O trabalho com a venda no ramo de alimentação pode ser um bom investimento e para te ajudar, hoje vou te mostrar como vender comida congelada. Você vai entender como será o seu processo de trabalho, caso escolha essa profissão.
A venda de comidas congeladas é uma ótima opção para quem quer ganhar dinheiro e atualmente vemos que a necessidade por comidas rápidas tem aumentado consideravelmente.
Por que isso? Vivemos em uma sociedade onde as pessoas estão cada vez mais sem tempo para poder realizar afazeres que são comuns, como o preparo de refeições. Ao se ver sem tempo, o indivíduo passar a buscar opções para solucionar o problema.
É aí que seus serviços começam a ser utilizados! Com muita dedicação e organização você conseguirá preparar bons alimentos e conquistar cada um de seus clientes.
Foque em conhecer o seu público e em conhecer melhor o mundo da gastronomia. Neste ramo é importante para que você saiba as novidades sobre refeições, e entenda bem sobre os valores nutricionais.
Quero que nesse artigo você entenda bem sobre o processo de produção e como vender comida congelada bem.
Com calma, zelo e atenção você verá que não é um bicho de sete cabeças. Vamos lá?
Cardápio de comidas congeladas para vender
Um dos primeiros passos que você deverá seguir é a definição do seu cardápio de comidas que serão disponibilizadas, procurando sempre avaliar o que está tendo uma maior procura no momento e baseando naqueles pratos que você já tem uma maior habilidade para preparar.
Caso ainda não saiba quais os tipos de comidas congeladas que irá preparar, vale a pena conferir os exemplos que eu destacarei a seguir:
- Carnes;
- Frutos do mar;
- Aves;
- Molhos e sobremesas;
- Grãos;
- Massas congeladas;
- Sopas;
- Pratos completos;
Todos esses são segmentos de produtos alimentícios que você poderá preparar para vender. Obviamente, em meio a tudo isso é possível preparar diversos tipos de pratos, como feijão comum, lasanhas, frango, sopa de legumes e vários outros tipos de alimentos, inclusive salgados congelados que tem sempre uma grande vendagem.
Portanto se você ainda não sabe como fazer comida congelada para vender, poderá iniciar uma pesquisa rápida e assim ir definindo aos poucos tudo aquilo que pretende disponibilizar para venda.
Um outro segmento de comidas congeladas que tem vendido muito e gerado ótimos resultados são as marmitas fitness congeladas. Se você aprender como preparar esse tipo de marmita, poderá vender facilmente, já que são alimentos muito mais práticos para congelamento.
Organizando o espaço para produzir comida congelada em casa
Uma das coisas mais importantes de como vender comida congelada é organizar seu trabalho, separando o espaço que você vai utilizar para realizar o preparo das refeições.
Lógico que o ideal seria se você montasse uma cozinha industrial apropriada para o preparo desses alimentos. Mas, como a maioria das pessoas não tem capital disponível para isso, saiba que é possível iniciar dentro de casa também.
É importante que sua cozinha seja bem ampla, já que você irá preparar mais de 10 refeições. Você precisará de espaço para colocar as embalagens, os ingredientes que serão utilizados e também para organizar todo o processo.
O ideal é que você separe os ingredientes por quantidade que vai usar. Por exemplo, se na receita pede duas cebolas picadas, corte-as antes de começar o processo no fogão. Assim você irá facilitar o seu tempo de trabalho.
Entre os equipamentos que não pode faltar está o freezer. Até o momento da entrega, é necessário que você tenha como fazer o estoque da comida congelada.
Como você irá trabalhar em casa, é importante que você tenha um freezer a parte, assim não vai misturar seus alimentos de uso pessoal com os que está produzindo para trabalhar.
Tenha em casa também um forno de qualidade. Caso você não tenha como adquirir o melhor do mercado, busque comprar um que atenda suas necessidades principais para realizar esse trabalho.
Faça sempre a higiene do seu fogão, porque é através dele que você vai realizar as refeições dos seus clientes.
Além disso, tenha separado os tipos de talheres que vão ser utilizados para o preparo da comida congelada, assim você não irá confundir com os da casa. Os talheres utilizados para trabalhar devem ficar separados, porque assim você pode organizar melhor suas demandas.
Como fazer comida congelada para vender?
Até aqui eu lhe expliquei sobre o cardápio e a organização do espaço, mas agora é hora de pensar na parte prática do negócio.
A primeira coisa que você precisa é saber cozinhar ou pelo menos ter uma noção básica. Em seguida, defina quais os pratos irá fazer para vender e depois é só começar a produção. Aqui vão algumas dicas de como fazer comida congelada para vender:
- Na hora de cozinhar, procure sempre utilizar ingredientes de qualidade e frescos. Quem trabalha produzindo comida congelada tem que estar sempre indo a feira livre, a CEASA e aos supermercados em geral para comprar produtos frescos.
- Na hora de cozinhar, não deixe os alimentos por muito tempo no fogo. Caso contrário eles ficarão muito moles depois do congelamento. Afinal você precisa se lembrar que essa comida será congelada e depois esquentada novamente.
- Evite uma grande quantidade de sal e temperos. Eles podem se intensificar ainda mais depois que a comida for congelada, então é sempre bom usar pouco tempero durante o preparo.
- Após a comida ficar pronta, resfrie ela rapidamente e já leve para o congelador.
- O ideal é utilizar embalagens de plástico, transparentes e com tampa que fique bem vedada.
- Se você for colocar na geladeira a uma temperatura abaixo de 5ºC, o prazo de validade é de até 5 dias. No freezer a comida pode ficar congelada até 30 dias se a temperatura for abaixo de -18ºC.
Se você ainda não tem grandes habilidades na cozinha, eu recomendo que comece com receitas mais simples. Uma boa opção são as massas.
Você poderá fazer poucas unidades para testar a qualidade como fica. Faça para você e sua família consumir, até que você pegue o jeito correto de preparar e começar vender.
Clientes do seu negócio de comida congelada
Em um negócio de comida congelada é possível ter dois tipos de públicos, podendo assim escolher em qual irá focar ou também trabalhar para ambos ao mesmo tempo.
Geralmente poderá ser empresas que irão comprar as comidas já prontas para revender ou os consumidores finais que compram para o consumo no dia a dia.
Portanto, a grande maioria será realmente de pessoas que desejam comprar para consumo em casa e o principal motivo é que nem todas as pessoas tem tempo suficiente para preparar alimentos em casa e com isso as comidas congeladas acabam sendo a melhor opção.
Assim como em qualquer outro negócio, no inicio você poderá encontrar algumas dificuldades para se posicionar e encontrar uma grande clientela.
Para tanto, é válido investir em publicidade local, poderá criar um site próprio da sua empresa e conseguir chegar também ao público online ou mesmo realizar um evento em sua cidade falando sobre comidas congeladas e assim inaugurando a sua nova empresa!
Como vender comida congelada: Dicas para você começar!
Antes de tudo, você precisa conhecer sua clientela. Lembra que eu comentei que as pessoas estão sem tempo para preparar as refeições?
Então, se o seu público alvo são possíveis clientes que necessitam da comida congelada para levar ao trabalho, por exemplo, você deve ter uma comunicação voltada para isso.
O interessante é que esse mercado é bem amplo. Vivemos em um ambiente onde as pessoas estão cada vez mais ocupadas, e o seus serviços podem permitir que elas economizem tempo.
Por isso que você precisa mesmo aproveitar essa oportunidade! Preste atenção nesse passo a passo que eu trouxe de como vender comida congelada porque ele pode te ajudar a se diferenciar dos seus concorrentes e faturar mais.
Observe abaixo:
1. Tenha uma boa comunicação
Para que você consiga o primeiro cliente, é necessário que as pessoas saibam quais são os serviços prestados por você, certo? É interessante que você faça um cartão de visitas com seus dados de contato, tenha um perfil no Instagram para divulgar fotos dos seus alimentos e também produza panfletos.
Não é só isso, busque também contar a pessoas próximas que você está realizando esse tipo de serviço. As vezes um amigo ou parente pode te indicar para novos clientes, já pensou nisso?
2. Defina seu perfil de venda
Como você vai trabalhar? Através de encomendas online, receber solicitações por telefone? O cliente receberá os alimentos congelados de que forma? Ele irá até você ou a encomenda será entregue na casa dele?
Responda essas perguntas para entender melhor como você vai prestar serviços.
Normalmente a venda de comidas congeladas é feita através de encomendas solicitadas e o delivery. Acredito que você precisará ter uma automóvel para realizar as entregas, ou então ter um profissional que resolva essa demanda para você.
Sempre tenha isso definido! Muitos clientes ficam incomodados quando no momento do delivery, o profissional não pode entregar porque o tio ou o marido não chegou a tempo.
O delivery é uma parte importante, pois da mesma forma que você se dedica para poder entregar o alimento, o cliente se organiza para receber aquela refeição a tempo.
3. Mantenha seus clientes por perto
Chegou um cliente novo? Você recebeu sugestões de pratos? Aproveite para que isso seja uma forma de se manter perto dos seus clientes!
Mantenha o contato com os consumidores e sempre busque interagir com eles. Quando um cliente se mostrar mais próximo, pergunte sobre o que está achando sobre a qualidade das refeições e o que ele queria experimentar.
4. Venda comida pelos aplicativos
Hoje em dia uma das melhores maneiras de vendas suas comidas congeladas é através dos aplicados de pedidos. Então cadastre seu negócio neles para atingir um público maior ainda.
Os principais são o Ifood e Rappi. Mas pode ser que na sua cidade tenha outro tipo de aplicativo mais comum, então aproveite e cadastre nele também.
Vender comida congelada dá dinheiro?
A grande dúvida que fica nesse momento é se dá para ganhar dinheiro com a venda de comidas congeladas. A verdade é que esse negócio tem tudo para ser bastante lucrativo.
Afinal, você estará suprindo uma dificuldade na vida das pessoas. Além disso, por ser comida congelada, é muito difícil perder esses alimentos se você fizer o congelamento de forma correta, então você não tem prejuízos.
Portanto, é totalmente possível ganhar um bom dinheiro e montar um negócio para trabalhar somente com comida congelada.
Tanto que existem diversas pessoas trabalhando apenas com isso e faturam mais de R$ 10 mil Reais por mês.
De um modo geral, não dá para dizer exatamente quanto você irá ganhar nesse negócio, porque depende de vários fatores. Porém é possível faturar de R$ 5 a R$ 20 mil Reais por mês vendendo comida congelada.
13 comentários
Susy G.Silva
Qual a embalagem indicada para congelar as marmitas?
Obrigada
Milene Alves
Como embalar a comida congelada no pote? Apenas na sacola de plástico é adequado?
isaac costa
Gostei , porem preciso da seguinte informação :
Preciso vender para postos de conveniencias, padarias, restaurantes e demais comercios…Redes de mercados, redes de franquias .
existe algum site onde posso falar com todos eles ??
Venda em massa ao comercio
Fernanda
Como/ o que posso etiquetar a.informacao de como esquentar para consumo?
miriam rodrigues de oliveira
queria saber sobre o curso comida congelada
mariA iara breide
Quanto posso cobrar para fazer a comida congelada na casa da cliente para 15 dias? Ela dará todos os ingredientes! Só entro com a mão de obra!
maria cleonice de barros garção
Também gostaria muito se pudesse me passar estratégias para venda de comidas congeladas. Desde já agradeço.
Fico aguardando retorno.
liete
Muito boa as informações, deu uma clareza nos meus estudos a procura de abrir uma pequena empresa de congelados, mas gostaria de saber onde consigo esse curso.
Obrigado
Jose Maria
Sou cozinheiro profissional gostaria de montar um comércio de comida congelada com opções simples e também pratos mais elaborados mas não sei nada do processo de congelamento nem se preciso de um engenheiro de alimentos ou técnico responsável apenas sei fazer diversos tipos de pratos . Alguém pode me informar algum curso ou por onde devo começar .
Jose Maria
Obrigado amigo valeu pela atenção
Juliana
Gostei muito achei mais do esperava muito bom.
aldenia delfino
gostaria de alguma explicação sobre como eu faço pra vender comidas, pra academias.
JOSÉ GILBERTO ANNITELLI
Gostaria de estratégias para venda de comidas sopas e caldos congelados.Fico no aguardo de retorno.
Gilberto