Para usuários ferrenhos da marca, pouco importa quais são os concorrentes da Apple, mas algumas pessoas ficam em dúvida. Quer descobrir tudo sobre esse mercado?
A Apple é uma das marcas mais cobiçadas, famosas e caras do mercado, diga-se de passagem. Porém, a marca apresenta crescimento regular mesmo diante de produtos considerados caros para a concorrência.
E então, quem se aventura a bater de frente? Continue a leitura para compreender tudo sobre o universo da rivalidade da Apple. As dicas estão imperdíveis!
Concorrentes da Apple: quais são os 5 principais? Quem é concorrente indireto da Apple?
Você sabia que no ano fiscal de 2020, a Apple atingiu uma receita total de US$274 bilhões? Estou falando da venda de tudo, como iPhones, Macs, iPads, serviços e demais produtos que a empresa reinventa constantemente.
Olhando esses números, você nem consegue imaginar que a empresa tem concorrência, pois vamos combinar que é muito dinheiro, né? Vai me dizer que você ainda não pensou na Samsung? Pois a Samsung é a maior concorrente direta da Apple!
Entretanto, o que seria do mercado sem aquela rivalidade que estimula a inovação e a criatividade de produtos únicos, concorda? Então, se você quer conhecer detalhadamente porque a intenção é abrir uma autorizada Apple, você tem mercado.
Abaixo eu separei a lista por concorrentes diretos e indiretos. Inclusive, minha intenção é abordar os principais, mostrando portfólios, diferenciais e, sobretudo, como eles se comportam diante da Apple.
É aquela coisa, se até mesmo as concorrentes da Amazon dão trabalho, imagina para a Apple!
Conheça os concorrentes diretos da Apple
Até recentemente, eu poderia dizer com toda firmeza que dentre as concorrentes da Apple, a Samsung era única. Única no sentido de oferecer rivalidade real e ter potencial para impactar nas vendas e expansão da gigante americana.
Todavia, com o avanço da tecnologia e a necessidade de barateamento dos produtos, outras empresas entraram no páreo. Veja por ordem de relevância!
1. Samsung
Embora a Samsung tenha um vasto portfólio, a maior concorrência para a Apple está nos dispositivos móveis e Gadgets. A linha Galaxy é um bom exemplo de que a Apple tem muito a se preocupar.
Me refiro às funções, recursos, designs inovadores e displays de altíssima qualidade. Outros itens fabricados pela Sul-coreana incluem:
- Tablets
- Smartwatches
- Galaxy Book
- Aplicativos e serviços
- Fones de ouvidos sem fio
- Notebooks
- TVs
- Eletrodomésticos em geral
- Produtos focados na tecnologia de Internet das Coisas (IoT)
Portanto, nem tudo da lista oferece concorrência, mas a Samsung é uma das empresas que acompanham a Apple de perto!
2. Google
Ao invés de focar na gama de produtos e tecnologias oferecidas pelo Google, eu destaco o sistema operacional Android. “Nossa, mas como assim, o sistema operacional oferece concorrência à Apple?”.
Para os amantes da área de TI, isso pode fazer mais sentido, pois estou falando de sistemas operacionais. Veja bem, a Apple possui o sistema operacional exclusivo chamado iOS, correto? Porém, esse sistema não é utilizado em nenhuma outra marca.
Já o Android é sistema operacional base de praticamente todo smartphone das mais distintas marcas. Logo, há concorrência direta porque o foco da Apple continua sendo o iPhone. Logo, eles disputam espaço na preferência de quem usa Android.
3. Microsoft
Chegando à terceira posição, você encontra a Microsoft. Essa empresa multinacional tem um dedo em tudo que você possa imaginar. Por consequente, é uma das grandes concorrentes, onde competem em muitos segmentos, como:
- O Windows 10 é o concorrente direto do macOS da Apple.
- A Microsoft Surface engloba notebooks, laptops e tablets, fazendo frente direta ao MacBook e iPad da Apple.
- O pacote Microsoft Office viabiliza o Word, PowerPoint e Excel, sendo concorrente do iWork da Norte-americana.
- Já o Microsoft Azure é o serviço de Cloud Computing da Microsoft. Ele entra na “linha de fogo” com o iCloud da Apple.
Isso que eu estou falando por baixo, mas a Microsoft detém boa parte do mercado que a Apple almeja. Aí está um dos melhores ramos para empreender, ou seja, o da tecnologia que faz parte de ambas as empresas!
4. Huawei
Os produtos da chinesa Huawei entraram aos poucos no mercado, isso é verdade. Mas é fato que a empresa foi alavancada ao cair no gosto dos consumidores.
A partir da proposta de oferecer produtos de qualidade a preços justos, a empresa chinesa virou concorrente da Apple. Dentre os produtos competitivos, eu destaco os smartphones, tablets, laptops e Wearables, como relógios inteligentes.
5. Xiaomi
Por fim, a Xiaomi também é uma empresa chinesa e segue os mesmos passos da Huawei. Fundada em 2010, é uma gigante da tecnologia atual que expande sua atuação com uma velocidade assustadora.
Não à toa, a Apple tem ficado de olhos abertos com as inovações trazidas em smartphones e smartwatches. Porém, o diferencial da Xiaomi são produtos e dispositivos para casa inteligente, bem como seu portfólio de equipamentos de áudio.
“Ah, mas a Apple não tem esse tipo de produto, ou tem?”. Sim, a marca investe pesado nos produtos para casas inteligentes, a exemplo do HomeKit Apple, composto por itens interessante, como:
- Painéis de iluminação Nanoleaf
- Câmera de segurança Circle View
- Lâmpadas que permitem a personalização do ambiente da casa
E quais os concorrentes indiretos da Apple?
Bem, agora que tiramos os concorrentes da Apple do caminho, vamos conhecer um pouco sobre a rivalidade indireta?
De forma simples, o concorrente indireto busca se consolidar com o mesmo grupo de clientes. Embora não seja possível criar uma comparação acerca das funcionalidades ou especificidades nas características.
É como se a Apple e sua concorrência oferecessem produtos distintos, mas que atendem necessidades similares no público, ficou claro? Nesse contexto, eu consigo listar as principais para você, veja:
- Amazon: a concorrência indireta entre as empresas acontece através dos serviços de streaming. Estou falando do Amazon Music, Amazon Fire TV e Amazon Alexa.
- Sony: por meio da oferta de fones de ouvido, TVs, smartphones e alto-falantes portáteis.
- Dell e Lenovo: ambas empresas fazem concorrência indireta na comercialização de soluções e computadores pessoais. Afinal, eles utilizam o sistema operacional Windows.
- Spotify: se você já utilizou a plataforma do Spotify, saiba que ele é concorrente do Apple Music.
Os concorrentes da Apple têm uma adversária de peso em diferentes segmentos do mercado
Olha a quantidade de concorrentes da Apple, e mesmo assim a empresa não para de crescer, é quase inacreditável, né?
E você, qual das marcas você utiliza no dia a dia? No fim das contas, todos aproveitamos a tecnologia atual. Logo, acabamos dando preferência para boa parte das marcas acima, não é mesmo?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar cada uma das redes sociais, até a próxima!