Você quer aprender como fazer cocada para vender? Então aqui eu vou lhe mostrar uma receita passo a passo e mais dicas importantes para preparo e venda desse doce.
A cocada é um dos doces mais tradicionais em todo o Brasil, portanto se for algo de qualidade, não faltarão pessoas querendo comprar.
A receita tradicional leva apenas coco, açúcar, água e leite condensado. Mas existem diversas variações da receita de cocada e você consegue encontrar vários tipos. Geralmente todas elas são muito boas e vendem super bem também.
Então continue lendo que eu vou explicar tudo o que precisa para começar ganhar dinheiro com cocada caseira:
Receita de como fazer cocada para vender
Agora eu vou te mostrar como fazer cocada para vender com uma receita que eu vi lá no Tudo Gostoso. A receita tem muitos comentários positivos e eu já comi uma cocada dessa e vou te confessar: É realmente uma delícia.
A cocada tem um modo de preparo simples, mas você precisa prestar atenção à quantidade dos ingredientes e ao ponto que a mistura terá que chegar. Além do mais essa é só uma receita de cocada tradicional, mais tarde falarei das possibilidades que você tem.
Se por acaso não der certo logo de primeira, não se desanime. Não tem nada de errado com isso. O importante mesmo é que você continue tentando, porque a prática vai te ajudar a chegar no ponto certo.
Veja a receita de cocada para vender:
Ingredientes
- 2 xícaras 1/2 de açúcar;
- 400 g de coco fresco ralado;
- 1 xícara 1/2 de chá de água;
- 1/4 de xícara de chá de leite condensado;
- Óleo para untar.
Modo de preparo
Pegue uma assadeira e unte com óleo e depois reserve. Agora pegue uma panela, acrescente água e açúcar e leve ao fogo alto. Deixe que a calda cozinhe bem em ponto de fio médio e em seguida despeje o coco e mexa bem.
Acrescente o leite condensado e continue mexendo a panela até que o fundo comece a desprender. Retire a cocada do fogo e com uma colher vai colocando na assadeira.
Deixe que a cocada endureça um pouco e depois retire elas da assadeira utilizando uma espátula. Se a sua intenção for guardar a cocada para depois é bom colocar em uma vasilha e esfriar bem (a vasilha tem que ter tampa).
Pronto! Agora você já sabe como fazer cocada para vender, não é difícil!
Inove nos sabores da cocada
Uma das minhas dicas sobre como fazer cocada para vender é inovar nossa sabores. Trabalhar com a cocada tradicional é fundamental, mas você não precisa ficar só no comum. Ir para uma forma de trabalho diferenciada vai te ajudar a ganhar mais dinheiro.
Eu não sei aí onde você mora, mas aqui na Bahia a gente já está acostumado com cocada de vários sabores. Isso vai te ajudar a agradar o máximo de clientes possível e criar um cardápio que ninguém tem igual.
Entre os sabores de cocada que existem estão:
- Morango;
- Maracujá;
- Goiaba;
- Abacaxi;
- Amendoim;
- Chocolate;
- E muitos outros.
Esses são só alguns dos muitos sabores que você pode utilizar na hora de produzir suas cocadas. O mais importante mesmo é criar o seu cardápio personalizando, mostrando ao público que você é além do comum.
Utilize ingredientes de qualidade
De nada adianta ter uma boa receita, utilizar sabores diferentes, se você não trabalhar com ingredientes de qualidade. A matéria prima que você usa na hora do preparo influencia completamente o sabor e qualidade do que você faz.
Você já percebeu pela receita que são poucos os ingredientes que vai precisar, então se esforce para que eles sejam bons! Não queira economizar logo nessa parte, isso pode prejudicar muito a sua marca.
Para que você consiga bons produtos com preço justo, o ideal é que você faça suas compras em mercados atacadistas. Em lugares como esse você consegue comprar em quantidade com um preço bem mais abaixo do que em outros lugares.
Dessa forma você não gasta muito na hora de comprar matéria prima, mas ao mesmo tempo terá uma cocada que além de saborosa tem muita qualidade.
Acredite, quando o cliente percebe que o produto realmente é bom, ele não se preocupa em pagar um pouco mais. Então invista nisso na hora de começar a sua produção de cocada.
Validade da cocada
A validade da cocada tradicional é de até 3 meses, desde que ela esteja bem embalada, em um local arejado e sem contato com o sol. Já a cocada cremosa vendida em copinhos, tem validade entre 3 e 7 dias.
Alguns tipos de cocada, como as que são vendidas em potes tem validade de até 12 meses, mas levam conservantes. Por isso elas conseguem ter um prazo tão grande assim.
Para durar todo esse tempo, os fabricantes usam o Sorbato de Potássio que é um conservante muito utilizado em alimentos para evitar bolores, por exemplo.
Como embalar cocada para vender?
Você pode embalar cocada para vender usando saquinhos de plástico selados à vácuo. Essa é a embalagem mais comum para cocadas.
Depois disso, você pode colocar os saquinhos dentro de outra embalagem mais sofisticada. Como caixas de papel, potes de plástico transparentes ou algo do tipo.
Mas isso é opcional, já que muitas pessoas vendem as cocadas apenas com os saquinhos transparentes. Bastando apenas colar um adesivo da sua marca para chamar mais atenção.
Por quanto posso vender uma cocada?
O preço da cocada varia muito de lugar para lugar e depende também do tipo de cocada e tamanho. Mas você pode vender cada pedaço de 100g, por exemplo, por cerca de R$ 5 Reais.
Porém para chegar no valor ideal você deve somar todos os seus custos, dividir pela quantidade de pedaços de cocada e multiplicar por 3. Essa a fórmula mais comum utilizada pelos vendedores de doces caseiros.
Crie uma marca e coloque nas embalagens
Outra coisa que você precisa dar atenção sobre como fazer cocada para vender é na sua marca. Afinal todo negócio precisa de uma marca, não é não? É a mesma coisa com venda de cocadas. Se você não souber como fazer sua marca, a minha dica é que você vá até uma gráfica e peça que façam.
O bacana é que na própria gráfica você já vai conseguir imprimir panfletos, adesivos ou o que mais você for usar para colocar nas embalagens e para divulgar o seu negócio.
Tendo um nome próprio você conseguirá divulgar facilmente pela internet, pelo boca a boca e colocar nas suas embalagens. Assim mais pessoas conhecerão seu produto!
Como vender cocada?
Além de saber como fazer cocada eu quero te dar ideias para vender. Se você não cuidar dessa parte não vai conseguir ir muito longe com o seu negócio e eu sei que muita gente tem dificuldade justamente nisso.
A primeira coisa que eu preciso te dizer é: Joga a vergonha para longe! Muita gente fica sem jeito na hora de vender e isso é muito normal, só não pode te impedir de correr atrás dos seus objetivos.
Toda vez que a vergonha bater você lembra da grande oportunidade que tem em mãos: você pode trabalhar por conta própria e além de dinheiro ter liberdade – isso é uma chance que poucos tem!
Com isso em mente, veja agora algumas das formas que você tem para vender cocada. Eu trouxe algumas ideias, mas é você precisa escolher o melhor caminho.
1. Venda cocada diretamente para o consumidor final
Essa é uma forma bem tradicional. Você vai precisar de duas coisas: um recipiente para levar a cocada e de um papo muito bom para vender suas cocadas.
Também é fundamental que você escolha o local ideal para venda. Precisa ter bastante gente passando pelo lugar, pode ser na frente de escolas, faculdades, perto de centros comerciais, em parques, praças e até em estações de trem/metrô/ônibus.
2. Forneça cocadas para revendedores
Além da venda direta para o consumidor, você também pode optar por trabalhar com o fornecimento das cocadas para revendedores. O que não falta por aí é oportunidade para fazer parceria nesse sentido.
Veja abaixo alguns dos lugares que você pode oferecer seu produto:
- Padarias;
- Mercados;
- Mercearias;
- Docerias;
- Loja de doces;
- Cafeterias;
- E muito mais!
3. Venda para eventos
Outra oportunidade é vender cocada para eventos. Desde festas infantis até formaturas, é possível conseguir boas encomendas para eventos de todos os tipos. Uma boa oportunidade é na época dos festejos juninos.
Vender cocada dá dinheiro?
Fazer cocada para vender dá dinheiro sim. A margem de lucro desse produto pode ultrapassar os 100%. Por mais que seja algo barato, investindo em quantidade você tem um ótimo resultado.
Inclusive, algumas pessoas vivem apenas disso e chegam a ganhar mais de R$ 3 mil por mês vendendo cocadas caseiras.
É claro que o valor exato que você vai ganhar é muito relativo. Depende da qualidade do seu produto, do local que você vai escolher trabalhar, da forma que vai vender e também do jeito que vai divulgar.
Só que o que você precisa saber é que o resultado depende inteiramente de você! Por mais que possa ser um tanto assustador ter tudo dependendo só de você, ao mesmo tempo é libertador.
O que você precisa se perguntar é quanto está disposto a trabalhar para conseguir seus resultados. Que tipo de empreendedor de cocada você quer ser? Quanto você quer ganhar por mês? Depois é trabalhar para conquistar tudo isso.
Comece logo!
Agora você já sabe como fazer cocada para vender, não perca mais tempo! Essa é a sua chance de fugir da crise e começar a mudar o rumo da sua vida.
Utilize essas informações, pratique tudo que aprender e dê o seu melhor! Não desista, tenha persistência e trabalhe duro até alcançar as suas metas.
Desejo sucesso para você!
27 comentários
Sheila
Olá meu nome e Sheila pois Fasso cocada mas mofa o que devo coloca pra da a validade me ajude
Jose Marcos de Souza
Bom dia, pesquise sobre a GLUCOSE DE MILHO,Ela ajuda muito pois deixa a cocada boa por muito tempo.
DEBORA GÓES
Boa noite!
Qual a validade da cocada com leite condensado?
Gostaria de vender para estabelecimentos comerciais, mas preciso de uma validade considerável.
Agradeço
edvan silva
oi por me ajuda a tirar essa duvida! gostaria de saber se para vender cocada para consumidores em locais publicos ou para revendedores se precisa de algum documento que comprove as vendas ou precisava ter algum curso
Fatima Aparecida da Silva
Boa tarde amigos, gostaria de fazer cocada para vender. Gostaria de saber a quantidade dos ingredientes, para cada coco é um kilo de açucar é isso kkkk Por favor me ajudem preciso MT, nao consigo emprego e estou vendo uma grande oportunidade para mim e meus filhos obrigado
Neno
Fátima bom dia, fazemos cocada aki em casa semanalmente para consumo nosso, uma delícia, quem prova da cocada nos incentiva a fazer para comercializar. Trabalhamos na seguinte proporção: para cada 2 xícaras de coco ralado 1 xícara de açúcar demerara, Ex. na última vez q fizemos utilizamos 22 xícaras de coco ralado, 11 xícaras de açúcar demerara e um leite condensado de 395g, próximo de tirar do fogo acrescente uma colher de manteiga, fica uma delícia.
Angelina
Maravilhosas dicas
Vou fazer para minha mãe vender.
Pois ela esta desimpregada e tem duas filhas menores pra cuidar.
Celio De lima furtado
Olá boa noite!!! Estava lendo os comentários, de vcs! Muito legal,,, eu trabalhei vendendo cocada 8 anos no calçadão, de uma praia em Vitória es, hj eu tenho um emprego fixo,,,, mas msm assim eu vendo, cocada,,, no meu serviço é na minhas folgas, vou para feira vender, tbm! De vc comprar o coco no preço, bom o lucro é quase 75% em fim, foi bom poder, conta um pouco da minha história para vcs!!! Abraço,,, a todos, boa noite
Sara Almeida
Quero começar a vender cocada, mas nao sei por onde começar tenho as penas os cocos.
Marisa
Boa noite quero saber no lugar do coco fresco posso colocar coco de saquinho
claudio
pode mas não é a mesma coisa e fica muito mais caro .procure um atacadista e um coco de qualidade mesmo sendo comprado ralado. só não compre com açucar e nem muito fino pois não rende ; compre coco ralado e fresco .sem açucar , ok ????? claudio osasco .
Silvano
Aonde posso encotrar esse coco?
leuza leal
vou começar fazer, mais gostaria de saber qual a receita, as quantidades de cada item.
marlene carvalho reis
qual o tempo de validade da cocada pois estamos vendendo.
José Neto
Oi Marlene!
A validade da cocada geralmente é de aproximadamente 3 meses após o pacote ser aberto, mas para que ela conserve por este período é preciso estar bem embalada. Portanto após aberta a embalagem, ela precisa ser consumida em até 3 meses.
Abraços!
Elisangela Xavier
Olá José Neto, essa validade de 3 meses e para receita postada sem conservantes? Ou precisa acrescentar glucose de milho? Estou necessitando de uma renda e pensei em fazer cocadas para vender. Desde já te agradeço
valeria
boa tarde gostaria de saber o tempo de validade de uma cocada e o que poderia fazer para aumentar essa validade ?
Maria Beatriz Rodrigues Cafuoco
Boa tarde não posso trabalhar devido muitos problemas que minha filha tem? Tratamento de audição, vistas e tratamentos? E com isso não posso assumir um trabalho que me tome o tempo? Gostaria de saber se eu posso tbm colocar uma placa no meu portão oferecendo a minhas vendas de cocada e se sem eu sair de casa eu consigo vender …obrigada e amei esse site ?
Marilene Rodrigues da Silva
Meu nome é marilene gostaria de fazer pra revenda
Inês
Trabalho com cocadas a 15 anos,e dá um bom lucro, sou professora mas atualmente minha maior renda é das cocadas as aulas é um complemento,é só ter boa vontade e coragem,pois é bem trabalhoso se pensar em todo processo de produção:quebrar,ralar o coco ,fazer as cocadas e vender!mas é muito prazeroso trabalhar na rua ,vc faz muitas amizades e faz o seu horário,recomendo! boas vendas!
Martilha jordania Borges
Oi Inês gostaria de conversar com vc receber dicas pois pretendo vender cocadas. Obrigada jordania. Meu wats 34-996907615
José Neto
Oi Inês!
Muito obrigado por compartilhar um pouco da sua história aqui com a gente, pois é muito inspiradora para muita gente.
Abraços!
Davi
Parabéns por esta publicação, completa e explicativa… A parte que mais gostei e a tempos procurava na internet mas ninguém contava foi o “segredinho” para deixar a cocada sequinha por fora e macia e molhadinha por dentro. Obrigado !
José Neto
Oi Davi!
É muito bom saber que esse post lhe ajudou tanto assim e só posso agradecer pelo seu comentário, porque o nosso objetivo é justamente satisfazer a maior quantidade possível de pessoas.
Abraços e sucesso!
Oswaldo da Silva Ribeiro
Boa noite eu achei muito interessante eu.vou arriscar
Orlando Ibanez
Sou diabético. Tive que passar por uma amputação. Estou desempregado, precisando trabalhar. Devido minha dificuldade de locomoção, gostaria fazer um trabalho via internet. Por favor, me dê dicas. Abçs
CIDA
BOA NOITE ACHEI INTERESSANTE O SITE ESTOU DESEMPREGADA E EMEU MARIDO TEVE UM AVC A POUCO TEMPO E NÃO PODERÁ TRABALHAR MAIS E TAMBEM PRECISO CUIDAR DELE E DO MEU FILHO QUE E ESPECIAL CORRO COM OS DOIS PARA MEDICOS E TENHO QUE CONSEGUIR UMA RENDA E PENSEI EM ALGO QUE EU TIVESSE O TEMPO PARA TRABALHAR SEM TER QUE DEIXAR DE LEVA-LOS AS CONSULTAS .
OBRIGADO SE TIVER ALGUMA OUTRA IDEIA EU AGRADEÇO .