso com seu negócio e até breve!
4 comentários
R.Cortinove
O fornecedor é um dos grandes problemas neste negocio ,devido o fato dos concorrentes venderem os produtos muito barato, se vc comprar caro, vai ter que vender mais caro, consequentemente não irá vender nada e perder a mercadoria ..
ROSICLEA MACHADO
Muito bom a explicação obrigado!!
rosilda
sobre show que devo fazer
alessandra
gostei muito da ideia da feira livre estou querendo montar uma feira livre aqui no meu bairro pois o lugar pede uma feirinha bao e barata. obrigado