Como montar uma loja de cortinas e persianas

Publicado por Jéssica Trabuco em 21 de outubro de 2016

Montar uma loja de cortinas e persianas é um ótimo negócio para quem não tem como investir muito e para quem quer obter retorno rápido.

É necessário um espaço com 60 m², em média, e um investimento na faixa dos R$ 50 mil Reais. Além disso é preciso ter bons fornecedores de cortinas para começar vender.

O segmento de decoração de casa é um dos maiores e mais bem rentáveis da atualidade. Apesar da crise, os artigos decorativos são essenciais para um ambiente confortável, bonito e com privacidade.

O que torna esse negócio um sucesso é que cortinas e persianas passam da utilidade para se tornarem objeto de desejo principalmente das mulheres. Você pode ser um revendedor, sem precisar comprar produtos e isso fará com que você tenha dinheiro sobrando para investir na montagem da própria loja.

1. Local para montar uma loja de cortinas e persianas


como montar uma loja de cortinas e persianas

Alguns pontos precisam ser levados em conta quando você for escolher o local para montar a sua loja de cortinas e persianas. O primeiro fator a ser considerado é o população. É muito importante que o local tenha acesso a pessoas, para que o fluxo da loja seja crescente e você tenha maior alcance.

Outra coisa que é importante considerar é a condição financeira do público na região. Hoje em dia ter cortinas e persianas passou a ser luxo e é muito mais provável que você tenha sucesso em uma localidade mais nobre.

Também é importante considerar a sua concorrência. Quanto mais concorrência mais difícil fica para você ter maior fluxo de venda. Procure locais onde você possa trabalhar mais intensamente com suas vendas.

Obs.: O quesito de concorrência precisa ser levado em conta mas não pode desanimar a sua montagem da loja. Caso o local seja amplo e com uma população com condições financeiras boas, você pode estudar maneiras diferentes de atração e ainda assim conseguir não só entrar no mercado como se estabelecer.

2. Invista no Instagram


Pode parecer estranho, mas essa dica é excelente para você que quer montar uma loja de cortinas e persianas. O Instagram é a rede social mais efetiva para setores de venda de produtos de decoração, porque a sua principal ferramenta é a imagem!

Invista em fotos bonitas e criativas dos seus produtos e crie conteúdos para solucionar o problema dos seus clientes. Utilizando as famosas hashtags (#) você pode alcançar um público específico que já compra esse tipo de produto pela internet.

Além disso, é possível fazer campanhas publicitárias com anúncios inteligentes e fotos chamativas segmentando o seu público ao máximo. Os resultados desse tipo de divulgação é muito efetivo e todas as empresas grandes de artigos de decoração já utilizam desse artifício. Você também poderá fazer sorteios e publicar promoções.

3. Outras formas de divulgação da sua loja de cortinas e persianas


Além do Instagram, que será uma ferramenta poderosa, você precisa divulgar seus produtos de outras formas. O investimento em panfletos bem elaborados e distribuídos em locais estratégicos, stands em alguns novos condomínios (com demonstração de produtos) e parceria com arquitetos e decoradores.

A importância da parceria com arquitetos e decoradores

Fazer parceria com esses profissionais é uma ótima sacada. Normalmente quem está reformando recebe todas as orientações, inclusive de compra, do arquiteto e decorador.

Faça parceria com eles, dando uma porcentagem do valor vendido, uma espécie de comissão. Assim ele se sentirá atraído a indicar a sua loja e você ganhará mais clientes em potencial.

4. Contrate funcionários para a loja


Isso vai depender muito do tamanho da sua loja, mas no geral, em um novo estabelecimento, você e mais um funcionário que atenda o cliente e realize as vendas é suficiente. Você também poderá começando o negócio atendendo o cliente e administrando financeiramente.

É importante que você pense em maneiras de entregar o produto e de instalar. É muito interessante quando o cliente consegue não só comprar, mas receber e ter o produto instalado a partir dos serviços de uma só empresa.

Esses serviços podem ser contratados de forma terceirizada. Procure profissionais experientes na área que já tenham conhecimento em todo o processo e que tenham tato no trato com o cliente. Isso é essencial para a sua loja.

loja de cortinas e persianas

5. Investimento para montar uma loja de cortinas e persianas


O investimento necessário para abrir a loja dependerá muito do porte do seu negócio. Com a parte de equipamentos e produtos você gasta pouco, já que as cortinas e persianas serão revendidas, e o material necessário é basicamente o de escritório (computador, multifuncional, cadeiras, pastas).

Será preciso investir, no entanto, na decoração da sua loja. É preciso que o ambiente seja atrativo e inspire seus clientes a investirem também na decoração da suas casas.

Na loja é necessário haver ambientes onde os produtos serão expostos, fora os catálogos om mais opções. Estima-se que para abrir uma loja pequena de cortinas e persianas, você vai precisar de cerca de R$ 50 mil Reais.

6. Segmente seu público


Quando você se especializa em uma categoria específica dentro do ramo de cortinas e persianas, as suas chances de sucesso financeiro são maiores e você pode se tornar referência comercial em pouco tempo.

O público com mais potencial paga mais caro por um serviço personalizado, por alta tecnologia, por inovação. Comece a estudar os meios mais tecnológicos do setor de cortinas e persianas e invista em divulgação para públicos mais seletos.

Modifique sua forma de apresentação, os produtos utilizados e perceberá em pouco tempo que com fluxo menor de clientes, mas eles tendo potencial, você conseguirá ganhar mais dinheiro e terá tempo livre para realizar outras coisas na sua vida.

É uma conta que traz resultados positivos e vale muito mais à pena do que o atendimento ao público em geral. Monte uma loja de cortinas e persianas especializada em públicos mais seletos e de alto luxo. É uma ótima oportunidade de ganhar muito mais dinheiro com esse tipo de negócio.

7. Agregue valor à sua loja


Mencionamos a pouco a importância de você manter na sua loja outras opções para o cliente. Agregue valor e surpreenda, oferecendo os serviços que ele vai precisar.

Quem compra cortina e persiana precisará da entrega e da instalação. No caso das cortinas, será preciso também oferecer o bastão, as argolas.

Você se destacará das demais lojas de cortinas e persianas quando mostra que o seu interesse maior não é vender e sim atender as necessidades do seu cliente, deixando-o confortável e satisfeito com um serviço completo.

Aos poucos também será possível agregar outros produtos relacionados à decoração na sua loja, tornando um espaço onde o cliente poderá resolver outras questões também. Inove!

8. Invista em um atendimento excelente


Se você quer saber o ponto crucial de como montar uma loja de cortinas e persianas, não esqueça de atender o cliente de forma excelente! No nosso país o atendimento ainda é muito precário e coisas simples que deveriam ser obrigatórias, se tornam ferramentas efetivas de encantamento para o cliente.

Seja cordial, gentil, educado. Escute o cliente e crie um vínculo mais próximo deixando de lado aquela velha imagem de quem só quer vender a todo o custo. Quando o cliente confia no que você diz ele está mais apto a comprar na sua mão.

Leia também: Como montar uma fábrica de cortinas

Mãos à obra


Agora é com você! Após a leitura desse artigo eu tenho certeza que você já está preparado para montar a sua loja. Se preocupe com cada nível no processo tentando manter excelência em tudo.

Montar uma loja de cortinas e persianas é um ótimo negócio e a partir do momento que você utiliza essas ferramentas que mencionamos aqui, as suas chances de sucesso são ainda maiores.

Trabalhe duro, inove e com certeza vai ter uma loja estabilizada que se tornará referência no mercado.

Aproveite e confira também o artigo com ideias de nomes para loja de cortinas que postamos aqui. Ele vai lhe ajudar a encontrar um nome legal para seu novo negócio!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

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