Sabia que cultivar orquídeas dá dinheiro? Pois é! Se você já sabe disso então veio porque precisa saber como montar um orquidário comercial e você está no lugar certo. Vamos te dar os passos necessários para que você tenha sucesso com isso.
Além de lindas as orquídeas podem ser boas financeiramente. Quem é que não gosta de uma casa enfeitada com lindas rosas? Sem falar nos investimentos que algumas pessoas fazem com jardinagem em suas residências e negócios.
Se você conseguir observar as coisas a sua volta, com certeza vai conseguir reconhecer muitas possibilidades de negócios. É aí que nasce o empreendedor! Vender orquídeas pode ser o negócio que vai te levar até o sucesso, o que acha disso?
Espero que o nosso texto te ajude a entender como montar um orquidário comercial e também te incentive a se mexer logo agora. Não espere nada mais para começar a ganhar dinheiro por conta própria, depois do primeiro passo fica mais fácil.
Por que plantar orquídeas para vender?
O primeiro e grande motivo de montar um orquidário comercial é porque essas plantas são bastante procuradas aqui no Brasil. Além do quesito ornamentação de residências e empresas ela também é utilizada por conta da sua essência que pode estar presente em diversos produtos estéticos: shampoos, cremes, hidratantes, sabonetes e até perfumes.
Outro motivo de se plantar orquídea é porque a gente consegue acesso fácil a um número enorme de espécies, o que vai permitir que você tenha um alcance maior de venda com seus clientes e consequentemente um maior faturamento.
Você tanto poderá vender orquídeas para floriculturas, como para empresas de decoração, ou para empresas de cosméticos. Seu público alvo é formado por empresas que normalmente já possuem um bom poder aquisitivo e provavelmente irão comprar em quantidade e sempre.
Esse é realmente um negócio lucrativo se você souber exatamente o que fazer. Justamente por causa disso que a gente resolveu te trazer algumas dicas que vão te ajudar a ter sucesso e entender como montar um orquidário comercial que lhe traga lucros!
Localização para montar um orquidário
Uma das primeiras coisas sobre como montar um orquidário comercial que você precisa prestar atenção é a localização da sua “plantação”. Precisa ser um ambiente favorável para o crescimento das orquídeas, isso é muito importante!
O solo do local precisa ser fértil, mesmo sabendo que você vai precisar limpar e cultivá-lo a sua essência precisa ser boa, se não você não terá sucesso. Outra coisa que é preciso analisar tem a ver com a exposição do sol.
As orquídeas necessitam de luz para se desenvolverem melhor e por isso o local precisa ter exposição ao sol pelo menos durante a manhã. Lembrando que a exposição o dia inteiro e de forma intensa pode prejudicar o seu orquidário.
Construa uma cobertura
Justamente por conta da necessidade da luz, mas o cuidado em não ter exposição demais, é recomendado que exista uma cobertura no orquidário. Isso tornará o ambiente ainda mais propício e seguro para a plantação de orquídeas.
A cobertura pode ser feita de bambu, ripados de madeira ou até mesmo telhas transparentes. O importante é que as orquídeas sejam cobertas e protegidas. Fazer isso vai colaborar para que elas se desenvolvam melhor e fiquem mais bonitas – o que ajuda muito na hora da venda.
Preparação do solo
Como eu tinha falado anteriormente, você vai precisar preparar o solo para a plantação. Essa é uma tarefa importante para ter bons resultados. A primeira coisa a ser feita é a limpeza do local, retirando toda sujeira ou até mesmo resquícios de outras plantas.
Na maioria das situações, mesmo após a limpeza é importante arar o solo e até utilizar adubos orgânicos para enriquecê-lo com nutrientes e vitaminas.
Escolha o tipo de orquídea que vai trabalhar
Existem várias espécies de orquídea que podem se dar bem no clima brasileiro, mas é válido que você escolha de início pelo menos um tipo para trabalhar. Isso vai facilitar que você tenha mais êxito com a atividade, para que mais tarde consiga expandir os seus negócios.
Só para você ter uma ideia, são mais de 200 espécies de orquídea por aí que são diferentes em tamanho e cor. As mais comuns para esse tipo de atividade são a Catteleya labiata e Catteleya intermediária. A primeira é conhecida por conta de uma beleza sem igual, enquanto que a segunda é uma das espécies mais avançadas do mundo.
O bacana é que o cultivo das duas vi te garantir tanto a venda com fins ornamentais, como a venda para extração da sua essência. Lembre-se que depois de escolher o tipo de orquídea que vai cultivar é hora de procurar locais confiáveis para comprar as sementes.
O mais indicado é achar floriculturas ou outros orquidários que já tenham tempo no mercado para isso. Algumas pessoas aconselham a plantação das orquídeas direto de mudas, o que torna o processo mais rápido e tranquilo. Essa é uma decisão do empreendedor.
Irrigação
A questão da irrigação é muito importante e é um dos pontos que você precisa prestar mais atenção sobre como montar um orquidário. Isso porque essas plantas precisam da umidade certa para um melhor desenvolvimento.
Por exemplo, enquanto estão no período de germinação é preciso que a irrigação aconteça pelo menos três vezes durante a semana, de dois em dois dias. Depois de brotarem precisarão da irrigação uma vez por semana.
O mais recomendado ao montar um orquidário comercial é que se pense em um sistema mecânico de irrigação para ter controle total sobre horários, quantidade de água e até frequência da água.
Trabalhar com orquídeas dá dinheiro?
Nós trouxemos essas informações sobre como montar um orquidário comercial porque essa é uma atividade que pode ser altamente lucrativa. Para você ter uma ideia, um vaso com essa flor pode custar até uns R$80.
Se você trabalhar com divulgação da forma correta e se tiver orquídeas bonitas e saudáveis, o seu negócio pode ganhar alcance e te render um bom faturamento todo mês, podendo passar de R$5.000.
A questão aqui é que você primeiro vai precisar investir em conhecimento sobre todos os aspectos do negócio para saber conduzi-lo de forma eficaz para produzir bons frutos.
10 comentários
Luciana
Gostaria de montar um orquidario comercial. Vocês tem algum projeto da estrutura? Ela deve ser voltada para o sol nascente ou para a face norte. Melhor o bambu ripado ou a telha transparente?
Denilde barros
Bom dia! gostaria de saber no caso de quem não tem terreno e possível montar um orquidario para comercial em áreas acimentado?
Bianca
Estou interessado em montar um orquidário de revenda ,por onde devo iniciar.
Geane Aparecida Braum Correa de Freitas
Quero montar um orquidário de pequeno porte para começar.gostaria de saber por onde devo começar e também gostaria de saber de algum modelo de orquidário,se possível por gentileza me mandar .
Morro no interior de Rondônia,e esse orquidário seria para bens lucrativos
Roseli
Gostaria de montar um orquidário comercial ! Queria saber se encontro produtores que venda em consignação ?
Patrícia Fernandes Basílio
Estou interessada em montar um orquidario de médio porte para fins comerciais
Gostaria de obter um projeto.
juliana
sou do interior de goias estou interessada em montar orquidario comercial agregado a uma cafeteria
Cassiane Busanello
Estou interessado em montar um orquidario comercial por onde devo iniciar.
Zizi Mendonça
Tenho interesse em montar um pequeno orquidário na zona rural, para fins comercial.
Como faço o projeto ?/
Obrigada
antonio coelho
Estou interessado em montar um orquidário de médio porte e para fins comerciais .
Gostaria de obter um projeto do tipo que está mostrado no site .
Obrigado