Se você faz faculdade ou até algum tipo de curso técnico, para alguns segmentos existe um trabalho onde é preciso construir um negócio no papel, só que nem todo mundo sabe como montar uma empresa fictícia.
O processo para construir uma empresa a fins acadêmicos é um tanto trabalhoso, mas que pode dar certo se você souber o passo a passo. É isso que você vai aprender durante o nosso texto.
Vamos te mostrar alguns pontos importantes que você não pode deixar de colocar no seu projeto na hora de construir a empresa. Também vamos te ajudar a entender a estrutura de um plano de negócios – que é a base da empresa e que precisa ser construído nesse processo.
Está preparado? Espero que o nosso artigo te ajude nessa tarefa acadêmica, mas que te ajude também quando você quiser investir no mundo do empreendedorismo. Os ensinamentos aprendidos aqui poderão ser levados por toda a sua vida.
Dica 1: Não deixe para cima da hora
Acredite, esse é um daqueles trabalhos que quando a gente vai começar a fazer fica um tanto desesperado. É tanta informação à primeira vista, tantos detalhes que é preciso estudar e identificar que a gente acha que não vai dar conta.
Dá para dar conta sim, mas é importantíssimo que você deixe de lado um hábito muito comum do ser humano, principalmente do brasileiro: a procrastinação. Se você deixar para começar o trabalho em cima da hora você não vai conseguir terminar.
Minha dica é que você o faça por partes. Crie um cronograma vendo o que você vai produzir cada dia até a data da entrega. Isso vai te ajudar a não ficar atolado de trabalho e entregar exatamente na data certa.
Se você começar a trabalhar logo, seus resultados terão mais chances de ser positivos e você ainda vai poder tirar dúvidas com seu professor (ou professora) durante a produção. Isso vai ser muito melhor.
Escolha o segmento e o nome
Antes de a gente te mostrar os passos para montar uma empresa fictícia você já precisa ter definido o segmento que vai atuar e o nome do negócio. O segmento é mais simples, porque normalmente tem a ver com a área que você trabalha.
Eu por exemplo, durante meu curso de jornalismo tive que fazer um trabalho como esse e construí uma empresa de site de notícias. Se você faz publicidade pode montar uma agência digital, se faz gastronomia um pequeno restaurante.
Dentro da sua área qual é o nicho de trabalho que você acredita que tem mais a ver com você? Procure analisar quais são as opções para o curso que você faz e escolha um segmento que você goste – imagine como se fosse a montagem de uma empresa verdadeira.
Até porque se você fizer o trabalho da forma correta ele pode ser utilizado mesmo na criação da sua empresa. Então pense direitinho nisso e depois do segmento é hora do nome. Pense em um nome criativo, preferencialmente em português e que tenha sentido.
Como montar uma empresa fictícia: Fazendo o plano de negócios
Você só saberá como montar uma empresa fictícia a partir da montagem de um plano de negócios. Como você não vai montar estrutura e coisa assim, a parte que você produzirá é a burocrática, desde a função e os objetivos da empresa, até o capital e sociedade.
O plano de negócios é como uma receita que te dá os ingredientes e as medidas para que você consiga fazer um bolo delicioso. Por meio dos pontos destacados no plano de negócio você conseguirá definir pontos cruciais para a criação de uma empresa.
Para te ajudar nós buscamos informações da empresa que mais sabe sobre o assunto: o Sebrae. No site oficial deles é possível baixar um documento que te apresenta tudo que precisa estar dentro de um plano de negócios.
É por meio disso que o nosso texto vai se basear. Vamos te dar uma visão geral sobre o tema, mas se você tiver dúvidas mais profundas, o documento que está no site também servirá de ajuda para você.
Sumário executivo
Essa é a parte um sobre como montar uma empresa fictícia com a ajuda do plano de negócios. Essa etapa funciona como o resumo do seu plano de negócios e precisa contar com alguns pontos importantíssimos.
Resumo dos principais pontos do plano de negócio
O resumo é elaborado a partir de algumas informações principais. Você vai precisar dizer o que é o negócio, quais são seus serviços (ou produtos), quem são os clientes, onde a empresa vai ficar, faturamento, capital que será investido, lucro e o tempo de espera para ter o investimento de volta.
Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições
Se você está fazendo o trabalho sozinho falará só sobre você, se não sobre todos do seu grupo. É uma pequena apresentação destacando seus conhecimentos, seu currículo acadêmico e profissional.
Dados do empreendimento
Provavelmente você vai precisar colocar um número fantasia, já que nessa parte você precisa mencionar qual é o nome da empresa e o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Missão da empresa
Aqui você vai dizer qual é o papel que ela quer desempenhar na sua sociedade de acordo com os serviços que tem. O motivo para ela ter sido criada, o ideal.
Setores de atividades
Você vai precisar dizer em qual área de atuação a sua empresa se enquadra. Entre as opções estão: agropecuária, indústria, comércio e prestação de serviços.
Forma jurídica
É a constituição formal da empresa, sua forma jurídica. Você deverá escolher entre Microempreendedor Individual (MEI), Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ou Sociedade Limitada.
Enquadramento tributário
Provavelmente você vai precisar de uma ajuda nessa parte. Tem a ver com se a sua empresa fictícia será optante pelo Simples Nacional que é uma forma de recolhimento único que é preciso ser pago mensalmente.
Capital Social
Ao saber como montar uma empresa fictícia é preciso calcular os valores que precisarão ser investidos. Nesse quesito você vai precisar descrever todos os valores que foram investidos para que a empresa fosse criada.
Fonte de recursos
Você vai precisar definir de onde veio o dinheiro. Foi de um empréstimo, da venda de um imóvel, da sua poupança? Isso precisa ser definido.
Outros pontos que precisam ser construídos para montar uma empresa fictícia
Depois de fazer essas primeira parte que mencionamos acima, ainda existem alguns outros pontos importantes que você vai precisar construir sobre como montar uma empresa fictícia. Nós vamos te falar um pouco sobre cada um deles abaixo.
Analisar o mercado da sua região
Para montar uma empresa é preciso estudar e analisar como está o mercado. Por isso nessa etapa você vai precisar analisar três pontos essenciais: Clientes, concorrentes e fornecedores. Não adianta você criar o projeto de uma empresa mirabolante se não tem como comprovar que ela terá sucesso.
Fazer um plano de marketing
O que adianta ter o melhor negócio do mercado se você não tem definido estratégia de marketing? Sem isso você não consegue ir para frente. Nessa parte você precisa descrever todos os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa, os valores, e projetar maneiras que vai utilizar para divulgar isso.
Nessa etapa você também vai escolher a localização da sua empresa e as formas de comercialização.
Fazer o plano operacional
Esse é um item importante sobre como montar uma empresa fictícia também. Você vai dizer a necessidade com relação a funcionários, pensar no layout físico do lugar e projetar sua capacidade de produção.
Construir o plano financeiro
Esse talvez seja o mais complicado porque você vai ter que mexer com investimentos fixos, capital de giro, investimento pré-operacional, total e por aí vai. Tem uma série de pontos financeiros que precisam estar estabelecidos.
Conteúdo Recomendado:
Mãos à obra!
Agora que você já sabe como montar uma empresa fictícia não perca mais tempo algum de pés para cima. Comece a trabalhar porque pelo que eu tenho certeza que você percebeu, trabalho é que não falta para isso.
Espero que esse artigo tenha sido útil e lhe ajudado a entender um pouco mais sobre esse universo da abertura de uma empresa.
Aproveite e veja também o artigo com ideias de nomes para empresas fictícias. Isso é muito importante também, afinal você precisa de um nome chamativo para sua empresa.
17 comentários
Dulcineia jesus
Boa noite estou no segundo período do curso, Gestão em RH estou muito satisfeita com as explicações. Vai me ajudar muito no desenvolvimento e conclusão do meu trabalho.
Muito obrigada.
Dulcineia Jesus.
Salakiako André
Como Faço ÁREA DE RECURSOS HUMANOS DA EMPRESA
Reginalda cosme da silva
Estou precisando montar uma empresa fictícia , mas estou totalmente perdida.
ELIANE SILVANEIDE ALMEIDA DOS SANTOS
estou prescisando de ajuda tenho que montar uma empresa ficticia quanto antes e estou completamente perdida
iara oliveira dos santos
kkkkkk, você estuda na Unir? kkkk eu tbm preciso….
Isael Garcia
BOA NOITE, VOCE CONSEGUIU FAZER SUA EMPRESA FICTICIA?
Suelen Talita
Estou precisando de ajuda na minha empresa ficticia, não sei como apresentar o setor juridico LTDA
FERNANDA MARIANA RODRIGUES HUMPHREYS
Boa tarde, gostei do artigo, estou precisando sim de ajuda, mas com relação aos documentos necessários pois tenho que montar uma pasta de uma empresa fictícia e entregar o quanto antes, estou com dificuldades para encontrar os documentos podem me ajudar por favor
kelli silva
obrigado! eu estava mais perdida do que tudo agora consigo me encontrar…
Min-ji
Muito obrigada pela ajuda, estava precisando, agora conseguirei fazer meu trabalho melhor<3 Abraços!
Ricardo Maximo
Muito obrigado pela Ajuda!
Dagmar C. Pereira
Já posso elaborar um bom trabalho escolar.Agradeço por nos proporcionar idéias maravilhosas….
Marcos Roberto Caetano
Muito obrigado, este conteúdo me ajudou e tirou minhas dúvidas de como montar uma empresa fictícia.
Maria Carmem dos Santos
Antes de ler este site não tinha ideia de como começar , mas aqui lendo já tive várias idéias. Obrigada valeu muitíssimo, pra mim.
José Neto
Oi Maria!
Que legal saber que o nosso conteúdo te ajudou.
Muito obrigado pelo seu comentário.
Abraços!
Fernanda de Souza Carioca
Ótimo conteúdo me ajudou e tirou dúvidas a respeito de como criar uma empresa fictícia. Obrigada!
Jaildes Pereira da Silva
Parabéns! Rico conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Como montar uma empresa fictícia?Obrigado.