Como vender na rua legalmente?

Publicado por Jéssica Trabuco em 20 de agosto de 2024

Para vender na rua legalmente é preciso entrar em contato com a sua Prefeitura e seguir as exigências e recomendações que ela faz sobre esse tipo de atividade. Dependendo da região que você more e também do produto que será trabalhado, o passo a passo poderá mudar. 

Em alguns lugares basta fazer um cadastro com seus dados, em outros, no entanto, é preciso ter algumas licenças e também fazer uma contribuição mensal. 

Como vender na rua legalmente: Vá até a Prefeitura!


Como vender na rua legalmente

Antes de sair por aí vendendo na rua, você precisa ir à Prefeitura da sua cidade. Cada local tem o seu próprio regime sobre isso, então para não cometer nenhum erro vá buscar informações como as coisas funcionam aí onde você mora. 

Por mais burocrático que o processo possa ser, é fundamental só começar qualquer atividade depois da sua regulamentação. 

Verifique quais são os documentos, se será preciso também licença da Vigilância Sanitária ou Corpo de Bombeiros, e não esqueça de perguntar sobre taxas mensais e se é necessário ter um CNPJ. 

Em algumas cidades é preciso ter tudo isso, em outras só uma dessas coisas. Então não conte com a sorte e pergunte tudo! Melhor pecar pelo excesso do que pela falta. 

Qualquer tipo de venda na rua precisa ser legalizada


É importante destacar que a legalização é para vender qualquer coisa na rua. Algumas pessoas acham que isso só vale para quem colocar um trailer, por exemplo, mas não… Vai muito além disso. 

Se você quer ser um vendedor ambulante precisa investir na sua legalização. Isso porque em algumas situações trabalhar de forma ilegal pode te trazer multa, perda de mercadoria e muita dor de cabeça. 

Então mesmo que seja uma coisa mais “informal” verifique na sua região quais são os cuidados necessários para atuar legalmente. 

5 vantagens de vender na rua legalmente


Eu consegui reunir para você, 5 vantagens de vender na rua de forma legal. Eu espero que elas sejam suficientes para que procure atuar dentro da lei. 

Veja: 

Segurança de não perder seus produtos

Eu acho que essa é a primeira grande vantagem de vender na rua legalmente. Infelizmente muita gente perde produtos quando acontecem fiscalizações e o prejuízo disso é tão grande! Sem falar no gasto emocional e psicológico. 

Quando você trabalha dentro da lei, não precisa se preocupar com isso, então tem tranquilidade para focar somente em como conquistar mais clientes e ganhar mais dinheiro. 

Segurança para o consumidor

Principalmente no caso de quem trabalha com comida, ao estar dentro do que a lei exige você está oferecendo segurança para o seu cliente, o que também é muito importante. Não dá para pensar em ganhar dinheiro a qualquer custo, é preciso ter qualidade e seriedade em tudo que faz. 

Acesso a crédito e outras vantagens financeiras

O vendedor ambulante que está legalizado e tem o seu CNPJ também tem a vantagem do acesso a crédito em alguns bancos e algumas financeiras. Inclusive, existem programas específicos para esses trabalhadores, como forma de incentivo ao negócio. 

É preciso ter licença para vender na rua

Uso de máquina de cartão 

Quando você trabalha na rua e tem a máquina de cartão como opção, consegue aumentar suas vendas e o alcance do seu público. É uma ótima vantagem de quem trabalhar de forma legal na rua. 

Possibilidade de aposentadoria

Outra grande vantagem de atuar de forma legalizada é ter acesso aos benefícios da previdência, o que inclui a aposentadoria. Como MEI você paga uma taxa mensal que será destinada também para isso. 

Pagando certinho todo mês e mantendo isso pelos anos exigidos, mesmo tendo trabalhado de forma autônoma será possível buscar uma aposentadoria e ter um pouco mais de tranquilidade na terceira idade. 

Por que tem tanta gente na rua que vende de forma ilegal?


Infelizmente os processos de legalização da venda na rua nem sempre são simples e muito menos gratuitos. Tem muita gente que trabalhar de forma ilegal porque não tem outra opção e precisa muito do dinheiro. 

A gente nem precisa andar muito para se deparar com essas pessoas e eu entendo muito a situação delas. 

Infelizmente o risco que correm também é alto, já que podem ser paradas por uma fiscalização, terem seus produtos apreendidos e ainda receberem uma multa. 

As pessoas fazem o que podem, entende? Não dá para julgar ninguém que está atrás do seu pão do dia a dia. 

O que eu tenho falado durante o texto, sobre a legalização, é para que você não seja exposto a algumas situações complicadas que podem te prejudicar. 

Por isso que o ideal é realmente começar a atuar com venda na rua de forma legal, mesmo eu sabendo que nem sempre o ideal é possível naquele momento.

Leia também: Vendedor ambulante é crime? Pode vender em qualquer lugar?

Legalize a sua atividade!


Espero que agora que entendeu como vender na rua legalmente, você procure seguir todas as exigências e regulamentações da sua região. Eu tenho certeza que isso te dará paz, tranquilidade e até mais força para correr atrás dos seus objetivos. 

Agradeço muito a sua companhia comigo aqui hoje, viu?

Um grande abraço e até a próxima! 

Sucesso!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário