Como montar uma empresa de turismo para idosos

Publicado por Jéssica Trabuco em 4 de setembro de 2017

Muita gente tem se interessado em saber informações sobre como montar uma empresa de turismo para idosos, porque já foi comprovado que esse grupo de pessoas viaja de duas até três vezes por ano.

De acordo com as principais agências de viagem do país, 15% dos clientes são da terceira idade e eles são, os que tem mais viajado nos últimos anos. A grande vantagem de montar um negócio voltado para os idosos é que além de viagens frequentes, eles estão sempre viajando em grupo.

Pensar em um negócio especial para essas pessoas pode te render muito dinheiro e te ajudar a construir um negócio muito lucrativo! A questão principal para isso é pensar em um negócio que solucione e realize desejos e necessidades dessas pessoas.

É por isso que esse artigo nasceu! Um dos nossos leitores quis saber como montar uma empresa de turismo para idosos e resolvemos trazer um manual completo com pontos que são fundamentais para esse empreendimento.

Se você também tem interesse nessa área, eu tenho certeza que o artigo vai te ajudar bastante. Então papel e caneta na mão, mente aberta e vamos lá!

Entenda o seu público alvo


Não dá para abrir uma empresa de turismo para idosos e construí-la em cima de uma estrutura comum a todas as outras. O segredo do sucesso nesse tipo de negócio é compreender o que o seu público alvo precisa, quer e deseja.

Você precisa ir a fundo, compreendendo o que os deixa mais confortáveis, o que resolve questões básicas para eles, quais são os pontos principais.

Isso você só vai conseguir através de muita pesquisa! Existem basicamente três formas de fazer esse tipo de pesquisa:

  • Pesquise muita na internet sobre o tema;
  • Visite a sua concorrência e tente absorver os pontos fortes e evitar os pontos errados;
  • Converse com os idosos e saiba o que eles pensam e querem.

Seguindo por esse caminho você terá tudo nas mãos para iniciar o seu negócio. Se você me perguntasse o ponto mais importante sobre como montar uma empresa de turismo para idosos com certeza eu te diria que é esse: saber o que seu público quer!

Faça o plano de negócios da sua empresa


Assim como qualquer tipo de projeto, você também vai precisar construir um plano de negócio da empresa. Só assim você tem maiores garantias de que tomará os passos certos.

O plano de negócios é quase como um manual de instruções sobre o seu negócio. Primeiro você coloca tudo que deseja e depois pesquisa e ver se realmente dá ou não para fazer do eito que você quer.

Também é importante visualizar os gastos e saber até onde você pode ir. Esse plano ajuda muito a não deixar passar despercebido nenhum tipo de detalhe. Com ele você tem mais chances de acertar e por mais que erros possam existir, não serão capazes de causar muito estrago.

Alguns pulam essa parte por acreditarem ser chata ou demorada demais. Só que acredite no que eu estou falando: é melhor levar tempo com planejamento do que perder o seu negócio em menos de cinco anos.

Faça parcerias!


Como montar uma empresa de turismo para idosos

Outro ponto que é fundamental para ganhar dinheiro com uma empresa de turismo para idosos é o de fazer parcerias. Como estou falando sobre viagens para vários lugares do país e do mundo, você precisa conhecer diversas empresas que te auxiliem nesses momentos.

É preciso fazer parceria com companhias aéreas, com companhias de ônibus, de translado, de navios e cruzeiros, às vezes de transporte particular (como Uber ou táxi) e também (e principalmente) com hotéis e resorts.

São esses parceiros que vão ajudar você a ter qualidade em cada pacote fechado, oferecendo os melhores passeios com segurança, conforto e qualidade.

Pensar em todas as rotas que precisam ser feitas e dar ao seu público toda a solução é fundamental, principalmente se tratando de um público de terceira idade.

Deixe que eles se preocupem somente com a diversão, tranquilidade e entretenimento. Você precisar dar a eles segurança!

Crie roteiros incríveis para os seus clientes


Você também vai precisar gastar tempo criando os melhores roteiros para os seus clientes. Pesquise as áreas no Brasil e no mundo que eles mais tem vontade de conhecer e se possível vá até lá.

Alguns conseguem construir roteiros sem conhecer o local, mas eu acredito que esse é um investimento que faz toda a diferença. Com seus olhos talvez seja possível identificar alguns detalhes que podem atrair mais os seus clientes.

Esse é outro momento que leva tempo! Indo pessoalmente ou não você vai precisar gastar tempo com pesquisas, entrando em contato com pessoas na localidade, conhecendo os passeios, roteiros que existem e montando um que dê ao seu público a melhor experiência possível.

Fazer roteiros incríveis é um dos pontos mais importantes sobre como montar uma empresa de turismo para idosos. Se eles gostarem do que você tem a oferecer, com certeza fecharão sempre com você.

Monte pacotes em grupos


montar uma empresa de turismo para idosos

Uma das coisas que você precisa saber é que os idosos costumam viajar em grupos. É por isso que uma grande sacada para o seu negócio é já elaborar pacotes para várias pessoas viajarem juntos.

Você precisa pensar em vários aspectos disso. Tanto questão de acomodação e transporte, como também na questão de valores.

Crie um atrativo para fecharem mais pacotes com você sempre. Por isso é importante que com mais pessoas você consiga dar melhores condições de pagamento. Pode ser um desconto ou até mesmo uma facilidade de pagamento.

O importante é criar esses pacotes de grupos para a sua empresa de turismo para idosos. Faça isso e você verá o quanto faz diferença.

Como montar uma empresa de turismo para idosos: Parte estrutural


Agora que você já viu alguns dos pontos mais importantes sobre como montar uma empresa de turismo para idosos, eu quero te mostrar a parte estrutural do negócio. Aspectos como localização e estrutura que precisam ser analisados para te ajudar a ter melhores resultados.

Se você está mesmo a fim de ter um empreendimento de sucesso e lucrativo, precisa dar atenção a todos esses pequenos detalhes.

Juntos eles formam uma empresa embasada e forte, capaz de te fazer ter um alto faturamento mensal e expandir em menos tempo do que imaginaria.

Localização

Toda a decisão que você tomar no seu negócio precisa ser pensado em seu público alvo. Por isso na hora de escolher a localização lembre-se que ela precisa ser a mais fácil e acessível possível. As pessoas precisam reconhecê-la e chegar nela sem dificuldades.

Lembre-se também que é preciso ter estacionamento com duas ou três vagas pelo menos, sem falar que é importante que seja no térreo, ou em um edifício com elevador.

O ideal é que seja em locais centrais da sua cidade. Por assim você consegue atender o máximo de idosos possível.

Estrutura

O local precisa ser aconchegante, não precisa ser grande e nem requintado. É preciso ser uma empresa bem arrumada, organizada, limpa e que mostre ao seu cliente todas as opções que ele tem para fazer os pacotes de viagens.

Tem que ter uma área de recepção, mesas para atendimentos, uma pequena copa, sanitários e um escritório para cuidar de toda a parte financeira e administrativa.

Monte um web site

como abrir uma empresa de turismo para idosos

Quem foi que disse que os idosos não estão antenados com a tecnologia? Meu avô mesmo costuma ver tudo pelo computador. É por isso que além da estrutura física você também precisa ter uma estrutura virtual.

Crie um site que seja fácil de usar, que tenha informações simples e diretas e que dê ao seu cliente uma visão geral das suas possibilidades. Isso é fundamental!

Quanto é preciso investir?


O valor de investimento para montar uma empresa de turismo para idosos varia muito de acordo com as suas escolhas. É por isso que é tão importante fazer um planejamento.

De qualquer forma eu preciso te dizer que não é necessário ter muito dinheiro para começar o seu negócio. Com algo em torno de R$10.000 a R$15.000 você já consegue montar um escritório capaz de atender o seu público.

Tire o seu projeto do papel


Agora você já tem uma visão geral de como montar uma empresa de turismo para idosos. Com essas dicas que eu te mostrei você tem tudo para começar a trabalhar e ganhar dinheiro.

Lembre-se que mais do que investir dinheiro, você precisa investir tempo, dedicação e muito trabalho no seu empreendimento. É só assim que as coisas funcionam e vão para frente.

Não perca tempo! Comece agora a trabalhar em prol dos seus próprios sonhos.

Aproveite e veja também o artigo com ideias de nomes para agência de turismo, pois vai lhe ajudar a escolher um nome interessante.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

4 comentários

  • parabéns pelo seu artigo , gostaria de saber , e se a pessoa nao quiser alugar um espaco , e sim trabalhar a penas com a internet . é possível?

  • Muito inspirador!! .Encontrei todas as respostas que buscava!!Parabéns!

  • Carlos Pateis

    Parabéns pelo artigo! Muito inspirador…

  • Muito bom seu artigo,bem explicado,estou pensando em investir nesse negócio daqui uns anos.
    Obrigada.

Deixe o seu comentário