Hoje vou te ensinar como montar uma indústria têxtil e você verá que esse será apenas o primeiro passo nessa nova jornada. Está pronto? Se esse é o seu objetivo esse texto veio na hora certa!
Você se interessa pelo mercado de moda e costura? Tem interesse em abrir o próprio negócio nessa área tão importante para a economia brasileira? Então chegou a sua vez!
Fique comigo durante toda a leitura e compreenda quais são os pontos mais importantes sobre como montar uma indústria têxtil que tenha condições de se estabelecer e conquistar o seu espaço no mercado.
O mercado brasileiro de moda
O Brasil sempre se destacou em muitas áreas de produção, e na indústria têxtil não é diferente. Nós costumamos exportar muita criatividade quando o assunto é moda, e muitos estilistas brasileiros são profissionais renomados no exterior.
O país, inclusive, figura entre os principais mercados mundiais de moda e é fornecedor e produtor de muitos tecidos utilizados ao redor do globo. É por isso que muitos empreendedores apostam na indústria têxtil na hora de abrir o seu próprio negócio.
E o melhor: como a nossa sociedade vive um momento marcado pela tecnologia e inovação, o mercado de moda e confecção só tem a ganhar com a automação dos processos de produção e a qualificação da mão-de-obra.
Engana-se quem pensa que montar uma indústria têxtil tem a ver apenas com criatividade e talento. Nada disso!
É necessário que o empreendedor conheça o tipo de negócio no qual está entrando, o mercado, as tendências, os equipamentos disponíveis e, principalmente, é fundamental que ele saiba gerir a sua empresa. Afinal, sem gestão, nenhuma indústria pode crescer.
Portanto, se você ama trabalhar com moda, costura e confecção e tem o sonho de abrir uma empresa, fique ligado nas próximas dicas. Ao terminar de ler esse texto, temos certeza de que você estará com mais vontade de começar o seu negócio!
Como montar uma indústria têxtil: Dicas passo a passo
Quer saber como montar uma indústria têxtil e está disposto a dar o seu melhor por isso, de verdade? Então chegou a hora de conferir essas dicas que preparamos especialmente para você.
Lembre-se de pegar papel e caneta e não perder uma só vírgula, hein?! Tenho certeza que se levar esses pontos à sério você terá boas chances.
Então vamos lá?! Acompanhe abaixo:
1. Defina o segmento
A indústria têxtil é ampla e, por isso, você pode trabalhar com diversos segmentos ao mesmo tempo ou optar por focar em apenas um.
Dentro desse universo, podemos citar as principais linhas de confecção de roupas, que são: infantil, juvenil, feminina, masculina, íntima, cama, mesa, banho, praia e uniformes.
A variedade não para por aí. Em cada um desses segmentos, existem diversos tipos de roupas que podem ser confeccionadas para aquele público específico.
Na moda feminina, por exemplo, você pode fabricar roupas sociais, esportivas, casuais, íntimas, praia e muito mais. Viu como o leque de opções é grande?
2. Localização da sua indústria têxtil
A localização de uma empresa, indústria, loja, fábrica ou qualquer outro tipo de negócio é um fator fundamental para o sucesso da empreitada. É por isso que, ao mesmo tempo em que define o segmento no qual irá atuar, você deve pensar onde irá instalar a sua indústria têxtil.
Essa decisão deve levar em consideração alguns fatores importantes, como a facilidade de acesso para os fornecedores, segurança, limpeza, visibilidade, concorrência e perfil dos consumidores que moram ou trabalham na região.
Nesse último ponto, entra a definição do segmento indicada no tópico anterior.
Além do mais, você deve se certificar de que o local possui disponibilidade de serviços essenciais, como água, esgoto, energia elétrica, telefone e internet, os quais serão fundamentais para o pleno funcionamento da sua indústria têxtil.
Outros detalhes relevantes são:
- Um espaço para carga, descarga e estacionamento de veículos;
- Se o local está sujeito a sofrer com problemas como inundações;
- Veja se o imóvel está regularizado;
- Se a sua atividade pode ser exercida ali; e o que mais achar necessário.
Lembre-se: após a escolha do local, não perca tempo e busque ajuda de um contador para registrar a sua empresa na prefeitura ou nos órgãos competentes. Isso é fundamental para começar o seu negócio com o pé direito.
3. Estrutura da indústria
A sua indústria deverá contar com uma área de produção das peças (corte, costura, acabamento, estoque, planejamento, produtos prontos e outras etapas) e outra para o atendimento dos clientes e a venda dos produtos confeccionados.
Deve haver, ainda, um espaço para a administração e o controle financeiro do negócio (contas a pagar ou receber, compras, folhas de pagamentos, cobranças etc.), e outro para as atividades da equipe técnica (desenhos, modelagem, estudos, amostras, entre outros).
Não se esqueça de garantir que o espaço é grande o suficiente para que você possa ampliar o seu negócio com o passar do tempo. Você também pode investir em um refeitório e um espaço para descanso dos funcionários.
4. Compre equipamentos e máquinas
Nesse ponto, vale esclarecer que não importa em qual segmento você escolheu atuar, as máquinas e equipamentos serão basicamente os mesmos.
O que vai mudar mesmo é o sistema de acabamento das peças e a colocação de acessórios.
Se você quer saber como montar uma indústria têxtil, fique ligado no que é necessário para começar:
- Máquinas de costura: overlock, interloc, reta industrial, pespontadeira, refiladora, zig-zag;
- Outras máquinas: de pregar botões e ilhoses, de casear, de fusionar, de travete;
- Galoneira;
- Mesas: caseadeira, de corte, de passar roupas, de abrir costura, de apoio para acabamento, de apoio para embalagem e etiquetagem;
- Ferros a vapor;
- Passadeira a vapor industrial;
- Pespontadoras: de coluna e rápida.
Além destes equipamentos para montar uma indústria têxtil, existem outros voltados especificamente a determinado segmento, como as máquinas para camisaria social ou para camisa de malha.
Você deve pesquisar no mercado de maquinário para indústria têxtil o que se encaixa melhor no seu negócio.
Uma dica importante: se você não dispõe de muito dinheiro para investir inicialmente, pode optar por terceirizar algumas atividades, diminuindo o custo da compra com equipamentos.
Você deve pensar também nos móveis e equipamentos para a área administrativa (escritório) e de vendas: mesas, cadeiras, bancadas, arquivos, computadores, impressoras, telefones etc.
5. Matéria prima
Já que você está em busca de informações sobre como montar uma indústria têxtil, deve saber também quais são as matérias primas necessárias para esse negócio.
Basicamente, você vai precisar de embalagens, tecidos, fios, linhas, acessórios e outros apetrechos, como botões, zíperes e etiquetas. Você encontra esses produtos com facilidade no mercado.
6. Equipe de produção
A equipe de produção é responsável por boa parte do sucesso de uma empresa. Por isso, na hora de montar o seu time de profissionais, tenha certeza de que eles são competentes e experientes.
Você pode ainda oferecer treinamentos e capacitações para que esses colaboradores estejam sempre alinhados aos propósitos da sua indústria.
O número de funcionários irá variar de acordo com o tamanho do seu negócio, mas você deverá contar, basicamente, com:
- Desenhista de moda;
- Estilista;
- Costureiras;
- Cortadeira;
- Auxiliares de acabamento;
- Gerente de produção;
- Passadeiras;
- Vendedores internos e externos;
- Secretária ou auxiliar administrativo;
- Assistente de compras;
- Coordenador de pedidos e entregas.
O estilista pode ou não ser contratado exclusivamente para a sua indústria, o que irá depender do segmento com o qual você irá trabalhar.
Além do mais, o número de costureiras poderá aumentar durante algumas épocas do ano, especialmente em datas comemorativas.
7. Investimento para abrir uma indústria têxtil
Para calcular o investimento total para montar uma indústria têxtil, você deve pesquisar os equipamentos, máquinas e móveis citados anteriormente, bem como outros que julgar necessário ao seu negócio.
Além disso, leve em conta os custos com aluguel, serviços (água, luz, telefone, internet), pagamento de funcionários, compra de matérias primas, marketing, impostos, segurança, assessoria contábil, despesas com vendas e entregas e outros.
8. Divulgação do seu negócio
As peças produzidas por sua indústria têxtil poderão ser vendidas a lojas, representantes, varejistas, ambulantes e até mesmo pela internet. Nesse último caso, vale ressaltar que o meio digital será um ótimo aliado para a divulgação do seu negócio.
Por isso, aposte no uso de redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter etc.), site próprio da marca e blog (este pode conter materiais sobre o universo da moda e confecção, como artigos).
Invista também em panfletos, cartões de visita, anúncio em jornais e revistas locais e patrocínio de eventos. O que vale mesmo é levar a sua marca a diversos lugares!
Leia também: Como montar uma confecção infantil de pequeno porte
Tire o seu sonho do papel!
Não adianta nada saber como montar uma indústria têxtil se você não está disposto a colocar tudo em prática! Você pode sim, basta querer, se dedicar e dar o seu melhor!
Eu desejo que você corra atrás do que sonha, que tire o seu projeto do papel e que não desista nunca!
Então, gostou das nossas dicas sobre como montar uma indústria têxtil? Não espere mais para começar o seu próprio negócio. Com investimento e muito trabalho, você com certeza irá alcançar sucesso!
1 comment
Odete Fernandes
Gostei. Como adquirir as máquinas para montarem a fábrica têxtil?