Para transformar uma garagem em loja é preciso dar atenção a pelo menos dez pontos importantes:
- Conhecer o mercado da região para saber onde investir;
- Fazer as pessoas notarem sua loja mesmo de longe;
- Deixar o ambiente confortável e bonito;
- Investir na divulgação local;
- Aproveitar o potencial do mundo digital;
- Ser organizado;
- Separar o profissional do pessoal;
- Ter um diferencial;
- Cuidar da segurança;
- Legalize o negócio!
Abaixo você vai conhecer melhor cada um desses pontos para se adaptar e começar a aproveitar o espaço disponível na sua casa para ganhar dinheiro:
Conheça o mercado da sua região para entender onde deve investir
A melhor maneira de saber o que vender na sua garagem é conhecendo o mercado da sua vizinhança. O que tem por aí? O que está faltando? O que pode ser melhorado ou apresentado de uma outra forma?
Analise como os seus vizinhos compram, o que estão procurando… Converse com eles e veja quais são as suas próprias necessidades, isso pode te dar uma boa ideia.
O que não faltam na história são exemplos de empresas de garagem que deram muito certo, como a Apple. Com um foco e sabendo exatamente o que se quer fazer, você tem chances!
Faça as pessoas te notarem de longe
Já sabe que tipo de loja montar na garagem? Agora é hora de pensar em uma maneira de as pessoas reconhecerem o seu negócio mesmo de longe.
Que tal colocar uma placa chamativa na porta? Talvez deixar alguns produtos expostos logo na frente?
Uma coisa que quem trabalha na garagem faz é pintar a parte externa de cores fortes, para destacar das casas e muros vizinhos e chamar a atenção. Que tal fazer algo assim?
Ah, um detalhe: Pense em algo que está dentro do seu orçamento!
Deixe o ambiente confortável e bonito
Nada de poeira, sujeira ou marcas de carro, sua garagem agora é o seu ganha pão e para que isso seja um sucesso, o ambiente precisa ser arrumado, limpo, confortável… Precisa virar uma loja!
É por isso que vale a pena pintar o espaço interno, fazer uma boa limpeza, colocar objetos de decoração que tenham a ver com a temática da sua loja e arrumar o ambiente com capricho.
O cuidado que terá nesse momento pode se transformar em uma espécie de chamariz de cliente, é como o cartão de visita do seu negócio.
É possível, claro, usar a questão da garagem a seu favor e fazer algo meio rústico, mas sempre limpo e organizado.
Invista na divulgação local
Se você monta uma loja em uma região, a gente acredita que os primeiros clientes serão os vizinhos, né? Pois então! Invista em uma divulgação mais local para atender essas pessoas.
Isso pode ser feito com ação de distribuição de panfletagem, com carro de som ou até com cupons de descontos oferecidos em outros empreendimentos do local.
Que tal fazer o dia da inauguração? Colocar uma música, oferecer alguns petiscos? Ofereça convite para algumas pessoas da região, diga que podem levar alguns convidados.
Quem estiver passando pela rua e ver a aglomeração de gente com certeza vai se interessar. Se chegar ao local e além de uma festinha estiver rolando descontos especiais, provavelmente comprará também.
Aproveite o potencial do mundo digital
Aproveitar o potencial que a internet tem para aumentar o seu faturamento também é muito importante, principalmente se a sua garagem não ficar em uma área tão movimentada.
Invista na venda por meio de um perfil no Instagram, em grupos de venda do Facebook, em marketplaces (Olx, Mercado Livre) ou em qualquer outro canal que tenha a ver com o seu mercado.
Isso deu muito certo para o jornalista Ricardo Lombardi que resolveu montar um sebo na garagem da mãe. Além da venda física ele trabalha por meio do site Estante Virtual, que reúne sebos e livrarias do Brasil todo.
Só para você ter uma ideia, de acordo com o próprio Ricardo, as vendas online representam 60% do seu faturamento. Percebe o quanto é importante que você siga por esse caminho se quiser ter sucesso com uma loja montada na garagem?
Seja organizado e faça um planejamento
Todo negócio exige organização, mas por se tratar de algo praticamente dentro de casa é comum existirem desafios.
Um dos principais tem a ver com a questão de horário: Qualquer negócio precisa ter um horário de funcionamento, não é porque você está na sua casa que isso deve ser diferente! Tenha o horário de abrir, o de almoço e o de fechar.
Outra coisa importante é ter um controle de tudo que entra e sai, ter contato com fornecedores de confiança e até mesmo ter um esquema correto para questões de entrega.
Por isso que é muito importante sentar e colocar tudo no papel antes mesmo de começar a mexer no local. Antes de fazer suas instalações, já defina exatamente como tudo vai funcionar. Por mais chato que possa parecer, ter esse cuidado vai permitir que o seu negócio funcione muito melhor e te dê menos dor de cabeça no dia a dia.
Separe o profissional do pessoal
Isso tem a ver com organização, mas existem pontos muito específicos:
Dinheiro
Sempre separe o seu dinheiro pessoal do que entra na loja. Isso é o básico, mas é tão difícil de seguir à risca, principalmente no início! Por isso já invente uma operação para não precisar cair nessa armadilha.
Vista-se de acordo ao negócio
Não é porque você está em casa que vai trabalhar de qualquer jeito. Vista-se de acordo ao seu negócio. Se trabalhasse nesse segmento para outra pessoa, como iria se arrumar? É assim que deve estar.
Amigos, amigos, negócios à parte
É muito comum aparecerem amigos para pegarem uma coisinha ali, outra aqui e pagar depois. Quer um conselho que pode parecer radical, mas vai te ajudar?
Não abra brecha para isso. Mesmo que não por vontade, um amigo pode acabar se complicando financeiramente e não honrando com o compromisso e isso pode acabar com a relação de vocês.
Tenha um diferencial
Se você quer se destacar, independente da área escolhida, precisa ter algo diferente dos outros. Pode ser um atendimento incrível, produtos que não se encontra em outro lugar, programas de fidelidade, entrega grátis ou até brindes.
Então pense: O que vai fazer com que o cliente compre na sua mão e não com o concorrente? É nisso que você tem que apostar.
Não se esqueça de cuidar da segurança
Por ser parte da sua casa e ter que ficar aberto na calçada, é muito importante que você pense em maneiras de tornar a sua loja segura.
Comprar sistema de segurança e monitoramento é uma boa opção. Em alguns lugares existem vigilantes nas ruas, que tal conversar com ele para ficar de olho na sua loja e pagar um valor a mais para isso? Dependendo do tipo de material que você tenha no negócio, também pode valer a pena investir em uma seguradora.
Legalize a sua loja
Não adianta transformar uma garagem em loja e trabalhar de forma ilegal. Isso pode te causar muitos problemas e por mais que digam que é uma boa, acredite: Não vale a pena!
Você tanto pode se cadastrar como um MEI e ter seu CNPJ em alguns minutos após acessar o Portal do Empreendedor (caso acredite que o faturamento será de no máximo R$81 mil por mês), como pode contratar um contador para abrir um negócio com outra especificação.
Como transformar minha garagem em loja: Colocando essas dicas em prática!
Espero que agora você já saiba mais ou menos o que precisa fazer. Comece a se planejar e traçar a melhor estratégia para o seu negócio acontecer.
Espero que tenha muito sucesso! Boa sorte!
3 comentários
Edivania
muito obrigada essas dicas vai me ajudar muito porque eu abri uma pequena loja de rua o aluguel era fora do meu orçamento tive que fechar fiquei com dívidas .aí aluguel uma casa com garagem vou colocar as mercadorias a disposição vou recomeçar que Deus abençoe vc sua família
Sandro Menezes Macedo
Gostei da explicação didática.
Já sou lojista do ramo da papelaria e carimbos, como MEI, tenho uma pequena loja e pretendo, se assim DEUS permitir, abrir meu negócio em um imóvel próprio, residência/comércio.
Eu estava na dúvida se poderia e como transferir minha loja.
O texto explicativo apresentado, foi curto, simples e direto.
Muito bom!
Rosenéa
Obrigada!! Me ajudou bastante!!