Como montar uma rádio

Publicado por Jéssica Trabuco em 27 de junho de 2020

Dá para montar uma rádio com menos de R$50 mil, dentro de casa e com poucos colaboradores. Se quiser investir na estrutura tradicional será preciso um investimento maior e concessão do governo. 

Ao contrário do que muitos acham a rádio é considerada o meio de comunicação mais confiável pelo brasileiro e tem muito potencial para quem quer empreender. 

Abaixo eu trago um guia completo com todas as informações que você precisa para tirar o seu projeto do papel e transformá-lo em realidade:

Conheça o mercado de rádio no Brasil


como montar uma rádio

Muita gente acha que o rádio morreu por causa da internet, assim como diziam na época da televisão, mas a realidade é muito diferente disso. 

De acordo com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), 92% dos adultos conectados escutam rádio off-line e esse é o meio mais confiável dos brasileiros – 64% da população confia mais no que é dito nessa mídia em comparação a todas as outras. 

O arquivo ainda mostra que cada ouvinte passa cerca de quatro horas e meia por dia escutando rádio e que os locais mais comuns de consumo são:

  • 84% no rádio;
  • 20% no celular;
  • 4% em outros equipamentos;
  • 3% no computador.

Detalhe: Um em cada quatro ouvintes escutam rádio no carro!

Todas essas informações só deixam claro o poder que essa mídia tem e ainda te deixa algumas pistas de como utilizá-la da maneira mais eficiente possível. 

Defina o tipo de rádio que vai montar


Escolher entre os tipos de rádio que vai montar é essencial porque os documentos necessários para legalização dependem disso e o público alvo também.

Por isso é muito importante analisar o mercado e entender o tipo de rádio que mais se adéqua ao seu perfil e aos seus objetivos não só profissionais, mas também pessoais. Trabalhar com algo que você tem intimidade e paixão faz toda a diferença.

Sendo um veículo de comunicação transmitido por meio de ondas AM ou FM ou pela internet, existem pelo menos três tipos de rádio que você poderá montar:

Rádio Educativa

Toda a programação precisa ser totalmente voltada para fins educativos. Nessa formatação é possível fechar parceria com o Governo Municipal ou Estadual, e até com empresas e organizações da sociedade civil.

Rádio comunitária

O objetivo desse tipo de rádio é atender a comunidade de todas as maneiras possíveis. Entre seus aspectos mais comuns estão: 

  • Valorização da cultura local;
  • Denúncia;
  • Atendimento beneficente à comunidade;
  • Divulgação de informações de interesse público;
  • Cobrança às autoridades por melhorias locais.

Rádio comercial

A rádio comercial é a mais comum e une informação e entretenimento. Algumas podem ser só voltadas para jornalismo, enquanto outras podem ser somente ligadas a músicas e programas mais descontraídos. Tem também as que unem as duas coisas.

Conheça detalhes importantes sobre a legalização do negócio


O processo de legalização de uma rádio vai variar de acordo com o tipo dela e já posso te adiantar que as que trabalham na internet são muito mais simples e fáceis de formalizar. 

Independente de qual seja o seu caminho, acho que é importante contar com a ajuda de um escritório de contabilidade. 

Veja abaixo algumas das coisas que precisará resolver de acordo com o tipo de rádio que vai montar:

Para montar uma rádio comunitária ou educativa

Nesses dois casos você vai precisar de um outorga de rádio, comunitário ou educativa, concedida pelo Presidente da República, o que acaba dificultando um pouco o processo. 

Será preciso encaminhar para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação um formulário demonstrando seu interesse em instalar esse tipo de negócio. 

Se o seu município tiver autorização para prestar o serviço, será necessário apresentar alguns documentos, como:

  • Uma declaração (assinada por todos os diretores) que comprova o comprometimento do estabelecimento em cumprir todas as normas estabelecidas pelo Governo Federal;
  • Prova de que todos os diretores são maiores de idade e brasileiros (ou naturalizados);
  • Comprovante de inscrição do CNPJ.

Os documentos serão analisados e o Ministério deverá definir se vai aprovar ou não a sua proposta. 

Para montar uma rádio comercial

Assim como qualquer empresa, você deverá registrar a sua marca, ter um CNPJ, Inscrição Estadual e Contrato Social. É só depois disso que você irá atrás de uma Licitação Pública – que é divulgada pelo Ministério das Comunicações. 

Depois de mostrar seu interesse, você terá 60 dias para apresentação. O processo é concorrido porque já existem muitas emissoras no Brasil e por isso o processo de aprovação é feito por meio de concorrência. Quem consegue a licença tem a segurança de pelo menos 10 anos.

Para uma Web Rádio

Tudo que você precisa, nessa situação, é abrir uma empresa como qualquer outro empreendedor. Também é preciso contratar um bom serviço de hospedagem para dar suporte às suas transmissões sem quedas ou travamentos. 

Faça o seu planejamento


Já sabendo o caminho que quer seguir com a sua rádio e entendendo as questões legais que terá que resolver, é hora de sentar e começar a se planejar para saber exatamente o que fazer primeiro até alcançar o seu objetivo. 

Coloque no papel o público que quer atingir, a programação que quer ter, os equipamentos que terá que adquirir e até mesmo quanto tem para investir. A partir de todos esses dados, veja como pode utilizar melhor o seu recurso. 

Com um bom planejamento você consegue saber o passo a passo que deve seguir para ter mais segurança e organização com o seu negócio. 

Escolha a melhor localização para a sua rádio


Existem pelo menos duas situações sobre a localização ideal para uma rádio:

No caso de uma web rádio

Se você quer abrir rádio web poderá fazer isso em sua própria casa ou em uma sala comercial. Não há muitas especificações sobre isso, o importante é que haja isolação acústica, de resto, procurar um local que seja de melhor mobilidade é uma boa opção. 

Também é importante pensar nas questões financeiras, se instale em um local que caiba no seu orçamento e permita que você trabalhe bem.

No caso de uma rádio comum

Nesse caso a instalação não poderá ser feita em uma casa, o alvará de funcionamento não permite isso. 

É importante que seja um local onde os sinais de rádio são melhores, então dê prioridade a uma localidade onde a torre de transmissão tenha um bom funcionamento. 

Se você for até a Prefeitura da sua cidade poderá encontrará quais as regiões recomendadas para instalação desse tipo de negócio. 

Cuidado na hora de pensar na sua equipe


Será necessário contar, principalmente, com uma equipe de profissionais de comunicação. 

Contratar radialistas e jornalistas é essencial para o melhor funcionamento da sua rádio. Eles desempenharão o papel de operadores de áudio, repórteres, redatores, locutores e editores.

Além disso, também pode ser necessário ter profissionais de área administrativa e receptiva. Será preciso contratar um programador musical que vai ser o responsável pela programação musical da rádio.

É bom lembrar que o tipo de profissional contratado vai influenciar bastante o sucesso do seu negócio, por isso tenha muito cuidado com essa questão. Pessoas carismáticas e com uma boa relação com o público devem ser sua prioridade.

Entenda a estrutura básica


rádio online

A estrutura básica de uma rádio tradicional é composta, normalmente de:

Estúdio

Precisa ter um sistema operacionalizado para que o som externo não entre na parte interna. É preciso também que haja uma ótima qualidade de som. 

Ele precisa ser envolto por paredes de vidro e é dividido por:

  • Gaiola de locução (que precisa de isolamento acústico, carpete, mesas, microfones, telefones e iluminação com filamentos);
  • Cabine de controle técnico (que precisa estar de frente para a gaiola de locução e precisa estar bem ventilada e ter iluminação em filamentos. Nessa cabine não é necessário ter isolamento acústico).

Obs.: Longe da gaiola de locução e da cabine de controle precisa estar o abrigo do transmissor, para que não haja interferências de som.

Estrutura geral

  • Sala de reunião de pauta;
  • Recepção;
  • Copa;
  • Banheiros;
  • Redação.

No caso da Web Rádio

Muita gente consegue montar a estrutura para a rádio online em um quarto em casa mesmo. É preciso se preocupar com o isolamento acústico, com a qualidade da internet, do computador e do microfone.

Alguns dos equipamentos que você vai precisar


Os equipamentos vão variar de acordo com o tipo de rádio e também com o tamanho do projeto que pretende montar.

Abaixo eu trouxe uma lista básica de itens que são essenciais para o bom funcionamento do negócio, veja: 

  • A mesa de som ou o mixer: é o equipamento central e básico para montar uma rádio. Ele é responsável por ligar as diferentes fontes de som, como microfone e computador. É importante que tenha ligação com linha telefônica, para possibilitar o recebimento de ligações no ar;
  • Computador com um ótimo processamento, para fazer toda a edição – É com o computador que você fará quase todas as funções da sua rádio;
  • Um ótimo software de automatização de rádio;
  • Investir nos melhores microfones é ponto forte para montar a rádio e evitar ruídos na programação;
  • Equipamento de monitoramento para acompanhar a programação e ver a sua qualidade;
  • Caixas de som e alto-falantes;
  • Fones de ouvido com ótima qualidade;
  • Sintonizador digital e estéreo para monitoração;
  • Transmissor FM homologado;
  • Antena calibrada;
  • Transmissor e antena;
  • Processadora de linhas (ONIX MM-800).

Dê atenção a parte comercial da sua rádio


Não adianta aprender a montar uma rádio na parte estrutural sem dar atenção a parte comercial do negócio – que é o que vai gerar lucro para o empreendimento e dar fôlego para continuar crescendo. 

As formas mais comuns de rentabilidade de um negócio como esses são os anúncios e patrocínios. 

Os preços serão variados de acordo com o horário e duração que será disponível e para isso você precisa medir a programação semanal por um programa de ibope. De início você poderá estabelecer preços padronizados por tempo determinado e aos poucos ir alterando.

Para que esse setor funcione bem, é muito importante criar uma equipe que cuide só da prospecção de clientes e parceiros. 

Monte uma boa estratégia de divulgação


Qualquer rádio do país trabalha muito com a divulgação. Isso é fundamental para chamar a atenção de novos ouvintes e existem várias maneiras de conseguir isso:

  • Anúncios pagos em sites, no Facebook, Instagram ou Google Ads;
  • Parceria com influenciadores do seu público alvo;
  • Perfis ativos em redes sociais (principalmente Instagram e Twitter);
  • Propagandas em outras rádios e até na televisão;
  • Outdoor.

Entenda quanto precisa investir


como montar uma rádio comunitária

O valor do investimento dependerá muito da estrutura e do tamanho da sua rádio, mas fazendo uma simulação, para que uma rádio pequena funcione, é necessário ter pelo menos um capital de R$50 mil. 

Esse valor ajudará você a conseguir o local adequado e equipar com todo o material necessário para o funcionamento.

No caso de uma rádio online o valor pode ser muito menor. Algumas pessoas conseguem começar com tudo que tem disponível, mas acredito que para ter qualidade, algo em torno de R$5 mil a R$10 mil já é suficiente. 

Coloque a sua rádio para funcionar!


Agora que já sabe como montar uma rádio, o que você fará? Espero que o artigo tenha te ajudado e inspirado e que corra atrás do seu sonho. 

Desejo desde já muito sucesso e boa sorte para você!

------ Escolha um dos negócios ------
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

2 comentários

Deixe o seu comentário