Quem aprende como trabalhar com EVA tem sempre uma excelente fonte de renda extra, sem contar a perspectiva de montar um negócio próprio. Mas para isso, é fundamental dominar o material e estimular a criatividade, porque dá para fazer muita coisa bacana e lucrativa.
Pensando nisso, separei algumas sugestões de trabalhos manuais com EVA que podem interessar a você. Acompanhe a leitura e descubra coisas únicas que realmente atendem grandes demandas do mercado. Vamos nessa?
Como trabalhar com EVA: 6 ideias lucrativas e diferenciadas
Uma das primeiras perguntas que me fazem é: “o que precisa para trabalhar com EVA?”. Isso porque muita gente tem o dom da criatividade e sabe manusear, mas quase nunca tem o que é preciso.
Geralmente, você precisa de lápis macio, tesouras, cola glitter, tinta acrílica, cola quente, tinta PVA e, claro, EVA de qualidade. A partir disso você já pode aprender como ganhar dinheiro fazendo coisas com EVA.
1. Decoração de festas temáticas com EVA
Toda vez que você sentir aquela falta de direcionamento sobre o que fazer, pense em demandas que não dependem de sazonalidade. Por exemplo, festas de aniversários, casamentos e chá revelação, representam muito bem essas demandas.
Sendo assim, você pode se especializar na produção de enfeites em geral, painéis personalizados e até lembrancinhas infantis. Olha que bacana, batizados são ótimas oportunidades para faturar bem, pois as pessoas não medem esforços.
Exemplos de projetos com EVA temáticos
- Painel personalizado: crie um painel com o nome do aniversariante ou do casal prestes a casar. Incorpore elementos característicos de festividades, como personagens ou mensagens únicas.
- Centros de mesas temáticos: o centro de mesa personalizado chama a atenção e agrega muito ao design. Então, combine o tema com o restante da decoração e capriche nas cores e texturas.
- Lembrancinhas interativas: se for um aniversário infantil, faça lembrancinhas de animaizinhos interativos. Agora, para casamento, por exemplo, um broche de EVA fica a coisa mais linda.
Abaixo você encontra duas ideias incríveis para despertar sua criatividade:
2. Acessórios Fashion com EVA
Quando eu falo em ideias de EVA para acessórios fashion, me refiro ao incremento de acessórios comprados. Sabe aquela bela tiara que toda jovem se sente uma princesa quando põe na cabeça? Ou quem sabe modernas pulseiras e brincos?
Só para ilustrar, uma vez eu vi no shopping uma loja especializada em bolsas, vendendo modelos finalizados com EVA. Porém, não é qualquer EVA e muito menos qualquer detalhe, tem que ser realmente único e chamativo.
Falando em tiaras, você pode experimentar modelinhos em flores 3D, para dar um toque de sofisticação. Nos brincos, combine estampas e texturas apelativas, de modo que as clientes possam combinar com seu estilo.
3. Quadros decorativos feitos com EVA
Atualmente, existe um mercado que está em plena expansão, estou falando do trabalho de “Print on Demand”. Esse modelo de negócios viabiliza a produção de itens, acessórios e produtos personalizados, mas sem a necessidade de estoques.
Pegue, por exemplo, essas impressões atuais de quadros customizados, certo? Então, a pessoa personaliza e solicita a impressão, que acontece logo após o pedido. Simples assim, ela recebe o quadro prontinho em casa.
Tudo bem, mas como tudo isso se relaciona com o EVA? Bem, de muitas maneiras que podem alavancar suas vendas. A mais simples delas é criar molduras em EVA, mas é possível ir além ao dar vida à decoração de ambiente incomparáveis.
- Quadros tridimensionais com temas específicos ou a escolha do cliente.
- Dá para explorar paisagens abstratas ou capturar cenários reais.
- É possível trazer personagens e figuras conhecidas.
- Um nicho em alta são os quadros com mensagens e frases inspiradoras.
- Outro segmento com alta fidelização é o dos Pets, aposte nisso.
Não vou negar, aqui é preciso ter aptidão e dom para a coisa, mas o mercado é amplo e pouco explorado, ainda. Dá uma conferida neste vídeo:
4. Brinquedos educativos e personalizados
Você já parou para pensar na quantidade de crianças brasileiras? Não? Aqui vai um dado do IBGE: “o instituto registrou mais de 40 milhões de crianças entre 0 e 14 anos no Brasil em 2022”. Naturalmente, você considerará crianças em desenvolvimento.
Nesse contexto, os brinquedos educativos têm um peso vital na evolução cognitiva das crianças. Por que não aproveitar essa oportunidade para produzir brinquedos educativos feitos a partir de EVA?
O bacana é que você pode criar quebra-cabeças, tabuleiros educativos a partir de temas específicos, jogos de encaixar peças e demais passatempos para melhorar a coordenação e o aprendizado. Contudo, a segurança deve ser redobrada, tanto nos materiais quanto na qualidade do EVA.
5. Capas personalizadas para cadernos e livros
Quando eu aprendi como trabalhar com EVA, a primeira coisa que pensei – ainda bem que pensei – foi trabalhar com capas personalizadas. Primeiro eu foquei no público evangélico, onde eu fazia capas com muito carinho e dedicação.
O pessoal adorava e eu tinha até encomendas, porém, a partir disso comecei a notar uma demanda que poderia ser ampliada. Na época, eu fechei parceria com uma papelaria da cidade, eles vendiam produtos customizados e eu ganhava muito dinheiro.
De acordo com o aumento da demanda, eu evoluí minha técnica e passei a criar cadernos, agendas, planners e a personalizar livros. Tudo feito com o melhor do EVA, então, posso garantir que tem muita procura e pouca oferta!
6. Organizadores de ambientes exclusivos com EVA
A última sugestão da lista envolve muitas técnicas com EVA, que são os organizadores. Mas uma coisa que eu adianto: não se limite apenas aos organizadores de roupas. Afinal, existem incontáveis tipos de organizadores, como:
- Organizador de gavetas
- Porta-trecos
- Suportes e porta-objetos
- Capas protetoras para eletrônicos
- Porta-documentos, pastas e valises
- Caixas organizadoras
- Suportes para cozinha, como porta-condimentos
O mais interessante de se especializar nesse produto, é que falamos de itens de valor agregado, logo, mais lucratividade e retorno, veja alguns exemplos:
Agora você sabe como trabalhar com EVA e ganhar dinheiro
Tão importante quanto aprender a trabalhar com EVA, é considerar tudo que decorre dessa arte. Em outras palavras, suas habilidades natas podem ser únicas, mas o tipo de EVA e os utensílios utilizados impactam no resultado do trabalho.
Portanto, invista em EVA de altíssima qualidade, produza cortes profissionais e alie moldes para flexibilizar o trabalho. Além disso, use apenas colas apropriadas, dê sua finesse nos acabamentos e, acima de tudo, reutilize sobras de EVA.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com os amigos e até a próxima!
3 comentários
Cristiani
Gostei das dicas,ajudou muito. Parabéns e continue a nos ajudar.
Marina Moretti
Acho que deveria ter um vídeo explicando
Carlos
Gostei das dicas do artigo, aguardo mais dicas como estas. Para quem está começando agora, são dicas de muito valor. Parabéns!!!