Como ser um distribuidor de produtos pet? Abra sua distribuidora!

Publicado por Lidia Massari em 16 de janeiro de 2024

O setor pet brasileiro ocupa hoje a terceira posição em faturamento no mercado global, e devido ao sucesso, cada vez mais empreendedores querem aprender como ser um distribuidor de produtos pet, para aproveitar a tendência.

Dentre etapas fundamentais como pesquisa de mercado, planejamento de negócios, legalização e escolha de fornecedores, o direcionamento comercial assertivo é o ponto chave. Então, acompanhe óticas dicas e saiba como começar no mercado pet!

Como ser um distribuidor de produtos pet de sucesso? 7 passos para abrir sua distribuidora

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A abertura de uma distribuidora é similar a basicamente todo comércio convencional. Isso quer dizer que você deverá realizar uma ampla pesquisa de mercado, planejar as etapas de implementação e a taxa de crescimento, além de identificar as melhores parcerias comerciais para seu negócio.

1. Entenda a importância de pesquisar o mercado e planejar o negócio

A pesquisa de mercado costuma ser uma das coisas que novos empreendedores mais negligenciam, isso quando simplesmente deixam de fazer. Do ponto de vista profissional, é um erro grave que coloca o negócio em risco antes mesmo de iniciar.

Acontece que a pesquisa é imprescindível para destacar oportunidades na atuação da distribuidora, como:

  • Identificar as necessidades do mercado local.
  • Número de concorrentes e a oferta atual.
  • Tendências regionais e nacionais do segmento.
  • Adaptação do modelo de negócio à demanda real.

Quando você não tem esse tipo de informação, fica fácil começar às escuras, o que diminui drasticamente as chances de sucesso. Depois da pesquisa, o planejamento de negócios é o alicerce da distribuidora, e mais, é a sua bússola estratégica.

Aqui você estabelece sua visão de empreendedor, a missão da empresa e a definição do perfil ideal de público-alvo. Inclusive, é o momento de começar a pensar nas estratégias de marketing, especialmente campanhas pagas, para dizer ao mercado: “olha, chegamos para fazer a diferença”, compreende?

DICA ESTRATÉGICA: no mundo dos negócios existe uma técnica de planejamento estratégica que se chama Análise SWOT. Recomendo você pesquisar sobre, mas o conceito envolve: identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que fazem parte da concorrência do segmento!

2. A legalização é parte vital de uma distribuidora

A segunda preocupação, e a mais burocrática, diga-se de passagem, é a legalização da distribuidora. E posso adiantar, esta é uma etapa que requer foco total, pois pode exigir diferentes licenças e o alvará de funcionamento.

Por exemplo, se você comercializa rações e produtos veterinários, como medicamentos, há licenças específicas que você deve obter. Minha sugestão é procurar ajuda especializada, como um contador, para determinar a estrutura legal e o registro.

Potenciais exigências para abrir uma distribuidora de produtos pet

  • Solicite à prefeitura a consulta comercial para verificar a viabilidade de abertura do negócio.
  • Dirija-se à Junta Comercial da região para efetuar o registro da marca.
  • Escolha entre os regimes tributários MEI (Microempreendedor Individual) ou Simples Nacional, para sociedade simples.
  • A Inscrição Estadual é fundamental para você pagar os impostos devidos à Receita Federal.
  • Obtenha o Alvará de Licença na prefeitura, documento que permite o funcionamento, ele é obtido após inspeção da Vigilância Sanitária.

3. Fornecedores e parcerias estratégicas

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Uma vez que você passa pela burocracia, é o momento de começar a sonhar de verdade com o negócio. Toda distribuidora de sucesso deve trabalhar com os melhores fornecedores de produtos pet, concorda?

Olha que interessante, se você fez uma boa pesquisa de mercado, certamente você sabe exatamente o que precisa revender. Então, se torna mais simples encontrar um fornecedor que atenda suas necessidades com produtos de qualidade e variedade.

Como escolher um fornecedor de produtos pet para uma distribuidora?

  • Analise o histórico e a reputação do fornecedor, principalmente no universo digital.
  • Tenha pleno conhecimento sobre a qualidade dos produtos, facilidade para troca e reposição dos produtos.
  • Faça uma avaliação profunda e veja se o fornecedor tem a devida legalização para funcionar.
  • Avalie se os preços são competitivos e se as formas de pagamento simplificam o trabalho.
  • Peça detalhes sobre prazos de entrega e questione a viabilidade de pedidos de urgência, caso precise repor estoque rapidamente.

Atualmente, você encontra diversos fornecedores atacadistas, como: AtacaPet, My Pet Brasil, Furacão Pet e Petix. Acesse e conheça as propostas, alguns são especializados na venda para distribuidores. Porém, é essencial aplicar uma análise ampla quanto à confiabilidade.

BÔNUS: dentre os produtos pet mais vendidos, posso destacar as rações, produtos de alimentação específica, itens de uso veterinário, medicações, higiene e beleza, brinquedos e acessórios. Aliás, produtos para o ambiente residencial, como caminhas e apetrechos de luxo estão em alta!

4. Armazenamento e cadeia logística

O armazenamento do estoque não é apenas uma questão de conseguir acomodar a mercadoria. É primordial dispor de espaço suficiente para estocar cada produto específico, como rações (alimentos perecíveis), medicamentos e insumos.

A vigilância sanitária é rígida quanto a isso, e se antecipar à obrigatoriedade é um ponto positivo para o negócio. Trabalhe com organização e mapeie seu estoque nos mínimos detalhes, isso garante um fluxo de vendas perfeito.

Quanto à logística, você pode terceirizar com uma empresa referência para baratear o custeio do seu processo de entrega e transporte. Alguns fornecedores possuem frota própria para oferecer comodidade e previsibilidade nas encomendas.

5. É necessário investir em um sistema de gestão comercial?

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Sim, na minha opinião, o software de gestão é um investimento indispensável que ajuda você a tomar decisões estratégicas. Muita gente associa o sistema somente ao controle de estoque, mas um software completo é responsável por:

  • Ampliar a segurança no armazenamento e gerenciamento dos dados, especialmente dos clientes e colaboradores.
  • Acelerar a operação diária e estimular a produtividade, já que a automatização elimina processos manuais.
  • Fornece amplo panorama das finanças, como gastos e contas a pagar.
  • Ajuda você a compreender a produtividade da equipe e as tendências de comportamento dos clientes.
  • Simplifica a gestão de estoque, fator imprescindível para o sucesso da distribuidora.

6. Defina os canais de distribuição ideais para sua empresa

A escolha dos melhores canais de distribuição está diretamente ligada ao planejamento comercial inicial. A partir disso, você saberá o que é melhor para seu comércio.

Seja com a venda direta aos pet shops, venda direta ao consumidor e até como fornecedor para e-commerces, ajuste sua oferta. O ideal é trabalhar margens de preços exclusivas para cada público, isso faz toda diferença no faturamento mensal.

7. Quanto custa montar uma distribuidora de produtos pet?

O investimento para ser distribuidor de produtos no mercado pet se altera com facilidade. Primeiro, há o custo com a legalização que varia conforme o estado, depois, o aluguel e a caução impactam no montante inicial.

Contudo, o que pesa de verdade é a compra do estoque inicial, que costuma exigir valores elevados. Por isso é tão importante saber o que vender, para quem vender e em que quantidade, daí você gasta só o necessário.

Em vista de tudo isso, mais os fundos para marketing, treinamento da equipe e evolução contínua, a estimativa de investimento base fica na casa dos R$40.000,00 a R$50.000,00. Porém, o gasto pode passar de R$100.000,00, conforme estrutura o estoque, investe em sistemas de gestão e destina mais recursos à divulgação.

Acredita que aprendeu tudo sobre como ser um distribuidor de produtos pet? É um mercado em constante expansão, mas que ao mesmo tempo, cobra um preço alto dos empreendedores, que é o planejamento comercial.

Dedique tempo no alicerce da empresa e garanta um lugar ao sol, boa sorte. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas e até a próxima!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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