Como montar uma lanchonete natural

Publicado por José Neto em 5 de novembro de 2014

A alta procura por produtos saudáveis a base natural fez com que esse mercado crescesse bastante nos últimos anos e não é difícil encontrar locais para consumir alimentos desse tipo. Mas afinal, que tal aprender como montar uma lanchonete natural?

Sem dúvidas que essa é uma ideia de negócio que poderá causar um tremendo sucesso em sua cidade, principalmente se ainda não existir outros estabelecimentos do tipo. Portanto é possível aproveitar essa grande tendência de mercado para oferecer lanches saudáveis, sucos naturais e uma diversidade de coisas que atendam o seu público alvo com o máximo de eficiência.

O certo é que se você chegou até aqui querendo mais dicas de como montar uma lanchonete natural, saiba que não é tão complicado iniciar nesse ramo.

Porém vai lhe exigir uma boa quantia em dinheiro, visto que as principais lanchonetes do tipo oferecem uma estrutura um pouco sofisticada e em muitos casos os ingredientes para preparar seus lanches, por exemplo, costumam ser um pouco mais caros!

Como montar uma lanchonete natural?


como montar uma lanchonete natural de sucesso

O ideal para esse tipo de negócio é construir uma estrutura realmente aconchegante e que os clientes possam ficar bastante a vontade. Tanto que alguns empreendedores optam por instalar pequenas poltronas com mesas nas paredes laterais, é necessário investir em bons expositores de lanches e muito mais.

De antemão você precisará se preocupar com as questões de localização e instalações internas, sempre visando locais com uma boa circulação de pedestres, que tenha visibilidade, facilidade de acesso e segurança. Portanto o centro comercial ou em bairros próximos ao centro é sempre a melhor opção para lanchonetes de produtos a base natural.

Com relação a parte interna, você poderá se organizar da seguinte maneira:

  • Logo na entrada ficarão as mesas e cadeiras;
  • Mais ao fundo irá ficar o balcão com lanches diversos;
  • Geladeiras e freezers de bebidas;
  • Sua cozinha para preparo dos produtos;
  • E ainda precisará ter 2 banheiros no local.

Então procure se concentrar nesse inicio para encontrar um local adequado para se instalar. Mas antes mesmo de chegar nessa etapa é válido fazer uma pesquisa de mercado para verificar se as pessoas realmente se interessam por esse tipo de alimento. Afinal entrar bem informado é muito importante ao abrir uma nova empresa.

O que vender em uma lanchonete natural?


Eu sei perfeitamente que quando se trata de produtos naturais existe sempre uma grande variedade hoje em dia. Porém quando se vai formar o cardápio de uma lanchonete pode haver algumas dúvidas com relação ao que será disponibilizado para os clientes.

O ideal acima de tudo é você conhecer as preferências das pessoas de sua cidade para melhor atender com produtos de qualidade. Mas para lhe ajudar e ilustrar melhor toda essa situação, eu fiz um resumo com alguns tipos de alimentos para servir em sua lanchonete natural:

  • Sucos e vitaminas;
  • Sobremesas (pedaços de frutas e saladas de frutas);
  • Lanches naturais com frango, atum, peito de peru e outros tipos de lanches;
  • Beirutes de Rosbife, peito de peru e filé de frango;
  • Lanches diversos com pão integral;
  • Bebidas (café expresso, café com leite, chocolate, chá, iogurte, copo de leite, água de coco, chá verde, refrigerantes light, diet ou zero);
  • E muito mais…

Obviamente esses são apenas alguns exemplos básicos do que colocar no cardápio para quem ainda não sabe como montar uma lanchonete natural.

lanchonete natural

Equipamentos e custo para abrir uma lanchonete natural


A maior parte do seu investimento inicial ficará por conta dos equipamentos necessários para o funcionamento da sua lanchonete, tais como: Mesas e cadeiras, expositor para lanches e ingredientes para preparo instantâneo dos lanches, freezers, equipamentos para cozinha, forno, liquidificador, batedeira para preparar a massa de alguns lanches, chapa para lanches e muito mais.

Já se tratando do investimento inicial, você precisará aplicar algo em torno de R$ 30 a R$ 120 mil Reais. Porém esse valor será muito variável e vai depender do estilo da lanchonete, do tamanho, localização e outros fatores não menos importantes.

Além disso, você aplicará dinheiro não só nos equipamentos estruturais, mas também terá que investir na legalização do negócio, decoração da parte interna, precisará separar uma quantia para o capital de giro e ainda contratará funcionários.

Falando nisso, acredito que seja ideal ter entre 2 e 4 atendentes na lanchonete (dependendo do tamanho), assim como 2 pessoas para trabalhar na cozinha, por exemplo.

Vale a pena montar uma lanchonete natural?


Sem dúvida que vale muito a pena apostar nesse tipo de negócio atualmente, pelo simples fato que as pessoas estão consumindo cada vez mais os alimentos a base natural e com isso dá para ter uma clientela bastante grande se você oferecer produtos de qualidade e realmente fidelizar a maior quantidade possível de pessoas.

Sem falar que não existem lanchonetes do tipo em todos os lugares. Portanto aí pode estar a oportunidade que estava faltando para você empreender por conta própria em um negócio inovador e com uma alta tendência de lucratividade.

Acima de tudo eu anseio que todas as dicas e informações destacadas aqui tenham sido de muita utilidade para você nesse inicio de negócio. Desejo muito sucesso e recomendo que siga em frente com sua ideia, planejando tudo de forma bem detalhada e colocando em prática assim que tiver tudo preparado.

Então um forte abraço e até o próximo artigo…

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

2 comentários

Deixe o seu comentário