Hoje eu irei falar sobre a fábrica de paçoca de amendoim, que é um modelo de negócio muito interessante, lucrativo, mas que requer um alto custo inicial!
O meu foco não é mostrar passo a passo como montar uma fábrica de paçoca de amendoim, mas sim o funcionamento desse tipo de empresa para que os iniciantes ou apenas interessados no assunto possam entender com maior clareza o processo de produção da paçoca, que é um dos doces mais consumidos no Brasil.
Porém se você continuar lendo vai conferir muita informação legal sobre esse tipo de fábrica.
Portanto se você sonha em abrir uma pequena fábrica de paçoca em sua cidade, aqui é possível encontrar algumas dicas básicas para iniciar e ter uma inspiração maior visando ter seu próprio negócio em funcionamento!
Processo de produção da paçoca
Até chegar ao ponto da paçoca para consumo, é necessário passar por várias outras etapas anteriores que serão muito importantes para ter um produto de ótima qualidade que será disponibilizado no mercado.
Em primeiro plano, o amendoim será cultivado no campo e assim que atingir o ponto certo será recolhido para uso nas próximas etapas da produção do doce. São Paulo é responsável pela produção de 80% do amendoim brasileiro, então os donos de fábricas costumam comprar de grandes produtores no estado.
O amendoim chega na fábrica ainda fresco e na casca. Então a primeira medida é secar esse produto para só depois descasca-lo.
Após esse processo o amendoim será torrado e totalmente triturado com sal e açúcar. Formando assim uma espécie de farinha que já estará pronta para ser utilizada na formação das paçoquinhas de amendoim.
Essa massa agora entrará nas máquinas, onde será prensada e dará forma ao produto. Sendo que as paçoquinhas podem ser no formato retangular e cilíndrica que vem embaladas individualmente, assim como as paçocas que vendem desembaladas, mas que são armazenadas em potes, por exemplo.
Somente após tudo isso é que ela irá para o mercado.
Leia também: Como vender amendoim torrado
Como montar uma fábrica de paçoca?
Esse é um tipo de empresa que requer um trabalho bastante árduo e um investimento inicial alto, portanto é bom preparar uma grana legal se quiser ter uma indústria em funcionamento.
Vai ser preciso investir na montagem de galpões e uma estrutura muito ampla, mas o seu maior custo tende a ficar por conta das máquinas. Afinal serão equipamentos para secagem do amendoim, descasca, torra do amendoim, formação das paçocas e embalagem.
Por conta disso, é preciso investir alguns milhões de Reais se você quiser abrir sua fábrica de paçoca doce, sem falar em toda a estrutura para oferecer um produto excelente. Já que estamos falando de um alimento e ele requer um controle de qualidade muito grande desde o local de cultivo até a produção final da paçoca.
Um exemplo disso são os exames diários que precisam ser feitos nas amostras do seu estoque para evitar a contaminação.
As fábricas de paçocas geralmente são montadas em zonas mais afastadas do centro comercial, como na beira de rodovias para facilitar o recebimento e envio de produtos, assim como ter um espaço mais livre para funcionamento.
Por mais que boa parte dos trabalhos sejam realizados com máquinas, ainda sim é preciso contratar vários funcionários para realização de serviços manuais dentro da fábrica!
Máquina de fazer paçoca
Quem vai montar uma pequena produção de paçoca para vender poucas quantidades, poderá comprar alguns equipamentos mais básicos. Como é o caso de uma prensa para paçoca rolha, que é um dos modelos mais procurados por pequenos empreendedores.
Uma máquina básica desse tipo pode produzir entre 140 e 200 paçoquinhas por minuto, então já é uma boa opção para iniciantes.
Além disso, uma mini fábrica de paçocas precisará montar uma linha de produção que será composta por uma máquina de moer o amendoim, um misturador, uma prensa e um torrador.
Com equipamentos desse tipo da para iniciar a produção da paçoca artesanal e durante uma rápida pesquisa que eu fiz aqui, encontrei alguns equipamentos desse tipo sendo vendidos no site Camargo Maquinas (www.camargomaquinas.com.br) que vende máquinas para alimentos, novas e usadas.
A venda das paçocas no mercado
Definitivamente, a paçoca de amendoim é um produto que caiu no gosto de todas as pessoas e em determinadas épocas do ano o consumo aumenta ainda mais. Como no caso do mês de Junho quando acontecem as festas juninas.
Hoje no mercado é possível encontrar tanto a paçoca tradicional quanto outras versões para atender públicos específicos, como é o caso da paçoca diet, com aveia e até mesmo a paçoca cremosa para passar no pão.
Quem pensa em investir na montagem de uma fábrica de paçocas precisa planejar uma série de detalhes, como é o caso da logística para distribuição dos seus produtos, já que diariamente precisará efetuar entregas nos mais variados lugares, a partir do momento que a indústria atinge um alto patamar.
Há também fabricantes pequenos, que focam apenas em uma região ou no estado, portanto pode ser um caminho para os novos empreendedores.
As pequenas e grandes indústrias de paçocas no Brasil produzem seus produtos e distribuem para atacadistas ou varejistas.
Dessa forma, eles vão parar nas prateleiras de supermercados, docerias, distribuidoras de doces e outros estabelecimentos menores. Mas antes disso é preciso passar por várias etapas que você poderá conferir assistindo essa reportagem do canal “Ouro Fino Agrociência” aqui abaixo:
Boa sorte para quem vai abrir sua pequena fábrica e espero te ver mais vezes aqui no blog…
Todas as imagens: Reprodução/Ouro Fino Agrociência
5 comentários
Léo Fábio
Querido amigo, muito bom seu trabalho, mas você precisa pesquisar mais, para poder ajudar mais. Por exemplo: Usa-se o arroz moído na paçoca. Valeu, um abraço, Léo.
Cláudio
Arroz???? Só se for para render mais não?
de Araujo
trabalho em uma grande fabrica de doces em Ribeirao Preto.. a paçoca é constituída de amendoim moido, açucar e sal.. nada mais
willer dos reis
Como vcs moe amendoim para fazer a paçoca sem soltar óleo? Já tentei em um moedor vira uma pasta
Claudio
Tambem nao usa fecula?