Pensando em te ajudar a começar o seu negócio, hoje vou te contar como montar uma fábrica de pão de forma. A ideia é te ajudar a tirar o projeto do papel e transformá-lo em realidade!
Eu sou adepto dos pães de forma e tem umas linhas tão boas que são tão boas que preciso que contentar em comer o básico por refeição.
Hoje em dia a venda de pães de forma se tornou tão comum como os de padaria, tradicionais como o francês (ou carioca), de leite e também o de batata.
Há algumas versões desses pães em fatia que possuem menos calorias do que os comuns, ou não possuem glúten. O que acaba os colocando em vantagem.
Consumir pão é algo presente em muitas casas no Brasil e isso irá te ajudar a lucrar bem, mas eu gosto sempre de reforçar que todo lucro é obtido com base no esforço que colocamos.
Se você quer ter uma empresa de qualidade, precisa se dedicar para que o sucesso seja alcançado. Então foque no melhor para seus negócios, e claro, anote as dicas que vou te contar a seguir.
Aprender como montar uma fábrica de pão de forma é fundamental, mas só vai valer se você colocar tudo em prática e correr atrás. Lembre-se disso!
1. Planeje para não ter problemas!
Quando se trata de negócios, o planejamento é fundamental! Então, antes de começar qualquer coisa, você precisará organizar as metas que sua empresa deve alcançar, além de estudar o seu público alvo.
A primeira parte do planejamento é estudar seu público alvo, essa é a base de qualquer empresa. Após conhecer o tipo de cliente que você quer conquistar, poderá escolher melhor a localidade da sua empresa, a abordagem e os tipos de pães que irá vender.
Outro ponto importante é estar atendo às regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como você vai trabalhar com alimentos, há ordens importantes a serem cumpridas.
Também é importante saber quais as solicitações da prefeitura de sua cidade para estar em dia com as regras e não ter nenhum tipo de problema ao longo da carreira de sua empresa.
Ao fim do planejamento você deverá ter certeza que todos os pontos estão listados. Os próximos estarão nele e com isso você não se perderá no que deve cumprir.
Leia também: Como montar uma fábrica de pão de queijo
2. Avalie o mercado na cidade que você vai investir
Sabe o que é muito importante nessa lista de como montar uma fábrica de pão de forma? Conhecer o mercado da sua região!
Por isso eu sugiro que você faça uma pesquisa a nível estado e cidade para que você fique ciente dos prós e contras para realizar os investimentos. Analise como estão os campos de saúde e alimentação do local onde irá trabalhar, além de verificar quais as marcas comercializam neste ambiente.
Além disso, busque saber qual a rotina dos seus futuros clientes. Como por exemplo, os mercados que eles mais trabalham, as padarias que frequentam e demais estabelecimentos onde o seu produto pode ser oferecido.
Ah, verifique também os melhores locais para poder abrir sua fábrica – Esse, inclusive, é o assunto do nosso próximo tópico.
3. Aprenda a fazer pão de forma!
É o básico, mesmo que você não seja a pessoa que coloque a mão na massa (literalmente) é fundamental que você saiba como fazer pão de forma para vender. Isso vai ajudar que você cobre qualidade do produto e tenha sempre o melhor para oferecer ao cliente.
Além de conhecer uma receita tradicional, é importante que você expanda os seus horizontes e busque novas formas, ingredientes e até sabores para incrementar. Faça um cardápio único e deixe os seus clientes apaixonados.
4. Como montar uma fábrica de pão de forma: Invista em local, equipamentos e profissionais de qualidade
Existem três pontos que farão parte da estrutura de sua empresa, são eles: o local, equipamentos e profissionais. Saiba exatamente como escolher esses pontos, para não errar no crescimento da sua empresa.
Trouxe algumas informações que podem te ajudar com isso, observe abaixo como montar uma fábrica de pão de forma segundo esses critérios:
O local
Se o seu objetivo é utilizar o espaço apenas para a produção, então não é necessário escolher um local em destaque. Utilize um ambiente que seja espaçoso, tenha acesso a sinais de telefone e internet.
A fábrica de pão de forma deve ser dividida entre setor de produção, atendimento e administração. Além disso, opte por ter uma fábrica com acesso a um estacionamento, facilitando assim a carga e descarga de materiais, isso ocorrerá eventualmente.
Os equipamentos
Para produzir os pães você precisará de equipamentos de qualidade para que tudo ocorra da melhor forma possível, certo? Existem alguns materiais que são essenciais no processo de produção.
A masseira é um dos equipamentos, com ela você irá fazer as mistura dos ingredientes para preparar a massa. Há duas versões deste material, a lenta e a rápida. A primeira possui maior capacidade, mas gasta mais tempo. A segunda pode ter de uma a três opções de velocidade.
O resfriador e dosador de água é um material que visa fornecer o líquido na masseira, visando a qualidade da massa do pão. Você precisará também de uma mesa de aço inoxidável, onde será desejada a mistura, e também é um dos locais mais usados nas etapas.
Além desses também há a balança, divisora de coluna, modeladora, assadeiras, esteiras, fatiadora, fôrmas, câmara de fermentação, armários, forno e batedeira.
A equipe
Tenha ao seu lado um bom quadro de funcionários que já tenham experiência no mercado. Você precisará de uma equipe focada na produção dos pães, profissionais para o atendimento e um de confiança para cuidar da administração de sua empresa.
É importante lembrar também da equipe de limpeza, você pode terceirizar, contratando uma empresa focada neste setor.
Talvez montar uma equipe qualificada e unida seja o ponto mais importante desse guia de como montar uma fábrica de pão de forma. Por isso foque nisso!
5. Busque ser fornecedor, mas também venda separado
Você sabia que há diferentes tipos de fábrica de pão de forma? Você não precisa se basear em uma só para trabalhar. Para isso, vou listá-las aqui para que você possa escolher qual a melhor para sua empresa.
- Fábricas de serviço: Esse tipo de empreendimento vai além da produção dos pães de forma. Neles você poderá comercializar os produtos da sua marca e também vender outros tipos de alimentos para compor as vendas.
- Fábricas de conveniência: Lembram um pouco aquelas lojas de conveniência, só que nesse caso é focado apenas na produção de alimentos. Nela você pode vender pães, doces, bolos e salgados, por exemplo.
- Fábricas tipo boutique: Neste tipo são vendidos apenas pães de fabricação própria e produtos importados. Normalmente são vendidos em bairros de classe alta.
Além disso há também a opção de se tornar um fornecedor de supermercados e padarias. Você pode escolher as duas opções, afinal, uma não anula a outra.
Leia também: Como embalar pão caseiro para vender
6. Monte uma fábrica de pão de forma!
E aí, gostou das dicas de hoje? Espero que sim! Agora que terminamos, chegou o momento de você escolher a forma de trabalhar e quando você irá começar.
Não se esqueça, seu maior investimento é o seu esforço, através dele você pode conquistar o mercado.
Boa sorte!