Hoje eu selecionei várias dicas legais sobre como montar uma fábrica de copos descartáveis, que pode ser uma oportunidade de negócio para vários empreendedores.
Iniciar a fabricação de copos descartáveis é um processo muito complexo, pois exige o investimento na compra de vários maquinários, na montagem de uma grande estrutura e você ainda terá que lidar com a concorrência acirrada nesse ramo.
Portanto não é fácil trabalhar com uma pequena fábrica de copos descartáveis, mas é possível sim atingir resultados compensáveis se você tiver criatividade.
Uma alternativa pode ser a montagem de uma fábrica de copos de acrílico, que é um produto bastante vendido atualmente, mas que ainda tem uma baixa concorrência.
Porém nesse artigo de hoje vamos falar exclusivamente sobre os copos descartáveis, que já estão no mercado a anos.
Local para uma fábrica de copos descartáveis
Para uma pequena fábrica você precisará contar com um espaço de pelo menos 3 mil m² em um local mais afastado do centro comercial de sua cidade.
Afinal é necessário buscar áreas menos tumultuadas e onde facilite a circulação constante com veículos. Bons locais são em áreas industriais da cidade, em bairros nas pontas da cidade ou mesmo a beira de uma rodovia próxima.
O espaço interno da sua indústria de copos descartáveis precisará ser bem dividido para facilitar o trabalho. Deverá ter uma área de produção onde ficarão as máquinas, um estoque de matérias primas, um estoque de produtos prontos, banheiros, vestiários, uma pequena copa e um escritório de administração da empresa.
Observe bem o local onde pretende instalar sua fábrica de descartáveis, pois precisará ter rede elétrica, hidráulica e sanitária, facilidade para instalação de internet e não deixe de investir em sistemas de segurança no seu negócio.
Máquinas e equipamentos para copos descartáveis
Uma das maiores dificuldades de quem está começando é a compra dos equipamentos de produção e inclusive eu já mostrei aqui anteriormente a máquina de fazer copos descartáveis, que será utilizada em 100% do tempo no seu negócio.
Neste caso eu destaquei a Termoformadora, que é o equipamento que pega a matéria prima e dá formato aos produtos, podendo produzir itens como copos, tampas, potes, pratos e bandejas descartáveis.
No entanto a sua fábrica de copos precisará ter uma linha de produção completa com máquinas que diminuam a mão de obra e aumente bastante a produção diária.
Portanto é preciso comprar também os empilhadores e um outro equipamento que faz a contagem dos copos e cuida da embalagem de forma automática.
Todos estes equipamentos são ligados uns aos outros e faz com que sua produção seja muito eficiente. No site da AMD Maquinas e Equipamentos, por exemplo, você poderá fazer uma simulação online e montar sua própria linha de produção para copos descartáveis. Depois é só solicitar um orçamento e verificar os preços destas máquinas para iniciar seu negócio!
Dicas para o funcionamento da fábrica de copos descartáveis
Ter um plano de negócios bem organizado é essencial para quem deseja abrir uma fábrica de copos descartáveis. Pois assim será possível realizar um planejamento mais preciso de como a empresa funcionará, quem serão os clientes, onde encontrará fornecedores de matéria prima e todas as estratégias do negócio.
Agora que você já sabe onde montar sua pequena indústria e os tipos de equipamentos principais que precisará adquirir, saiba que existem outras tarefas pela frente.
Uma delas será a contratação de funcionários e a busca por um contador que lhe ajudará no processo de abertura legal da empresa. Junto com o contador você solicitará o registro para obter o CNPJ, licença da prefeitura, do corpo de bombeiros e outros detalhes não menos importantes para a fabricação de produtos.
Para produzir seus produtos na fábrica de copos descartáveis, você precisará adquirir as bobinas de Polipropileno, que é a matéria prima utilizada. Dessa forma este material entrará na máquina, será aquecido e dará forma ao copo. Logo em seguida ele irá para o empilhamento e embalagem final.
Nesse vídeo a seguir você poderá ver toda a linha de produção de uma fábrica de copos descartáveis em funcionamento:
Investimento para fabricação de copos
Naturalmente o custo inicial para uma fábrica de copos descartáveis não é nada baixo. Pois tudo começa com a estruturação do espaço de produção, compra de vários equipamentos, contratação de colaboradores, legalização do negócio, compra de matérias primas e vários outros custos, além dos gastos fixos que você terá todos os meses para manter a empesa funcionando.
Com tudo isso, é estimado um investimento a partir dos R$ 300 mil Reais para uma pequena fábrica e mais de R$ 2 milhões de Reais para aqueles empreendedores que sonham em ter uma indústria maior com alta capacidade de produção.
Mas lógico que tudo isso é apenas um valor aproximado e para você começar ter uma noção dos custos o ideal é realizar um orçamento com empresas que vendem os equipamentos para já ir tendo uma visão dos futuros investimentos.
Fornecedores para indústria de copos descartáveis
Um ponto muito importante para o funcionamento da sua empresa e para ter uma produção de qualidade é a busca de bons fornecedores. Isso inclui dedicar um tempo para analisar as empresas existentes no mercado e testar os produtos fornecidos por elas.
A composição do copo descartável é o Poliestireno (PS). É possível encontrar no formato de lâmina ou resina, porém a maioria das fábricas de copos usam as lâminas.
No mercado existem várias empresas que vendem esse material no atacado. Eu selecionei o contato de algumas que você poderá solicitar mais informações:
1. Premix Brasil
Está no mercado a cerca de 22 anos resinas termoplásticas para pequenas e grandes fábricas dos mais diversos produtos. Possui duas unidades, sendo uma em Pernambuco e outra em São Paulo.
Telefone: (11) 4772 – 4455
Site: www.premixbrasil.com.br
2. Innova
Essa é uma das maiores empresas no setor, que trabalha diretamente com a produção das matérias primas e fornecimento no mercado. É necessário entrar em contato para obter mais detalhes a respeito do processo de compra:
Telefone: (11) 4197 – 7000
Site: www.innova.com.br
Como vender e divulgar sua fábrica de copos?
A sua empresa certamente irá vender os copos produzidos no atacado, diretamente para outras empresas que irá comprar para revender no mercado.
Então podem ser supermercados, lojas de artigos para festas, atacadistas e outras empresas do tipo, sendo que os seus copos serão embalados e vendidos em caixas com vários pacotes dentro, que irão para os clientes revender no mercado.
O ideal é contratar representantes comerciais para atuar na captação de novos clientes e realização das vendas, mantendo assim um processo de trabalho bem mais estruturado.
Foque também na criação de uma marca própria, onde possa se tornar referência no mercado e ganhar destaque perante os concorrentes. Então o processo de divulgação deverá focar principalmente no fortalecimento da marca.
Você poderá utilizar vários canais de divulgação para seu negócio, porém provavelmente o seu foco será a venda em vários lugares do Brasil ou pelo menos em todo o seu estado.
Dessa forma é recomendado focar em mídias que tenham esse alcance maior, como é o caso da internet que tem um potencial incrível para promoção de pequenas empresas.
Abrir uma fábrica de copos descartáveis vale a pena?
Como eu disse no inicio desse artigo, a concorrência será forte e você precisa entrar já preparado quando decidir iniciar uma empresa de copos descartáveis. Em todo caso é um tipo de produto que tem uma boa vendagem no mercado e se você conseguir ganhar seu espaço, poderá colher resultados bem legais a longo prazo.
Então se você busca uma oportunidade de negócio onde não tenha tantos concorrentes e possa crescer rapidamente, acredito que não vale a pena abrir uma fábrica de copos descartáveis.
Porém para aqueles empreendedores que gostam de desafios e acreditam realmente que podem criar uma empresa bem estruturada para competir de igual para igual com outras empresas que já estão a mais tempo no mercado, então poderá compensar investir no negócio.
O que eu lhe desejo é muito sucesso nesse momento e espero que as dicas de como montar uma fábrica de copos descartáveis tenham sido úteis no seu processo.
Recomendo que faça um bom planejamento, crie um plano de negócios bem detalhado e coloque a ideia em prática, se tiver realmente vontade de ter seu negócio no ramo dos descartáveis!
Todas as fotos: Reprodução/Youtube
3 comentários
Robson Guarezi
Oi José Neto, tudo bem ? Achei interessante a postagem, porém os investimentos são bem maiores que isso, atualmente para comprar um extrusora, você precisa desembolsar mais do que os 2mi da postagem, isso só na extrusora, depois tem-se as termoformadoras que são as “máquinas de fazer copos”, para cada tamanho de copo tem-se um molde e um empilhador, além de todos os periféricos, geladeira, compreensor de ar, casa de força….mínimo de 5 milhões para começar algo de pequeno a médio. Além disso enfrentar hoje mais de 40 concorrentes em todo o Brasil, enfrentar um mercado altamente informal, um quase monopólio na matéria-prima se conseguir comprar direto da indústria (Unigel, Innova) o Poliestireno ou Brasken o Polipropileno, custo alto de frete pois é um produto volumoso e de baixo valor agregado…..enfim, precisa de um bom plano de negócios. Att
Maria Joana
Parabéns José neto. Muito útil suas informações. Gostaria de saber se tem máquinas menores. Para iniciar uma fabricação menor.
José Neto
Oi Maria!
Que bom saber que gostou do artigo e que ele lhe ajudou.
Com relação às máquinas, infelizmente eu não sei lhe dizer se existem menores. Mas recomendo que você entre em contato com as empresas que vendem esse tipo de máquina para obter mais detalhes.
No artigo que eu falei aqui sobre as máquinas para copos descartáveis, eu deixei o contato de algumas empresas. O link é esse aqui: https://montarumnegocio.com.br/maquina-de-fazer-copos-descartaveis/
Abraços e sucesso!