Como criar um produto que não existe? Dicas que vão te ajudar!

Publicado por Jéssica Trabuco em 22 de janeiro de 2018

Você quer inovar e trazer uma novidade para o mercado, mas não sabe como criar um produto que não existe? Eu fiz esse artigo trazendo algumas dicas que vão te ajudar a começar esse seu projeto, mesmo que você não saiba o que fazer agora.

O mundo só teve transformações a partir de produtos e criações. Coisas que antes a gente nem poderia imaginar e que hoje a gente não se vê sem: a energia elétrica, o Smartphone, o notebook, o tablet, a roda, o carro…

Por mais que hoje em dia a gente já tenha tantos produtos ao nosso dispor, não existem limitações para o que a mente humana pode acrescentar. Não é a toa que a cada dia que passa a gente encontra novidades por aí.

É justamente por meio de uma ideia incrível, que você pode criar um produto que vai mudar completamente a sua vida – ou você acha que a vida de Mark Zuckerberg não se transformou depois da criação do Facebook?

Você pode ser o próximo a revolucionar o planeta! Saber como criar um produto que não existe é só o primeiro passo para isso e eu quero te ajudar!

Como criar um produto que não existe: 5 coisas que vão te ajudar a começar


como criar um produto que não existe

Agora é hora! Vou te apresentar 5 coisas que vão te mostrar como criar um produto que não existe. Elas são o ponto zero que vão te levar para a grande descoberta que será capaz de mudar a sua vida.

Só preciso te dizer uma coisa: De nada adianta saber como inventar algo inovador, se você não colocar esse conhecimento em prática e correr atrás do seu projeto. O caminho nem sempre é fácil e uma boa ideia não é o suficiente.

Você precisa primeiro acreditar no que está propondo, estudar e se dedicar muito para apresentar a possíveis investidores que farão o seu projeto sair do papel para se tornar uma realidade.

Então fique atendo, ok? Essas dicas vão te mostrar como criar um produto que não existe, mas você precisa ir além delas! É preciso ter paixão, coragem e persistência para seguir em frente e não se deixar abater.

Agora vamos às dicas para criação de um produto que não existe:

1. Do que você gosta?

Às vezes a oportunidade está na frente dos nossos olhos! Algo que a gente gosta muito pode ser o pontapé inicial para começarmos um produto inovador, um produto que vai revolucionar nossa região ou o mundo todo.

Por isso pare um pouco e pense: O que você gosta muito que poderia te ajudar a criar algo especial? Às vezes você gosta de escrever e pode criar um livro diferente, ou então você é programador e pode criar um aplicativo específico.

Junte as coisas que você ama fazer e faça com que elas o ajudem a desenvolver algo criativo. A melhor coisa é se envolver em um projeto que tenha algo que você realmente gosta de fazer.

Dessa forma os resultados virão de uma forma mais tranquila, mesmo que seja preciso muito trabalho e dedicação.

2. Existe algo por aí que te incomoda?

Às vezes a necessidade surge a partir de algo que te incomoda. Por exemplo: Você talvez não goste de se levantar do sofá para pegar uma cerveja na geladeira, daí pode surgir um isopor ou caixa térmica móvel que você pode deixar do seu lado durante o churrasco ou o jogo.

Sei lá, foi só uma ideia de algo que pode surgir de acordo com um sentimento de incômodo. Essa é uma excelente forma de criar um produto que não existe. Porque eu tenho certeza que algo que te incomoda pode incomodar outras pessoas também.

Então anote essa questão aí na sua lista de como criar um produto que não existe, porque ela, a meu ver, é uma das que tem maior potencial para criação de algo inovador.

3. Identifique a necessidade das pessoas

Essa é outra boa forma de começar. Acredito que as maiores invenções surgiram para solucionar a necessidade das pessoas. A roda, por exemplo, ajudou não só na locomoção de pessoas, como a de objetos – era uma grande necessidade da época.

A energia elétrica também! Olha como a vida da gente é mais fácil por causa dela, quantas necessidades que somente ela resolve!

Então pare um pouco e comece a analisar as pessoas a sua volta, do que você acha que elas precisam? Às vezes é um serviço, às vezes são informações, às vezes é um produto físico. Tenha atenção aos detalhes e eu tenho certeza que algo vai surgir.

Não precisa nem ser uma necessidade enorme. Muitas coisas simples conseguem atingir um grande número de pessoas e fazer sucesso. Olha o exemplo da chucha de cabelo!

criar um produto que não existe

4. Traga algo do exterior

Sim, existem muitas coisas nos países pelo mundo a fora que ainda não estão presentes no Brasil e que poderiam se transformar em uma bela ideia de produto novo. Não que você vá trazer exatamente a mesma coisa, mas pode usar o que viu para criar algo novo.

Nem precisa viajar para ver as novidades mundo a fora. É só conectar a internet e ser curioso para procurar coisas que dariam certo por aqui. Tem uma frase que diz mais ou menos que nada se cria, tudo se copia.

Você pode aproveitar ela para te inspirar. Tenha atenção às oportunidades que estão lá fora e veja como é que elas podem vir para o contexto da sua região. Essa também é uma das melhores formas sobre como criar um produto que não existe.

Leia também: Serviços que não existem no Brasil

5. Descubra o que as pessoas estão pesquisando

Outra forma de como criar um produto que não existe é ir atrás do que as pessoas estão pesquisando. Assim você descobre qual é a necessidades delas e também o que elas desejam, o que gostam e o que amam.

Para mim a melhor maneira de descobrir isso é por meio do nosso amigo Google. Existe uma ferramenta chamada Google Trends que te ajuda a identificar o que as pessoas tem procurado pela ferramenta.

Você consegue ver os termos mais procurados e pode especificar pela região que você mora ou região que você quer atingir. Conhecendo o que as pessoas procuram você pode acabar tendo ideias criativas de um produto ou serviço.

Essa não é uma ferramenta difícil de usar, é só dar uma pesquisada que eu tenho certeza que você vai entender o passo a passo e se inspirar.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

2 comentários

Deixe o seu comentário