Como montar uma farmácia de pequeno porte: Passo a passo!

Publicado por Jéssica Trabuco em 22 de julho de 2019

Quer aprender como montar uma farmácia de pequeno porte com pouco dinheiro aí na sua região? Chegou ao lugar certo! A partir de agora você vai conhecer um guia completo com tudo que precisa para começar.

Investir na construção e abertura de uma farmácia é o sonho de muitas pessoas porque é um negócio que tem alta rotatividade e pode render bons faturamentos.

O que talvez você não saiba é que, assim como qualquer empreendimento, existe uma série de pontos que precisam ser analisados e resolvidos antes mesmo de começar a colocar a mão na estrutura.

Infelizmente nem sempre é fácil encontrar esse tipo de informação e foi por isso que criei esse manual para você. Agora vai ser mais fácil entender como montar uma farmácia de pequeno porte.

Fica aqui comigo até o final do texto, aproveita essas informações e corra para colocar todas em prática o quanto antes!

Ter uma farmácia dá dinheiro?


como montar uma farmácia de pequeno porte

A primeira coisa que você precisa ter conhecimento é sobre a forma como esse mercado se apresenta aqui no Brasil.

Para você ter uma ideia, todos os anos são movimentados mais de US$ 60 bilhões! É muito dinheiro. A expectativa é que esse número continue crescendo e mesmo tendo muitas farmácias por aí, ainda existe espaço e brecha para se instalar, trabalhar e ganhar dinheiro.

Além de ter essa visão mais geral, você vai precisar conhecer como é o mercado de onde você quer começar o seu negócio, viu?

Com um bom planejamento e uma estratégia eficaz de trabalho você pode aproveitar uma boa parcela desse movimento todo.

Só não se esqueça que além de ter um bom mercado, para um negócio ter resultados e sucesso depende muito do empreendedor. Esteja disposto a colocar o que aprender em prática e dar o seu melhor, todos os dias, por ele.

Abrir uma farmácia pequena dá dinheiro, mas depende do seu trabalho fazer isso se transformar em uma realidade.

Leia também: Franquia Farmácia do Trabalhador

Como montar uma farmácia de pequeno porte com pouco dinheiro: 8 pontos importantes para você


É possível abrir uma farmácia com pouco dinheiro, mas isso exige ainda mais atenção e planejamento! É preciso entender tudo que compõe o negócio para fazer o melhor que puder com o dinheiro que tem disponível.

Todos esses pontos que eu reuni aqui são importantes e vão te ajudar a começar o negócio do zero e começar a ganhar dinheiro com ele.

Como cada projeto tem suas próprias particularidades, é importante que você adapte tudo que eu trouxe aqui de acordo com a sua realidade e com seus objetivos. Isso vai ajudar muito!

Agora vamos ao passo a passo de como montar uma farmácia de pequeno porte para você começar o quanto antes:

1. Faça um bom planejamento

Essa é a primeira e mais importante coisa que você precisa fazer para montar uma farmácia pequena. Se você tem pouco dinheiro não pode sair gastando ele de qualquer jeito, precisa aproveitá-lo bem!

Esse planejamento aqui não tem nada a ver com uma coisa muito elaborada e cheia de protocolos. É sentar, analisar o seu mercado aí (vendo os pontos positivos e negativos dos seus concorrentes) e anotar como sua farmácia precisa ser.

A partir daí você vai entender quais regiões terá investimento para alugar, qual tamanho do estabelecimento, quantos produtos poderá oferecer e até a maneira que terá para divulgar.

Coloque tudo isso no papel e monte a melhor estratégia de “ataque”. Mesmo começando pequeno, quando você tem organização pode ir longe!

2. Cuide da legalização do negócio

O primeiro passo é procurar um escritório de contabilidade por aí para te ajudar com a parte de abertura de empresa e licenças comuns que todo mundo precisa ter, como do Corpo de Bombeiros e (no seu caso) até da Vigilância Sanitária.

Só que além disso que é comum a todos, você precisa de algumas coisas que são bem específicas do segmento.

Entre as questões legais para montar uma farmácia, estão:

  • Ter um farmacêutico técnico, inscrito no Conselho Regional de Farmácia, como responsável do negócio;
  • Ter um farmacêutico presente durante o horário de funcionamento da farmácia.

3. Vá atrás dos melhores fornecedores

Para abrir uma farmácia, independente do tamanho, o básico é ter medicamentos para vender, não é? Pois então! Essa é uma preocupação que você precisa ter antes mesmo de cuidar da sua estrutura.

Você precisa fechar parceria com uma distribuidora de medicamentos de confiança. Às vezes não só uma, mas várias.

O importante é que seja uma empresa legalizada, de confiança e que tenha um bom histórico no mercado – por isso pesquise bem antes de fechar qualquer negócio, viu?

Lembre-se também que os preços precisam ser vantajosos para que você obtenha uma margem de lucro que seja positiva.

4. Escolha bem a localização

Quer ganhar dinheiro com sua farmácia? Então escolha bem a localização! Se você já sabe as regiões que dá para pagar, entre elas veja qual é a que tem maior necessidade de um empreendimento como esse.

Aqui pode ser interessante optar por uma região que não tenha tanto comércio, mas que tenha muita gente – porque ao invés dessas pessoas precisarem ir para o centro, irão até você.

Então analise aí onde você mora e veja onde existem as melhores possibilidades. Faça uma lista e veja qual é a opção que tem melhor custo benefício e maior potencial de alcançar pessoas.

Essa não deve ser uma decisão tomada por impulso, viu? Pense muito bem antes de qualquer coisa porque isso influencia demais o negócio.

5. Estrutura e equipamentos

como abrir uma farmácia de pequeno porte com pouco dinheiro

A estrutura de uma farmácia pequena é bem simples, mas precisa ser feita com organização e limpeza! Basicamente você vai precisar da área de exposição dos produtos, de um balcão de atendimento e um depósito.

Também é importante que tenha um sanitário e ao menos uma área para você e seus funcionários de alimentarem. Se não tiver condições, nesse momento, de montar um escritório, utilize o seu balcão para isso – com organização não tem problema algum.

Outra coisa importante na sua estrutura, são os equipamentos que você vai precisar. Eles vão variar de acordo com o seu projeto, mas eu trouxe uma lista com algumas coisas que são comuns de a gente ver:

  • Computador e impressora fiscal;
  • Balcão de atendimento;
  • Gôndolas, prateleiras, estantes e gavetas;
  • Ar condicionado ou ventilador;
  • Telefone.

6. Ter ou não ter funcionários?

Isso vai depender muito das suas possibilidades financeiras. Uma das coisas de como montar uma farmácia de pequeno porte que você vai entender é que é super possível começar sozinho.

Vai ser cansativo e tudo mais, mas a gente precisa começar de algum jeito, não é?

Se for possível e couber dentro do seu orçamento, você pode sim contratar pelo menos mais uma pessoa, mas isso tudo vai depender do seu planejamento.

7. Busque maneiras de chamar a atenção do seu cliente

Do que adianta entender o que é preciso para montar uma farmácia com pouco dinheiro, ter um bom negócio e não pensar em alternativas para chamar a atenção dos seus clientes?

Seja criativo! É possível colocar uma caixa de som e uma pessoa distribuindo panfletos com descontos? Dá para pagar um carro de som para anunciar o seu projeto? É possível fazer um estoure e ganhe?

Pense em como são os seus futuros clientes daí e pense em estratégias que vão realmente chamar a atenção.

8. Investimento aproximado

Não consigo te dizer um valor fechado que vai funcionar para você e para todo mundo que tem pouco dinheiro, mas quer montar uma farmácia.

O que eu posso te dizer é que com um investimento aproximado de R$10.000 você já consegue montar uma estrutura pequena para trabalhar.

Além de ter dinheiro para investir, lembre-se de ter a coragem, a força de vontade e o trabalho! São essas coisas juntas que vão te dar a chance de ter sucesso de verdade.

Não adianta só saber como montar uma farmácia de pequeno porte, precisa dar o melhor de si para isso realmente acontecer.

Comece a montar o seu negócio!


Agora não tem mais desculpa, é começar a colocar tudo isso em prática o quanto antes e montar sua farmácia pequena, mas lucrativa!

Espero que o artigo tenha te inspirado e dado várias ideias para começar logo. Agora você já sabe exatamente como montar uma farmácia de pequeno porte gastando pouco.

Mesmo que dê aquele friozinho na barriga, vá adiante porque você pode sim!

Recomendo que veja também o artigo com ideias de nomes para farmácia e drogaria. Porque vai lhe ajudar a escolher um nome legal para sua empresa!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

  • CUSTODIO ANTONIO DO

    boa tarde sra. Jéssica trabuco

    preciso a sua ajuda, peco para me enviar um exemplar já feito de projecto que tem haver com sector de farmácia

    agradecia a sua atenção prestada

    Att: ccustodio constantnio

Deixe o seu comentário