Para montar um clube de tiro você precisa de um local de aproximadamente 550 m² e um investimento inicial de R$250 mil.
Esses valores podem variar bastante em relação ao seu bairro, pois construções urbanas necessitam de um investimento muito maior do que construções rurais, portanto esse é um ponto importante para colocar na balança antes de abrir seu negócio.
Além disso, será necessário ter equipamentos de qualidade e um equipe qualificada.
Abaixo trago um guia completo do processo de implementação do seu clube, então fica comigo até o final e aproveita para colocar tudo em prática:
Entenda como funciona um clube de tiro
Antes de te ajudar com questões referentes ao processo de abertura do clube de tiro vou falar um pouco do funcionamento desse tipo de estabelecimento para deixar alguns pontos claros.
A verdade é que muita gente que tem vontade de dar uns tirinhos para praticar de vez em quando, pensa que é só chegar no espaço e sair atirando pra tudo que é lado, mas não é bem assim que funciona.
Para as pessoas que querem competir e fazer o esporte de maneira mais frequente é recomendado cursos de especialização, já para os atiradores amadores pode ser realizado apenas um treinamento prévio com os próprios instrutores de tiro do seu clube – o que costuma levar algumas horas.
Geralmente os clubes de tiro funcionam através de associações, onde por meio de uma assinatura os interessados pagam uma taxa mensal e desfrutam do espaço, dos equipamentos e das munições. Alguns também permitem a locação do estande, da arma, do alvo, munições e instrutores.
Os horários de funcionamento são definidos pelos donos e exigem, na maioria das vezes, agendamento antecipado, para evitar choque de horários e tempos de espera prolongados.
Planeje a abertura do seu negócio!
Antes de decidir um local adequado e correr atrás de toda a legalização do seu empreendimento, faça um estudo completo de mercado, avalie se existem pessoas interessadas pelo esporte, veja se existem concorrentes próximos, entenda qual a demanda desse serviço na sua região e monte o seu plano de ação.
É importante que faça também um planejamento financeiro com fundo reserva de pelo menos três meses. Isso vai permitir que você tenha uma estabilidade mínima, consiga investir em equipamentos de qualidade e forneça aos seus associados um ambiente agradável sem fazer dívidas na praça.
Se possível, contrate profissionais especializados para realizar um projeto arquitetônico do clube de tiro para que você consiga ter todo o seu espaço otimizado de forma inteligente de acordo com o que deseja e sem sair da lei.
Lembre-se que o planejamento é a fase mais importante de todo o seu processo, pois sem ele você pode falir antes de sequer lucrar. Então, não deixe de investir seu tempo nisso!
Corra atrás da documentação para abertura do clube de tiro
O processo de legalização de um clube de tiro deve ser levado bem a sério, pois é uma atividade que precisa de fluxos bem definidos para garantir a segurança e a vida dos funcionários e associados.
Abaixo trago uma relação com os oito documentos que você deve priorizar na abertura do seu empreendimento:
- Ata da fundação;
- Estatuto;
- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
- Laudo de segurança;
- Alvará de funcionamento;
- Plano de segurança;
- Certificado de Registro (CR);
- Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF).
Acho que por ser um tipo de negócio tão específico e com riscos, o melhor é procurar uma assessoria especializada para te ajudar nessa parte. É muito importante que tudo seja montado de acordo com a legislação.
Escolha um local apropriado para montar um clube de tiro
O local do clube de tiro tem que ser escolhido com muita estratégia. A dica aqui é que você procure sempre por ambientes afastados e que invista na realização do projeto arquitetônico como sugerido anteriormente, pois isso vai te poupar muito tempo e dor de cabeça.
Dependendo das condições do espaço e da localização que escolher se instalar, o valor que você precisará investir pode aumentar consideravelmente, coloque isso na balança também e tenha os pés no chão para não sair do seu orçamento.
Para começar com o pé direito é fundamental que contrate um engenheiro para realizar uma inspeção completa das condições do terreno do ponto de vista técnico.
Os três principais pontos que serão avaliados são:
- A segurança dos associados (se certificando que um disparo em direção errada não atinja vizinhos, animais, etc);
- A funcionalidade do relevo (de forma que permita a movimentação do atirador de forma fluida);
- A metragem do lugar (que irá definir quantas pistas poderão ser construídas e quais possíveis distanciamentos entre o atirador e o alvo).
Verifique com a Prefeitura
Antes de sair por aí atrás do lugar perfeito para montar um clube de tiro, verifique se a Prefeitura não tem regiões da cidade próprias para esse tipo de atividade.
Entenda as estruturas e implementações necessárias
O espaço interno de um clube de tiro não costuma ter muitas estruturas peculiares, inclusive existem clubes em áreas rurais afastadas que contam apenas com os equipamentos, munições e os alvos (que ficam dispostos em ambiente completamente aberto).
A implementação de clubes em cidades mais desenvolvidas exige um pouco mais de investimento, mas a condução do seu negócio deve ocorrer da forma que ficar melhor para você.
Abaixo vou te apresentar uma ideia de espaços e possíveis implementações para você se basear, observe:
- Área para armazenamento de armas e munições;
- Cabines individuais com abafadores e óculos;
- Tratamento acústico para evitar danos pela reverberação do som;
- Sistema de exaustão para evitar o embaçamento dos óculos e a inalação de gases;
- Climatização com a presença de ar condicionado com capacidade de refrigeração de todo o ambiente;
- Espaçamento de pelo menos 0,65cm entre os boxes;
- Presença de regulador semiautomático de distância do alvo;
- Sala de equipamentos de proteção individual;
- Recepção e administração;
- Estacionamento.
Invista em bons equipamentos e bons fornecedores
Para garantir uma melhor experiência e uma maior segurança para os seus clientes é importante adquirir os seus equipamentos para tiro com fornecedores de boa reputação.
Faça uma busca pela internet e pela sua região, tentando sempre encontrar o local mais perto, mais barato e de melhor qualidade.
Se for necessário veja a reputação no reclame aqui e compre alguns equipamentos mais baratos para fazer o teste antes de firmar a parceria.
Após decidir quem irá fazer o fornecimento para sua empresa, se atente à quantidade de instrumentos que irá investir, pois ela depende do porte do seu negócio e da sua proposta.
Abaixo trago uma lista dos itens que não podem faltar no seu inventário, observe:
- Abafadores;
- Cintos;
- Óculos;
- Botina;
- Alvos (geralmente são utilizados em papel IPSC e UIT ou metálicos gongos e pepper-poppers);
- Rifles de ar comprimido (utilizados para distância de até 10m);
- Pistolas de ar comprimido (utilizados para distância de até 10m);
- Pistola e revólver (utilizados para distância de 25m);
- Carabina (utilizada para distância de 50m);
- Computadores;
- Cadeiras;
- Munições.
Monte sua equipe!
Para para atender bem a demanda do seu negócio, você pode começar com pelo menos dois instrutores para treinamentos curtos para quem vai alugar o espaço por um tempo (dura de quatro a oito horas) e dois que realizem os cursos intensificados focados para os associados que pretendem competir e se aprofundar mais (costumam durar dias).
Esses profissionais precisam ser extremamente especializados nas técnicas exigidas e ter o conhecimento de toda legislação vigente.
Caso esteja começando nesse ramo, opte por contratar pessoas com referência e experiência superior a quatro anos comprovadas em carteira, para que tenha uma maior tranquilidade e não precise desprender de tanto tempo qualificando cada um.
Lembre-se que ter um atendimento personalizado faz com que os associados se sintam em casa e, sem dúvidas, além da segurança a cordialidade é uma qualidade que não pode ser deixada de lado.
Afinal de contas, de nada adianta entender de todos os processos e não saber lidar com pessoas, por isso foque em um atendimento humanizado para ter melhores resultados.
Conheça a opção de adquirir uma franquia!
Caso tenha dificuldade com os trâmites legais da implementação e esteja procurando por algo mais fácil, a aquisição de uma franquia de clube de tiro pode ser a resposta que você procurava.
O modelo de franquias costuma ser mais fácil de implementar, pois a empresa já possui autoridade no mercado e conta com uma estrutura completamente padronizada, com fluxos bem definidos e toda a parte burocrática resolvida.
Basta procurar a reputação, disponibilidade, promessa e exigências de cada empresa e optar pela que melhor se adequa ao seu objetivo e situação financeira.
Ponha a mão na massa!
Agora que está com tudo necessário nas mãos, basta aplicar todos os passos deste guia de como montar um clube de tiro e ter muito sucesso!
Espero que o artigo tenha te ajudado e que você possa atingir o seu objetivo!
Obrigada pela companhia e até a próxima.
15 comentários
Carlos Costa
Inicialmente, gostaria de parabenizar pelo artigo.
Segundo, esclarecer que tenho me interessado pelo assunto e comecei a ler com olhar muito crítico, pois minha experiência com um certo clube de tiro, tem sido muito negativa, a partir de então tenho buscado informações para não generalizar.
Pois nem, aposentei na PM após 25 anos de serviço e me confesso desarmamentista, e vejo com muita cautela o aumento de CACs e Clubes nas mãos de moleques.
E acredito que os Profissionais responsáveis precisam demonstrar preocupações com os maus profissionais, que se valem de brechas e dubiedade das normas.
Portanto, enquanto alguns clubes tem 40% de seus associados não praticantes, alguns somente os donos o são, de modo que servem somente para alguns desinformados achar que tem porte de arma..
Mas enfim, meus elogios foram francos e espero que os Profissionais ajudem a combater os maus profissionais e moleques que tbm crescem meteoricamente..
Carlos Costa
Leonardo
Boa tarde
Alguma franquia aqui para Blumenau tenho enterese
marcos
Não sou atirador, mas caso eu tenha interesse de montar uma ambiente de tiro, como poderia ter renda financeira com isso, é cobrado por mês, por hora, por tiro, no fornecimento de munição. Alguém que tiver por dentro fala ai, só pra me ter uma ideia da viabilidade…
Carolina
Boa tarde.
Vi sua pergunta pois estou pensando em montar um estande.
Tenho experiência na área.
A filiação é anual
É você quem decide o valor. Pode criar alguns planos, com benefícios.
Pode ganhar tmbm com diárias. Aluguel de armas e no fornecimento de munições
Berg Pereira
Qual o seu contato para conversarmos sobre o assunto?
Hermes Alves Simões
Bom dia!
Vc’s têm sabem de alguma franquia que atenda aqui na Paraíba?
dagna andreazi delcol
gostaria de saber quais seriam as franquias ?
Ronaldo Gomes
Boa a matéria. Mas 250 mil de investimento inicial, é para um senhor clube, muito acima da média do Brasil. A maioria aqui tem um infraestrutura mínima, outra precárias mesmo.
Alvaro Gomes Junior
Pistolas de ar comprimido (utilizados para distância de até 10m);
Pistola e revólver (utilizados para distância de 25m);
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Samuel
Temos um sítio com área própria para prática de tiro. E os clubes que conheço, geralmente é na área rural tbm, e tem apenas as baias, uma cobertura em zinco e um cômodo com banheiro.
Taua
250k é para o básico do básico só para abrir mesmo e começar a fazer um dinheiro para que no futuro vc possa ir aperfeiçoando o seu clube , para abrir um +/- com equipamento bom e um ambiente lgl vc vai gastar +/- 600k , tenho conhecidos que abriram clubes e já se foi 2M no clube e mesmo assim eles continuam a gastar mais para melhorar a infra do clube
Rubens
Bom dia Samuel!!! Quando vc se refere a uma “área própria para a prática de tiro”, ela está homologada pelo exército?? Se sim, é possível compartilhar aqui os passo anecessários??
Wellington
Obrigado pela informação, ja ajuda bem
Arlon Richers Batista Silva
250 mil seria com a alvenaria ne, pq os clubes de tiro que vejo aqui na região de BH não tem nem 250 mil investidos, quem dirá começando com investimento de 250 mil.
Ronaldo Gomes
Verdade, esse stand da foto aí mesmo, 250 mil nem se for junto com o terreno e o 38.