Como tirar fotos de óculos para vender? 5 dicas de sucesso!

Publicado por Lidia Massari em 27 de fevereiro de 2022

Acessório para uns e item indispensável para outros, os óculos representam vendas consolidadas, mas você precisa saber como tirar fotos de óculos para vender ao público certo.

Considere primeiramente que o cliente não terá contato com o produto, ou seja, ele precisa saber exatamente como ficará no rosto, tudo através dos detalhes, realismo da reprodução e alta qualidade. Confira as dicas que separei para ajudar você!

Como tirar fotos de óculos para vender em 5 dicas de sucesso

1. O cenário é o fator principal a se considerar

Costumo dizer que existem dois tipos de fotos que você precisa considerar na hora de preparar os álbuns:

  • Foto individual do produto, em fundo branco e focada nos detalhes.
  • Foto de divulgação nos canais de venda da marca em que o produto está sendo usado em ambientes planejados.

A foto individual é aquela que encontramos nos sites de vendas, em que apenas os óculos são mostrados. Geralmente temos um fundo branco, iluminação controlada e nitidez dos detalhes.

Nesse contexto, é ideal fazer 3 fotos: de frente, de lado e com ângulo de 45°. Afinal, essa é a imagem que ajuda o cliente a entender aquela armação tem bom encaixe e se o design é o que ele procura de fato.

Portanto, essa é a foto base, é o alicerce para você começar a vender óculos pela internet, em especial no e-commerce especializado.

DICA EXTRA: não é necessário investir no melhor fundo infinito do mercado, mas tenha algo que possa dar profundidade “infinita”, elemento que ajuda muito a destacar apenas os detalhes dos óculos!

2. A importância de mesclar diferentes tipos de fotos

Acima temos a imagem padrão que auxilia o consumidor e que funciona como o ponto em que ele toma a decisão de compra.

Já por outro lado, é essencial ponderar que somente essa foto comercial não atrai o potencial máximo de clientes. E para isso utilizamos aquele modelo de imagem em que seu produto é apresentado ao cliente com o uso prático.

Aqui consideramos as fotos veiculadas nas redes sociais, nas campanhas de anúncios estratégicos e possivelmente nas buscas do Google. Em resumo, considere ambientações como:

  1. Profissional usando os óculos em ambientes urbanos, para modelos clássicos.
  2. Utilização de modelos esportivos em cenários mais radicais e coerentes ao público.
  3. Utilização de armações coloridas inseridas em rotinas diárias, como universidades e no trabalho.

A ideia, portanto, é conseguir alinhar essa arte estratégica que, veiculada nos canais de comunicação certos, é capaz de chamar a atenção de uma audiência específica.

Em seguida, os clientes em potencial que enxergam valor no seu produto, vão até ao seu site e aí sim podem basear suas escolhas através das fotos detalhadas sobre cada modelo!

3. O ângulo dos óculos influencia bastante no resultado

Agora que você entende um pouco mais sobre a finalidade de cada foto, é importante falarmos também sobre os ângulos. Fotógrafos profissionais aconselham as pessoas a usarem angulação de 45°.

A probabilidade de captar os principais detalhes, texturas e linhas da armação aumenta significativamente. Além disso, é uma posição em que os reflexos da lente diminuem, a fim de não atrapalhar ou prejudicar a transparência necessária.

Porém, se você for utilizar profissionais para posar com os óculos, pode ser interessante seguir alguns direcionamentos, como:

  • A cabeça deve estar levemente virada para o sentido oposto da câmera.
  • Para fotos frontais, dê uma leve abaixada nas lentes, encarando a câmera, especialmente em óculos de sol
  • Já em montagens com cenários, tire as fotos pegando sempre as pessoas em 45°, pois ajuda o consumidor no momento da compra!

4. Óculos certos para cada formato de rosto

como tirar fotos de óculos para vender

“Ah, mas tenho seguido os conselhos e parece que minhas fotos não estão ficando boas”. Como sempre digo, para tudo há solução, e abaixo você verá um comparativo de como conciliar os óculos certos nos diferentes formatos de rostos:

  1. Rosto redondo: as melhores armações aqui são as quadradas e retangulares.
  2. Rosto triangular: para “quebrar” o marcante formato triangular, use os estilos aviador e gatinho (quinas projetadas para cima).
  3. Formato quadrado: alie óculos arredondados e ovalados para faces quadradas, principalmente em homens.
  4. Rosto oval: por último, em rostos ovalados, o ideal é combinar armações retangulares ou arredondadas.

Seguindo essas diretrizes simples, você consegue extrair mais resultado, deixando as fotos condizentes com o público alvo de cada armação!

5. Invista nos equipamentos certos para ter fotos profissionais

Quando o assunto é fotografar roupas para vender, por exemplo, não há tanta necessidade de dispor de equipamentos e acessórios profissionais. Na realidade, basta uma boa luz natural para fazer fotos maravilhosas.

Só que com a venda de óculos a conversa pode tomar um rumo diferente. Dessa maneira, minha sugestão de ouro é para investir sempre nas melhores ferramentas para trabalhar, tais como:

  • Câmera de alta resolução com recursos modernos para focar nos mínimos detalhes dos óculos.
  • Tripé resistente e com estabilidade ideal.
  • Softbox com LED e proteção para ter a iluminação desejada.
  • Refletores para combinar com o softbox, de modo que passe apenas a luz necessária.
  • Fundo infinito branco, sem amassados ou dobras, para não dificultar o pós-produção, ou seja, na hora de editar.

Um truque valioso é sempre usar uma outra parte branca na lateral dos óculos, pois a luz projetada reflete e evidencia detalhes como marca da armação e design exato das pernas! Se você ficou com dúvidas nessa etapa, vou deixar um vídeo:

DICA EXTRA: como controlar o reflexo das fotos de óculos para vender

Uma das grandes dificuldades em fotografar óculos, é que os reflexos insistem em aparecer. Muitas vezes você pode até mesmo virar a armação, mas os reflexos vão estar lá.

Nesse sentido, minha única observação é para caprichar na configuração da iluminação e fundo infinito. “Ah, mas mesmo assim um cantinho na lente ainda pegou uma parte escura do cenário”.

Quando acontecer isso, posicione mais um pedaço de cartolina ou papelão branco até “esconder” a parte escura e vá tirando fotos. Mesmo porque ao final do processo e na etapa de tratamento é viável reduzir grande parte desses “defeitos”!

Óculos de grau: quais cuidados tomar ao tirar fotos?

Essa última dica deixei em separado justamente por se tratar de um tópico muito importante, que são os óculos de grau. Mais do que nunca o cliente deve ser capaz de ver detalhes da armação, pois passará no mínimo 1 ano todo usando diariamente.

Dessa forma, é uma compra que acontece somente com total segurança. Por isso digo que investir nos equipamentos certos, como o fundo infinito e iluminação contribui para fotos mais limpas e de alto contraste.

Inclusive, não esqueça de fotografar a parte interna, que é onde fica a dobradiça das pernas e as características do fabricante. Isso é muito valioso para quem depende dos óculos para tudo.

Conseguiu se especializar em como tirar fotos de óculos para vender? Agora é só estabelecer sua presença digital, ter boas estratégias e vender produtos de qualidade, a vitória chega com o tempo!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para ajudar outras pessoas e até a próxima!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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