Como montar uma distribuidora de alimentos?

Publicado por José Neto em 12 de setembro de 2019

Quer aprender como montar uma distribuidora de alimentos do zero e ganhar dinheiro (de verdade) com ela? Então esse meu guia passo a passo vai te ajudar!

Certamente você já notou que o mercado de alimentos é um dos mais procurados do mundo e investir em um negócio nesse ramo poderá gerar ótimos resultados dentro de um curto período de tempo.

De qualquer forma, não podemos esquecer que uma distribuidora desse tipo, por menor que seja, exigirá um bom investimento e um trabalho constante não só no processo de montagem, mas também na manutenção em geral, então esteja pronto para empreender!

Pensando em te ajudar, eu fiz aqui hoje uma seleção com informações e dicas de como montar uma distribuidora de alimentos com sucesso aí em sua cidade.

Então eu espero que você goste e que eu possa te ajudar a pelo menos entender o básico sobre o funcionamento desse modelo de negócio!

Montar uma distribuidora de alimentos dá dinheiro?


O faturamento mensal de um negócio desse tipo costuma ser muito bom na maioria das regiões brasileiras, porém é preciso se posicionar bem no mercado, conseguir uma clientela fixa e manter o ciclo de produtos de qualidade sempre para conseguir os resultados que tanto deseja.

No geral eu acredito que você poderá faturar de R$200 a R$600 mil por mês com uma distribuidora alimentícia.

Não se esqueça, no entanto, que em meio a tudo isso você terá vários gastos fixos, gastos variáveis durante o mês, pagamento de funcionários e uma diversidade de outras coisas, mas mesmo assim a sua margem de lucro tende a ser alta.

É claro que o valor exato que você vai ganhar depende do seu projeto, do seu empenho e da forma que vai levar o trabalho, mas uma coisa é certa: Dá para ganhar dinheiro com uma distribuidora de alimentos!

Leia também: Como montar uma distribuidora de doces

Como montar uma distribuidora de alimentos? 11 coisas que você precisa saber!


montar uma distribuidora de alimentos

Preparado para esse guia completo com todos esses passos importantes que irão te ajudar a abrir uma distribuidora de alimentos e ter sucesso com ela? Então continua comigo por aqui!

Lembre-se que todas as dicas são gerais e para que você tenha os melhores resultados é importante colocar tudo de acordo com a sua realidade, ok?

Leia tudo com atenção e, mais importante, esteja pronto para colocar em prática o quanto antes – é isso que vai transformar de verdade a sua vida.

Vamos lá:

1. Planejamento e análise de mercado

O primeiro passo para qualquer tipo de empreendimento é o planejamento, mas quando falamos de montar uma distribuidora de alimentos, isso precisa ser feito com ainda mais cuidado.

Do que adianta querer abrir um negócio desse, se instalar em uma região e descobrir depois que não existe demanda para os produtos que vende? Isso é um grande perigo!

Por isso, analise primeiro a região que quer trabalhar e identifique quais são os produtos que possuem maior demanda. Mesmo que exista concorrência é possível entrar nesse mercado e aproveitar algumas brechas.

Tendo esse conhecimento de mercado fica mais fácil se planejar e montar a estratégia de atuação. Analise onde está as oportunidades, veja quanto tem disponível para investimento e monte a melhor estratégia possível a partir disso.

2. Defina os produtos que vai comprar para revender

Se você é um distribuidor de alimentos significa que você compra direto dos fabricantes para vender para outros empreendedores (na maioria dos casos).

Para que haja sucesso nessa operação você precisa ter os produtos que essas pessoas precisam!

Então, depois que fizer a análise que eu mencionei no tópico anterior, faça a lista dos produtos que valem a pena ser comercializados por aí.

Lembre-se que às vezes um dos produtos é bem difícil de achar aí e se você encontrar um fornecedor de fora pode valer muito e pena.

3. A base do seu negócio são os fornecedores!

Sua distribuidora de alimentos precisa estar ligada às principais fábricas do seu segmento, então é fundamental que você procure firmar parcerias com fabricantes de alimentos de confiança.

Isso vai permitir que você consiga comprar grandes quantidades de produtos com um baixo preço e tenha também uma boa margem de lucro sobre a distribuição.

Na hora de pesquisar sobre as fábricas, avalie o seu histórico no mercado, a qualidade dos produtos oferecidos, o preço e as vantagens que ela vai te oferecer.

4. Entenda quem são os seus clientes e vá atrás deles

Nesse tipo de negócio você não vai vender diretamente ao consumidor final, mas sim a empresas varejistas que irão comprar em grandes quantidades para revender.

É claro que existem exceções, não é? Só que a gente precisa focar no que é mais comum para ter uma base de como vai trabalhar e até de como ir atrás desses clientes.

O foco aqui é firmar parcerias com supermercados, mercadinhos de bairro, donos de barracas em feiras livres e também alguns pequenos atacadistas que não tem condições de comprar diretamente da fábrica como uma grande distribuidora.

A minha dica, em todo caso, é que não se limite apenas a sua cidade, sendo que o melhor a fazer é procurar clientes em toda a região para assim aumentar a sua quantidade de vendas recorrentes todos os meses.

Chame a atenção dos seus clientes

Independente de onde você vai começar a atuar, na sua região ou perto, uma coisa é fundamental: você precisa chamar a atenção dos clientes.

O que eles querem, assim como você, é ter lucro! Por isso trabalhe com preço justo e atrativo de acordo com o mercado regional, tenha produtos com qualidade e crie um relacionamento com eles.

Ser simpático, tratar pelo nome e ser honesto e verdadeiro são os pontos mais importantes na minha visão.

Venda seu peixe da forma certa e cuide dos clientes que forem sendo feitos que eu tenho certeza que você vai começar a ganhar dinheiro com sua distribuidora de alimentos.

5. Legalize a sua distribuidora!

O processo de como montar uma distribuidora de alimentos requer também a preocupação com as questões legais do negócio, como o registro na junta comercial, obtenção do CNPJ, alvará do corpo de bombeiros, vigilância sanitária e licença da prefeitura municipal.

Em todo caso, a minha dica é que você procure um contador de sua inteira confiança para agilizar o processo de formalização do seu negócio e começar assim operar de forma legalizada em sua região.

6. Cuidados especiais em uma distribuidora alimentícia

Entre os cuidados da legalização do seu negócio está a obtenção da licença da Vigilância Sanitária. Quando falamos de alimentos esse precisa ser o foco principal.

O ponto mais importante de como montar uma distribuidora de alimentos é a preocupação com os cuidados ao lidar com produtos alimentícios.

Além de seguir todas as normas de Vigilância regentes na sua cidade, você precisa estar sempre verificando as condições climáticas do local, a limpeza, se os alimentos estão bem embalados, assim como a data de validade.

Outra coisa importante que você precisa fazer é procurar afastar animais que sempre tendem a procurar locais como esses, desde baratas a ratos.

Focar na higiene é sempre um fator importantíssimo dentro de qualquer empresa e por se tratar de produtos alimentícios, essa regra é ainda mais valiosa.

7. Local para sua distribuidora

Não tem como montar uma distribuidora de alimentos sem pensar na localização ideal para a sua instalação. Esse é um fator que influencia diretamente no sucesso ou não do negócio.

Por isso, comece verificando a região ideal por aí.

Pode ser em um bairro mais afastado do centro e que tenha um galpão amplo onde possa trabalhar com seu negócio, por exemplo, já que esse é um espaço mais apropriado para lidar com armazenagem e distribuição de alimentos em sua cidade.

O mais importante na hora de pensar na localização de uma distribuidora de alimentos é que ela esteja em uma área que tem grande demanda dos produtos que está oferecendo. Sem falar que é preciso estar em rota de fácil acesso.

8. Estrutura e equipamentos

Esse galpão precisará ser amplo para conseguir entrar com veículos, armazenar seus produtos alimentícios com eficiência e segurança, além de contar com um escritório de administração (de preferência na entrada da distribuidora).

Para o bom funcionamento do negócio, você precisará comprar grandes prateleiras para estocar produtos, carrinhos para transporte de produtos alimentícios dentro da distribuidora, materiais de escritório e uma série de outros equipamentos indispensáveis para o funcionamento do negócio.

Também necessitará de um caminhão e um veículo pequeno!

Claro que tudo vai variar de acordo com o seu projeto e o tamanho do negócio que pensa em montar, mas isso aqui é como uma base para tudo.

9. Funcionários

como montar uma distribuidora de alimentos

Contrate alguns funcionários para colaborar com as necessidades da sua empresa, seja na organização dos alimentos, entregas, para trabalhar no escritório e em tudo mais que será necessário.

Um dos pontos altos da sua empresa é a parte de organização de almoxarifado e controle de estoque – tenha um profissional capacitado para cuidar dessa área, viu?

Não se esqueça também da área comercial! Tenha ao seu lado os melhores consultores da sua região. Treine-os para que saibam exatamente o que falar e como convencer clientes a fecharem negócio.

Lembre-se que a sua equipe é a sua força, por isso dê a eles as melhores condições de trabalho e transparência sobre os objetivos da sua empresa.

Esse é um dos pontos desse guia de como montar uma distribuidora de alimentos que muita gente deixa passar em branco, mas que é muito importante!

10. Faça a divulgação da sua distribuidora

Algo também muito importante para você que quer abrir uma distribuidora de alimentos é com relação a publicidade.

Essa é a estratégia mais interessante para chegar ao seu público alvo, portanto vale a pena investir em publicidade nos jornais regionais, em programas de rádio, criar um site próprio para sua distribuidora e se posicionar bem nos buscadores para pesquisas na internet.

O melhor é deixar um dinheiro separado para investir na contratação de serviços de profissionais capacitados nesse segmento.

É um dinheiro que se for bem aplicado vai fazer com que você multiplique muito os seus ganhos.

11. Quanto custa montar uma distribuidora de alimentos?

A maioria das pessoas que pesquisam como montar uma distribuidora de alimentos na internet quer saber uma única coisa: Quanto será preciso investir.

Isso vai variar de acordo com o projeto de cada um, é claro! É por isso que falo sempre sobre a importância de um bom planejamento.

De qualquer forma, vamos ter uma base.

Entre os custos estão o aluguel de um espaço para trabalho, a legalização do negócio, compra de equipamentos e acessórios, veículos para transporte de produtos, contratação de funcionários…

Pensando nisso, podemos dizer que no mínimo será necessário aplicar cerca de R$300 mil para iniciar uma pequena distribuidora de alimentos em sua cidade.

Leia também: Como montar uma distribuidora de produtos de limpeza

Coloque sua distribuidora para funcionar!


Até aqui o meu objetivo foi te mostrar alguns dos principais detalhes de como montar uma distribuidora de alimentos, então espero que tenha gostado das dicas e te desejo muito sucesso desde já nos seus negócios!

Mas não deixe de conferir também o artigo que nós postamos aqui com sugestões de nomes para distribuidora de alimentos. Afinal, isso vai lhe ajudar muito na escolha do nome ideal para seu negócio.

------ Escolha um dos negócios ------
José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

48 comentários

  • SérgioAraujo

    Tenho prédio próprio e já trabalho com Bovinos ,Suínos,aves ,gostaria de distribuidoras ou fábricas que de Margem para trabalhar com produtos alimentícios região Campinas

  • Emerson Diniz

    Muito obrigado, as suas informações foram muito úteis

  • Odair Gonçalves de Almeida

    Boa noite,
    estou montando uma distribuidora de alimentos e gostei muito das dicas. pois foi muito importante as dicas.
    muito obrigado.

  • VANDEIR MARTINS BARROSO

    Boa noite! Meu nome e Vandeir!!! Estou para iniciar uma distribuidora de alimentos, mas trabalhar com produtos específicos, somente de inicio ARROZ, FEIJÃO, ACUCA, FARINHA, E RAÇÃO PARA GADO, gostaria de algumas dicas de fabricantes de ração para gado e farinha, e de refinaria de acuca, e produtores de feijao,

    Obrigado

    • Boa tarde! Estou interessada em montar uma mini distribuidora com esses produtos! Como consigo bons fornecedores ?

  • Raimundo Ribeiro Maia

    Estou interessado em montar um negocio em casa, meu produto seria SALADA ASSADA, vender em bandeginhas, em restaurantes, padarias e outros tipos de negócios.

    Como aprender fazer e ter as tecnicas de embalagens?

  • Elza Topçam

    Moro na Turquia e tenho interesse em abrir uma distribuidora de alimentos pequena na cidade onde moro, mas estou totalmente perdida, existem muitas dificuldades no processo de exportação?

  • Olá,Pessoal

    Meu nome é Gilson, tenho uma distribuidora de alimentos em São José Dos Campos-SP.
    Atualmente atendo redes de supermercados,mercadinho e Hort Frut.
    Faço distribuição no Vale do Paraíba,atualmente 18 cidades.
    Possuo três vendedores.

    Se alguém precisar de distribuição para esta região,estou a disposição.

    Atenciosamente,

    Gilson 12 98114 1828

    • Valter Serra

      Gilson, moro no maranhao , estou pensando em começar no ramo de atacadista no setor de produtos alimentícios de demais produtos que eu possa passar a comerciantes de pequenos mercados , De onde eu possa comprar com uma margem de lucro para ser um atacadista , e se possivel, gostaria que me indicasse site e outras fontes que possa me ajudar.. agradeço , abraço!

  • Olá
    Acabamos de abrir uma distribuidora de açaí, cupuaçu e derivados. Gostaríamos de agregar mais produtos. Alguma dica para os dar de onde começar a procurar?

    • Olá,como o acai precisa de câmera fria e refrigeração, seria bom começar com marcar de pão de queijo congelados ,pão de alho ou ate mesmo frios(queijos etc).

      Abraço.

      • Olá tenho uma pequena distribuidora de frios, e produtos de mercearia. Tenho boa clientela.
        Contato 15 998180068

    • Buno Coimbra

      Olá Josiane!
      Você distribui açaí de alguma empresa do Pará? Compra direto ou só distribui?
      Você tem câmara frigorífica com espaço sobrando?
      Onde você está localizada?
      De repente podemos trocar ideias e conversar a respeito de outros produtos também, ok?
      Meu nome é Bruno.
      Meu e-mail: [email protected]
      Abs.

  • Genésio Junior

    Boa Tarde José Neto, eu sou da região Norte do Tocantins, gostaria de saber se você podia me dar mais detalhes sobre esse empreendimento? meu i-mail para outros companheiros que quiser trocar experiencia neste tipo de negócios.

  • Quero representar uma marca de alimento que ainda não tem no meu estado.. Quero comprar direto na fabrica que fica no Rio de janeiro, e tentar vender no meu estado… Como eu faço pra nao ter prejuízo? Oque devo fazer? Comprar primeiro a mercadoria e dps tentar vende la? Ou Posso mostrar um portfólio dos produtos no mercados pra ver se eles tem interesse em fazer o pedido, ai de acordo com que eles pedir eu faço a compra na fábrica.. E quanto cobrar em cima? Quem paga o frete? Sou eu ? Ou devo colocar imbutido esse valor?

  • Olá moro na Bahia tenho interesse em montar uma distribuidora de alimentos. Qual o valor mínimo para começar.?

  • Boa noite!

    Represento marca de outro estado e tenho dificuldade de entrar nos mercados maiores, pois o mesmo não tem interesse por motivo do fabricante está enquadrado no simples nacional, será que vale a pena eu abrir uma empresa para que eu possa emitir a nota para esses clientes?

    • Rafael,pela minha experiencia depende muito.Um Exemplo:para você vender nas redes Grandes,precisa Ser grande,(nem sempre)..e muito provavelmente as redes grandes procuram comprar de fabricante,motivo:Preço.
      Agora, é preciso escolher bem as industrias.
      vou lhe dar um exemplo: tem industrias que te usa para abrir uma bela carteira de clientes ,e isso é demorado e trabalhoso,depois de um tempo elas bloqueia sua compra e invade seus clientes pelo menos com 30%mais barato.

      Mas, tem outras industrias que não faz isso,são honestas e éticas.
      Existem industrias que só vendem para distribuidores.
      para muitas industrias não vale apena ter caminhões,vendedores etc… é muita dor de cabeça e gastos.
      *Só lembrando que, ao comprar de outro estado encarece o produtos por causa do diferencial de alíquota e frete.

      Já conheci pessoas que trabalham só com goma de mandioca(tapioca).
      Ele tem contrato com industrias e só ele pode vender em uma determinada região,e a empresa dele é lucro Real. não chega a faturar 150 mil.

      Ou seja, depende muito da sua margem de Lucro para se abrir uma empresa lucro real.(vai que sua margem é 100%)?!
      Aconselho pesquisar muito e quem sabe uma consultoria contábil pode te ajudar.
      Sebrae pode te ajudar muito também,

      Espero ter ajudado.

      Abraço

  • Representar uma marca que não fosse do meu Estado seroa uma boa?

  • ADEMIR DE ASSIS

    JA ESTOU NO COMERCIO DE MOLHOS A MAIS DE 3 ANOS ,COM MAIS DE 300 FREGUESES SERIA NA SUA OPINIÃO ACOPLAR MAIS PRODUTOS E ME TORNAR UMA PEQUENO DISTRIBUIDOR DE ALIMENTOS , OBRIGADO ADEMIR ASSIS .

  • ola,tenho uma distribuidora de alimentos, já tenho uma venda mensal de 70,00 mil,mais gostaria de aumentar esse faturamento. como farei para ter mais parceiro comerciais.. pode me ajudar..

  • Olá gostei muito das dicas,mas tenho algumas dúvidas se puder entrar em contato pelo Whats 4788428481. Desde já agradeço

  • Tenho vontade de montar uma distribuidora e um pouco de experiência no ramo, porém a maior dificuldade encontrada é encontrar fornecedores que me forneça prazos para pagamentos de títulos.

  • Olá, acho que a maior dificuldade para montar uma distribuidora é encontrar um fornecedor que lhe dê crédito em imediato.

  • jose gonçalves xavier

    como faco pra mantar um atacadão de alimentos

  • Olá, gostaria caso seja possível um contato seu. Pode ser um email.

    Desde já lhe agradeço.

  • Raquel Ernesto Lucas

    Bom Dia
    As suas dicas sao valiosissimas, e muito bom que tenhas criado esse espaco com toda essa informaco. Gostei muito de ver e ler, Parabens .
    Eu pretendo abrir uma Distribuidora de Alimentacao numa zona em que ainda esta em desenvolvimento, quero que mi ajude a ver se sera viavel pra mi investir nessa area?.

  • Rubens vieira

    Obrigado por posta essa informação como monta uma distribuidora de alimento essas sugestões sao muitas lucrativas parabéns vc e emcrivel

    • A

      Oi Rubens!
      Muito obrigado pelo comentário e é bastante gratificante para mim saber que o conteúdo está ajudando mais e mais pessoas.

      Um forte abraço e muito sucesso nos seus negócios!

      • Valter Serra

        José neto, moro no Maranhão e estou pensando em abrir um negocio no ramo de atacadista, estou tendo uma certa dificuldade da direção inicial de onde posso comprar os produtos para ter uma margem de lucro significativa, para assim, repassar aos comerciantes de minha região. Atualmente ja temos alguns fornecedores que repassam mercadorias, onde os mesmo realizam essa compra em pontos de vendas em atacados e posteriormente repassam estas aos comerciantes para ainda conseguirem de forma apertada extrair um pequena margem de lucro em cima de cada mercadoria. Busco um caminho no qual eu posso inciar esse empreendimento de forma sensata e diferenciada dos demais concorrentes, para isto devo encontrar o local ideal para realizar essa aquisição com valores que eu possar oferecer aos meus clientes uma possibilidade de uma margem de lucro maior. Voce pode me indicar um possivel caminho, um norte da direção em qual devo tomar? Grato, Valter Serra. Aguardo seu retorno, um abraço!!!

  • GOSTEI MUITO BOA SUA ESPRICASAO

  • Boa tarde,otima explicação,ja abri uma trasnportadora com toda documentação necessária,porem estou com dificuldade de inicia o trabalho,como onde conseguir fornecedores,ou uma empresa pra eu fazer a logística dela,se puder me ajudar,des de ja obg,.

    Att,:Vinicius Henrique

  • claudio Alves

    Bom dia, muito boa sua explicação. Vale ressaltar que uma dica é procurar o Será e de sua região.

  • Cara boa noite quero abrir uma transpordadora de encomendas qual de envestimento para o início

  • Francisca Brandao

    Olá, primeiro muito obrigado pelas digas, porém eu gostaria de revender uma marca especifica de açai pronto, como eu faço para montar um revenda em varejo e atacado, será que tenho que investir muito? quanto +/-?. Mim ajude por favor!!
    Aguardo seu retorno o mais breve possivel.
    Feliz 2015 a você e toda sua família…

    • Olá Francisca de qual lugar do Brasil Você é, e qual é a marca de açaí você pretende revender?

  • Olá trabalho com cestas básicas já tenho cnpj a pouco mais de um ano tenho 21 anos
    mas não consigo comprar direto da fábrica apenas de alguns distribuidores o que devo fazer para conseguir comprar direto de fabricantes obg fico no aguardo

    • amigo caso consiga comprar direto de fabricantes me passe o contato tb por favor, atuo na regiao de goias

  • José esse conteúdo foi muito importante pra mim que, com apenas 16 anos de idade, sou louco por comércio, principalmente no ramo de distribuição de alimentos! Tenho várias ideias para o futuro, e esse seu post me ajudou muito esclarecendo muitas dúvidas que a dias vinha procurando!
    Parabéns pelo conteúdo!

    • A

      Olá Marcos!
      Você não sabe o quanto eu fico feliz em saber que todo este conteúdo tem lhe ajudado tanto e é incrível ver pessoas como você, com apenas 16 anos já querendo empreender por conta própria. Com certeza você está no caminho certo e se persistir, as chances são que muito em breve estará realizando seus sonhos mais desejados com relação ao mundo dos negócios.

      Abraços e muito sucesso!

  • bom dia!
    José Neto, estou me programando a abrir uma distribuidora de alimentos. porém estou sem chão ainda. quais são os primeiros passos, será procurar um contador para da entrada na documentação?

  • weliton rodrigues

    obrigado pela dica ela me incentivou muito.

Deixe o seu comentário