Hoje em dia tem como ganhar dinheiro compondo música de basicamente quatro formas:
- Por meio de direitos fonomecânicos;
- Através dos direitos de execução pública;
- Vendendo sua música para cantores;
- Através da sincronização.
É possível receber de praticamente todas elas ao mesmo tempo. Só é preciso se organizar e estar atento.
Existem grandes compositores que faturam milhões todos os anos com seus trabalhos e você pode ser o próximo. Então vem comigo e entenda como ganhar dinheiro compondo música!
4 maneiras de ganhar dinheiro com suas composições
Abaixo eu vou te explicar melhor como cada uma dessas maneiras funciona para que você veja qual é a que mais pode te trazer retornos e qual é possível colocar em prática o quanto antes. Observe:
1. Por direitos fonomecânicos
Você como compositor terá direito a um royalty por toda vez que a sua música for vendida ou reproduzida com a intenção de vender, seja em vinil, fita, CD ou outro formato.
Isso funciona independente de as cópias venderem ou não. Se uma pessoa faz um cover de sua composição, por exemplo, e cria 1000 cópias, ela terá que pagar a taxa por todas elas.
Lembrando que você também terá direito a isso perante os seus próprios trabalhos gravados. Se tiver um álbum, vai ganhar por todas as cópias.
Essa forma de ganhar dinheiro compondo músicas também se aplica aos serviços de streaming como Spotify e Deezer.
Inclusive, nós revelamos aqui recentemente quanto o Spotify paga por 1 milhão de visualizações de uma música. Então vale a pena conferir depois!
2. Por direitos de execução pública
Você também vai ganhar por toda vez que a sua composição for tocada em público. Digamos que um artista cante ela em seu show ou que apareça na TV a cabo ou até mesmo na rádio – em todas essas situações você vai receber um valor.
3. Vendendo sua música para cantores
Uma alternativa muito comum de ganhar dinheiro com uma composição é vendendo para algum artista. Isso é mais voltado para quem não tem interesse em cantar suas próprias composições.
Só que é importante lembrar que mesmo você tendo vendido a composição, não precisa também vender o direito autoral.
Isso significa que toda vez que a canção for tocada de forma pública você terá o direito de uma taxa pela quantidade de vezes.
Também fizemos um artigo aqui no site só explicando quanto ganha um compositor com direitos autorais. Depois dê uma conferida nele!
4. Por licença de sincronização
Sabe quando você está assistindo a novela e naquela cena dos protagonistas vem aquela música que está em alta? Pois então! Isso é a chamada sincronização.
Toda vez que a sua composição for utilizada junto com imagens, seja em vídeos do Youtube, em filmes, séries, desenhos, propagandas ou qualquer outra coisa do tipo, você vai receber uma taxa.
Muitos compositores até fazem parcerias diretas com emissoras e agências e acabam vendendo suas composições ou criando coisas específicas para eles.
Você precisa estar associado ao Ecad
Para ter os seus direitos preservados e garantir os pagamentos das taxas referente aos seus trabalhos, é preciso ser um associado das administradoras do Ecad.
O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) é o órgão que fiscaliza e facilita todo o processo de pagamento e distribuição dos direitos autorais.
Por ter um excelente trabalho, o Ecad é referência mundial na área que atua.
O Escritório é administrado por setes associações de música:
- Abramus: Associação Brasileira de Música e Artes;
- Amar: Associação de Músicas, Arranjadores e Regentes;
- Assim: Associação de intérpretes e músicos;
- Sbacem: Sociedade Brasileira de autores, compositores e escritores de música;
- Sicam: Sociedade Independente de compositores e autores musicais;
- Socinpro: Sociedade Brasileira de administração e proteção de direitos intelectuais;
- UBC: União Brasileira de Compositores.
Entenda como o valor é distribuído ao artista
Todas as suas músicas que receberem a taxa de direito autoral ou de execução serão listadas pelo Ecad e os valores serão recolhidos.
Só que tem um detalhe, não é 100% desse valor que vai para você. Do total, 10% irá para o Ecad para ajudar na administração das suas operações, 5% será destinado às sociedades de gestão coletiva e o restante, 85% vai para o artista.
Essa divisão é feita justamente para que os processos continuem sendo realizados com eficiência e qualidade e todos tenham os seus direitos assegurados.
Calendário de distribuição
Você vai receber seus direitos de acordo com o segmento em que a música foi tocada. O escritório realiza distribuições trimestrais, semestrais e anuais.
O ideal é que você conheça o calendário de distribuição do Ecad para saber exatamente quais são os períodos que irão te beneficiar.
Mantenha suas composições atualizadas!
Não adianta ser associado em um órgão administrador do Ecad e não manter atualizada a sua lista de composições.
Imagina se tem uma música sua estourada por aí e você não atualizou? O valor não será arrecadado e você vai ficar no prejuízo.
Por isso, mesmo que não tenha vendido a música ainda ou até mostrado a alguém, é importante atualizar os seus registros, assim as taxas serão recolhidas corretamente.
Leia também: Como ser um empresário musical
Ganhe dinheiro com suas composições
Uma coisa é certa: Não tem como ganhar dinheiro compondo música se você não correr atrás, então aproveite essas informações para lucrar.
Espero que o artigo tenha te ajudado e que você faça muito sucesso.
Obrigada pela companhia e até o próximo artigo.
2 comentários
Wilton Viana
Artigo super completo, ajuda bastante quem está começando!
Jonatas Macedo Fontoura
Olá! sou compositor e quero saber tudo sobre como posso negociar meus trabalhos!