Se o seu foco de vendas é a perfumaria, eu posso te ajudar! Que tal conferir algumas dicas para vender perfumes que eu trouxe especialmente para você?
Hoje fiquei pensando no que pode proporcionar o crescimento financeiro nessa área e eu tenho certeza que vai te ajudar bastante.
O ramo da perfumaria é algo que nunca sai de linha. Toda vez que vamos para algum local pegamos o perfume favorito, não é mesmo? É tão natural.
Para trabalhar com perfumes é importante que você pense muito no cliente, vou mencionar isso em um dos tópicos que falarei hoje. Minha mãe sempre diz que o perfume é algo singular para a pessoa, que faz parte dela, entende?
Então você será a sua empresa, terá que se aproximar dos clientes, conhecer os gostos e através disso analisar qual tipo de perfume mais se encaixa.
Vem comigo que eu tenho certeza que as minhas dicas para vender perfumes vão te ajudar muito!
Vender perfumes dá dinheiro!
Independente se você vai montar uma fábrica de perfumes ou se você vai comprar perfumes importados para revender, o que eu posso te dizer com muita tranquilidade é que esse segmento do mercado dá muito dinheiro!
As pessoas utilizam o perfume como uma parte do seu acessório diário. É uma necessidade que todo mundo tem e quer manter. Ficar bem arrumado e cheiroso não é só questão de higiene, mas pode mexer com a auto estima da pessoa e até demonstrar nível social.
Talvez seja por conta desses pontos que as pessoas são tão viciadas em perfumes. Muitas tem mais de uma opção de perfume na estante e o consumo só cresce com o passar dos anos.
Se você tiver dedicação, metas e não tiver medo de trabalho, você pode aproveitar esse mercado para começar a ganhar dinheiro e até mudar a sua vida.
Essas dicas para vender perfume que eu trouxe podem ser o início para tudo isso!
Leia também: Frascos de vidro para perfume
Cinco dicas para vender perfumes que vão te ajudar!
Quando o assunto é venda, eu gosto muito de me colocar no lugar no cliente. Vamos fazer isso agora?
Imagine que você está na loja que você mais costuma comprar perfume: Como é o atendimento? Qual a experiência que você tem ao sair de lá?
Imaginou bem? Guarde isso! Esse pensamento vai nos levar a primeira lição das cinco dicas para vender perfumes e ganhar dinheiro que eu trouxe para você.
Vem comigo conhecer que dicas para vender perfumes são essas:
1. Trate bem o seu cliente
Alguns dias atrás eu visitei duas lojas de cosméticos da minha cidade, o objetivo nas duas era de comprar perfumes. A primeira que entrei era mais cara, dessas que a gente pensa duas vezes antes de comprar o perfume.
Entrei vestindo roupas comuns para ir no shopping e fui mal recebida: a atendente me olhou de cima para baixo e foi logo me falando dos produtos em promoção e que parcelavam. Nada contra promoção, mas dava para perceber o preconceito no ar.
Já a segunda tem como segmento atrair todos os públicos, você vê valores destinados a classe A, B e C. Entrei nela e fui muito bem recebida, as vendedoras estavam com sorriso no rosto e buscaram saber o que eu queria consumir naquele momento.
Me mostraram lançamento, foram tão prestativas que no fim do dia eu estava enviando uma mensagem para a empresa elogiando o atendimento.
Sabe o que é isso? Reconhecimento! O cliente sabe valorizar quando é bem tratado e você precisa saber disso.
Eu poderia muito bem chegar aqui e dizer “sorria sempre”, “seja bem humorada” entre outros pontos que eu já devo ter dito em um dos meus artigos, mas acho que essa é uma das coisas que eu não deveria deixar de mencionar.
Trate bem o seu cliente independente se ele vai pegar o perfume mais barato ou o mais caro. Ele quer ser bem recebido, lembre-se disso. Esse é um dos pontos que mais podem influenciar no seu negócio.
2. Tenha perfumes para todos os perfis
Eu sei que a maioria dos seus clientes podem ser do público feminino, já que é a grande porcentagem quando o assunto é cosmético, mas isso não quer dizer que você só vai vender perfumes adocicados.
Tenha em seu catálogo perfumes para o público feminino, masculino e infantil. Existem homens que preferem perfumes doces e mulheres que usam perfumes mais fortes.
A vantagem é que tendo perfumes variados você poderá ampliar o seu leque de clientes. Se uma pessoa quer comprar um perfume para ela e vê que você tem uma ótima opção para o filho, ela irá comprar também.
Essa é uma boa coisa para você destacar nessas minhas dicas para vender perfumes, viu? Isso te dá maior potencial de mercado.
3. Trabalhe com a venda direta
Essa ainda é uma forma de vender perfumes. Tenho sempre por perto pessoas que vendem artigos de perfumaria, porque além de ajudar a pessoa a ganhar dinheiro, há alguns descontos que não vemos nas lojas.
Antes de ir para a casa de suas clientes, ligue ou mande mensagem por WhatsApp, informe que chegaram novidades e que você acha que ela iria gostar. Só não seja uma vendedora chata.
Tem gente que faz lista de transmissão no WhatsApp e manda um monte de fotos e arquivos com o intuito de divulgar e isso é um pouco invasivo, entende? Fale só o necessário.
Se você tiver amostras de perfume, dê algum para que seus clientes verifiquem se combina com eles, é sempre bom oferecer demonstrações para que eles conheçam as novidades.
Você tem alguma amiga que possa fazer parceria? Por exemplo, digamos que sua amiga tem um salão de beleza, veja com ela se em um dia da semana você pode vender seus perfumes no local.
4. Venda perfumes pelo Instagram
A rede social se tornou a queridinha do momento. Se no Facebook as pessoas já divulgam, imagine no Instagram. Nesta rede social você pode criar um perfil de empresa e divulgar seus produtos.
Vamos pensar em como seria?
Primeiro coloque o nome da sua empresa ou algo que faça referência ao seu trabalho. Depois descreva sobre os tipos de perfume que vende, coloque seu número e e-mail para contato.
Nas publicações você pode postar um perfume por dia, dizer qual é a marca, qual o tipo de aroma e divulgar o número de contato na legenda. Se você quiser ousar mais, faça pequenos vídeos explicando sobre o perfume também.
No stories você pode colocar fotos e vídeos, publicar sobre promoções e opções de contato. Quanto a divulgação do preço, você pode decidir se expõe nas publicações ou somente através do inbox.
Eu sugiro que você só informe o valor através de uma mensagem direta, porque assim o cliente terá que entrar em contato com você e através da conversa você pode conquistá-lo.
Faça sorteios
Uma vez por mês – ou após mais de um mês -, você pode realizar um sorteio. Existem várias formas de fazer isso e não precisa ser apenas através de um aplicativo que seleciona um comentário.
Uma forma de sortear pode ser feita com interação no mês: o seguidor que mais interagir curtindo e comentando nas publicações irá ganhar determinado perfume.
Em épocas festivas, como o dia dos pais, você pode criar um concurso onde quem disser porque o pai merece o perfume da forma mais criativa ganha o produto.
Enfim, use sua criatividade para agregar seguidores e vender mais!
5. Revenda perfumes importados
Há também a opção de revender perfumes importados. Existem muitos que são procurados e não são achados facilmente. Muitas lojas de perfumaria foram em vender produtos próprios e isso faz com que a procura só aumente.
Faça uma pesquisa com seus clientes e pergunte quais os tipos de perfumes eles queriam que você vendesse. Selecione os mais procurados e comece a revenda.
Venda com sucesso!
E aí, as dicas para vender perfumes foram boas? Eu espero que através dela suas vendas aumentem e você possa ser ainda mais bem sucedida.