Fabricação de chinelos: Material e dicas para iniciar

Publicado por José Neto em 21 de dezembro de 2015

Como transformar a fabricação de chinelos no seu novo negócio? É justamente sobre isso que eu irei falar aqui hoje através de dicas para começar produzir chinelos que fazem sucesso.

Naturalmente há muitas dúvidas com relação à fabrica de chinelos e por mais que você queira iniciar algo simples, com pouco dinheiro, ainda sim precisará realizar um planejamento prévio para que o negócio possa atingir os resultados esperados.

De um modo geral, os chinelos de borracha fazem muito sucesso e por isso está sendo uma área com bastante procura por parte dos novos empreendedores.

Visando dar um panorama geral sobre a fabricação de chinelos, eu selecionei alguns tópicos nesse artigo de hoje para lhe mostrar um pouco mais desse mercado e de como poderá dar seus primeiros passos por conta própria!

Material para fabricação de chinelos


Como iniciar a fabricação de chinelos

Agora sim vamos começar falar da parte prática do negócio, começando pelos materiais necessários.

Em termo de equipamentos, você precisará comprar uma máquina de fazer chinelos. Geralmente mesmo com uma máquina simples você conseguirá cortar a borracha, fazer os furos, fazer a fresa lateral para deixar o chinelo bem lisinho e ainda colocar as tiras, pois as máquinas já vem totalmente equipadas para estes serviços.

Quem vai produzir chinelos personalizados precisará adquirir ainda uma prensa para estampar, um computador e uma impressora apropriada para imprimir as estampas.

No entanto, apenas com a máquina de fabricar chinelos já é possível iniciar seu negócio com a produção de produtos simples, sem estampas.

Agora é hora de comprar a matéria prima e quanto a isso você precisará ficar muito atento. Digo isso, porque as placas de borracha que você comprar precisam ser de altíssima qualidade para conseguir produzir chinelos bons e duráveis.

Então compre placas que contenham mais borracha do que E.V.A em sua composição e além disso precisará encontrar também fornecedores de tiras. Inclusive eu citei alguns fornecedores de borracha para chinelos recentemente aqui no site.

Local para fabricação de chinelos


A fabricação de chinelos requer um local próprio para lidar com esse tipo de atividade, armazenar matérias primas e produtos acabados, então pense nisso desde já.

Porém, a maioria das pessoas que começam um negócio pequeno nesse ramo improvisam um quarto da casa ou mesmo algum outro espaço dentro da própria residência para começar a fabricação. Somente depois que o negócio já está mais estabilizado é que pensam em alugar um local fora de casa.

Nesse espaço de trabalho, você poderá colocar uma mesa para fixar a máquina e facilitar seu trabalho, além de uma prateleira onde irá armazenar os chinelos já prontos para entrega.

Então mesmo sendo em um espaço pequeno, com cerca de 20 m², você já conseguirá produzir seus chinelos para vender, basta ter organização interna.

O processo de fabricação de chinelos


A partir do momento que você produzir seu primeiro chinelo, verá que tudo é bastante fácil. O processo de fabricação inicia com o corte da borracha, sendo que basta inserir a placa no tamanho quase exato do chinelo dentro da máquina e acionar a alavanca para que o corte seja feito.

O próximo passo é fazer a fresa lateral para deixar o chinelo mais liso e assim dar aquele acabamento no produto.

Em seguida é só fazer os furos e colocar as tiras, utilizando os acessórios próprios da máquina. Então após isso você terá um chinelos básico totalmente pronto que já pode ser vendido. Porém quem deseja personalizar o produto precisará realizar um processo um pouco mais demorado.

Para estampar o chinelo com tecido, por exemplo, você precisará colocar inicialmente o filme termocolante juntamente com o tecido e prensar na máquina. Depois é só cortar o chinelo no tamanho desejado, preparar a estampa e estampar o produto utilizando a prensa novamente.

Fabricação de chinelos personalizados

Dicas para vender os chinelos fabricados


Frequentemente eu recebo comentários aqui no site de pessoas que querem iniciar a fabricação de chinelos, mas tem dificuldades na hora da venda dos seus produtos. Porém não há muito mistério quanto a isso, já que é possível trabalhar de diversas formas.

O meio mais tradicional, por exemplo, é procurar supermercados, lojas de calçados ou algo do tipo para firmar uma parceria de distribuição dos seus produtos.

Utilizando a internet, você conseguirá também aumentar bastante as suas vendas, principalmente focando nas redes sociais para promover seu negócio em sua região.

Os chinelos personalizados para lembrancinhas, por exemplo, vendem muito bem pela internet. Pois se você fizer uma boa divulgação vão surgir muitas encomendas para produzir e enviar aos clientes.

Há também a possibilidade de iniciar tudo de maneira mais simples ainda, que é vender nas ruas ou na praia, por exemplo.

Existem pessoas que produzem os chinelos em casa e sai para vender nas ruas todos os dias. Portanto é algo que funciona e pode lhe render um bom dinheiro se for uma pessoa com habilidade em vendas.

Vale a pena trabalhar com a fabricação de chinelos?


Na minha visão, compensa muito trabalhar com a produção de chinelos para venda, mas lógico que isso depende de muitos fatores e você precisa ter determinação, criatividade e realmente vontade de empreender por conta própria para iniciar nesse ramo.

Esse é um tipo de negócio que dá trabalho, demora um tempo até ganhar seu espaço no mercado, mas que pode lhe render ótimos resultados.

A prova disso são os vários casos de sucesso que temos de pessoas que começaram com bem pouco dinheiro, compraram seus equipamentos parcelados, e chegaram a faturar mais de R$ 10 mil Reais por mês com a fabricação de chinelos.

Então lhe desejo muito sucesso nessa nova empreitada e espero que as dicas sobre a fabricação de chinelos tenham sido de grande utilidade para você.

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

2 comentários

Deixe o seu comentário