Você está procurando dicas de como montar uma empresa de reformas? Aqui eu vou compartilhar algumas informações úteis que podem lhe ajudar nesse processo.
O mercado da construção civil é um dos que sempre está ativo em nosso país, afinal sempre há a necessidade de serviços nessa área.
O lado bom, é que dentro desse mesmo mercado você pode atuar de várias maneiras diferentes, com negócios diferenciados. Abrir uma empresa de reformas é uma das possibilidades que você tem, para conseguir atender um público específico.
Então continue lendo e confira os detalhes de como iniciar uma empresa de reformas em sua cidade!
Estudando a Ideia
Você primeiramente precisa estudar a ideia. Note que você como empreendedor não precisa entender de arquitetura ou reforma em geral. Mas de todo modo, é importante você estudar sobre a área que deseja atuar.
Assim como um empresário que pensa em abrir um salão de beleza que estuda os conceitos básicos ou os produtos que vai abordar no seu empreendimento, você também precisa saber um pouco do que vai abordar, ter um conceito básico ao menos de seu próprio negócio para a partir de então criar um plano de negócios onde abranja todos os detalhes.
Contudo, sua escolha refletirá que está escolhendo uma área para atuar que só tem a crescer no brasil. Por exemplo, muitas pessoas hoje ficam insatisfeitas com serviços prestados por empresas terceirizadas de reformas. Algumas dessas pessoas insatisfeitas viram tamanha falta de mão de obra qualificada que resolveram arriscar um negócio no ramo de reforma e hoje estão crescendo cada vez mais. Porque você não pode fazer parte deste cenário?
Leia também: Como montar uma empresa de pintura
Local para montar a empresa de reformas
Naturalmente você precisará de algum local onde possa instalar sua empresa. Apesar de ser um negócio voltado para a prestação de serviços direto na casa do cliente, é importante ter um local onde possa receber o contato deles e negociar os detalhes da reforma.
Esse mesmo espaço servirá também de apoio para sua empresa. Afinal será necessário guardar suas ferramentas de trabalho, materiais que utilizar e diversas outras coisas.
De um modo geral, esse espaço não precisa ser muito amplo. Ele pode contar apenas com um pequeno escritório na parte da frente, um banheiro e um depósito no fundo, onde irá guardar seus materiais. A localização também não irá interferir muito no funcionamento do negócio, portanto pode ser em um bairro mais afastado do centro.
Algumas pessoas que estão procurando informações sobre como montar uma empresa de reformas, irão preferir iniciar sem um espaço físico. Isso é totalmente possível hoje em dia, graças a internet, porque você pode receber as solicitações de serviço e, simplesmente, ir até a residência do cliente fazer a avaliação.
Serviços oferecidos pela sua empresa
Nesse inicio é importante definir os tipos de serviços que você irá oferecer no mercado, pois geralmente uma empresa de reformas acaba atuando em diversos segmentos. Veja alguns exemplos de serviços oferecidos pela maioria das empresas de reforma:
- Serviços elétricos.
- Serviços hidráulicos.
- Pintura.
- Gesso.
- Serviços com alvenaria.
- Aplicação de piso e porcelanato.
- Coberturas com telha.
- E muito mais…
Funcionários para a empresa de reformas
Para você montar uma empresa de reformas, precisará de mão de obra qualificada. Isso mesmo, e não é pouca. Mas tudo depende de seu projeto final.
Por exemplo, você pode montar uma empresa de reforma com uma equipe com 5 profissionais, onde parte deles podem ser arquitetos e outra parte pode ser parte do apoio para reformas. Tudo depende do seu objetivo final neste caso especifico.
Também é uma boa pedida dividir sua equipe em dois tipos de estrutura, a física e a estrutura humana. Para cada tipo de serviço você poderá designar profissionais especializados. Investir na qualidade profissional destes funcionários também pode ser ideal, a partir de que disponibiliza cursos de capacitação e atualização.
Por exemplo, alguns dos profissionais mais procurados que você também deverá buscar enquanto estiver montando uma empresa de reformas são: eletricista instalador, instalador hidráulico, pedreiro assentador e azulejista, pintor de obras e mestre de obras.
Investimento para abrir o negócio de reformas
O valor necessário para começar uma empresa de reformas é muito variável e vai depender muito do porte do negócio e dos serviços que irá oferecer. Mas no geral, a expectativa é que seu investimento fique entre R$ 50 e R$ 90 mil Reais para começar.
Obviamente dá para começar com menos, mas essa é a média que você irá precisar investir.
Boa parte desse investimento será em equipamentos de trabalho, um veículo, estrutura do seu escritório e outros detalhes a mais. É importante ter tudo muito bem planejado nesse inicio para não investir dinheiro em coisas desnecessárias.
Como montar uma empresa de reformas
Para você que deseja saber como montar uma empresa de reformas, de modo resumido, você deve começar estudando a área especifica que quer atuar. Com isso, já vai traçando os caminhos certos, pesquisando público-alvo e o mercado em si.
Também é preciso pesquisar quais os funcionários você vai precisar dentro de sua equipe. Bons profissionais nessa área existem, mas a grande maioria trabalham por conta própria como autônomos, o que deixa o mercado bastante frustrado.
Mas podemos ter certeza de uma coisa, investir em uma empresa de reformas pode ser um ótimo investimento que se levado a sério poderá dar lucros indefinidos.
O retorno nesse tipo de negócio também pode não demorar tanto, mas depende muito de como estará o mercado no momento que você iniciar sua empresa. De qualquer modo, existem casos de pessoas que dentro de 3 ou 4 meses de trabalho já conseguiu recuperar o investimento inicial e estava lucrando.
Vale a pena abrir uma empresa de reformas?
Se essa é uma área que você gosta e está disposto a se dedicar de verdade, saiba que poderá dar muito certo sim. Mesmo que, inicialmente, você não entenda tanto, mas mesmo assim queira montar uma empresa de reformas, poderá dar certo também. Mas é preciso se cercar de pessoas muito boas no que faz e de confiança.
De um modo geral, o ramo de construção civil sempre foi bastante lucrativo. Durante a crise financeira que atingiu o Brasil acabou tendo uma queda, mas é sempre um ramo que está ativo.
Então espero que as dicas de como montar uma empresa de reformas tenham sido úteis e lhe ajudado de alguma maneira a começar o planejamento do seu negócio. Desejo muito sucesso desde já!
6 comentários
lourdiane
Boas dicas, gostei
sergio murilo batista
sou pedreiro autonomo ,estou em processo de abertura de firma de reformas e manutençoes de quanto seria o minimo de investimento ,para o inicio?
Diovani
Montou a empresa? Como está os negócios. Gostaria de trocar experiências com pessoas do setor.
Luci
Sou auxiliar Administrativo e tenho experiência nessa área, gostaria de saber qual o passo para montar uma empresa de pequenas reformas pois já tenho uma arquiteta recém formada na família.
jeferson
Vc tem que deixar de ser otário e estudar mais sobre o asssunto.
Eurisvaldo Guedes Brito
Bom dia! Você poderia me dar o seu contato de telefone ?
Sou um empresário no seguimento imobiliário e estou entrando no seguimento de reformas.