Como expor bolsas em lojas: 3 ideias interessantes

Publicado por Lidia Massari em 14 de junho de 2022

Que as clientes estão naturalmente prontas para comprar aquela bolsa maravilhosa, todos nós sabemos. Porém, você precisa dominar as estratégias de como expor bolsas em lojas, para vender bem e com consistência.

E nessa hora não há limites ou restrições que impeçam você de fazer um excelente serviço e adotar as melhores práticas. Para ajudar você, resolvi trazer para você um apanhado de dicas bem interessantes e funcionais para turbinar a sua vitrine e aumentar as vendas. Vamos conferir?

Como expor bolsas em lojas: 3 ideias interessantes + sugestões de composição de vitrines

1. Como expor bolsas em espaços pequenos?

Vamos combinar que não é todo mundo que possui grandes espaços para expor seus produtos. Somado a isso, temos os comércios que mal possuem uma vitrine de tamanho apropriado para apresentar aquelas bolsas super novidades.

Em casos como esses, o ideal é analisar os espaços verticais, como paredes e pilares. “Ah, mas assim não ficará simples demais?”. Não se você der uma caprichada nos penduradores e na decoração daquela parede.

Tenha em mente que não estou sugerindo simplesmente pendurar numa parede branca e pronto. Pelo contrário, o objetivo aqui é maximizar os espaços disponíveis, aproveitando cada ponto da loja, veja sugestões:

Usando ripa + ganchos perfurados

Utilize ripas bem-acabadas e fure alguns ganchos. Já o tamanho das ripas e quantidade de ganchos ficam a seu critério, tome cuidado para não poluir. De forma simples você consegue pendurar onde achar que traz mais visibilidade.

Com isso, avalie locais próximos a entradas, ao fundo do caixa, próximos de coleções de sapatos. Enfim, onde você achar que o cliente vai bater o olho e não terá como deixar de ver.

DICA EXTRA: tome cuidado apenas na quantidade de bolsas penduradas por gancho. É melhor criar um pendurador maior, com mais ganchos e ocupar mais espaço, do que simplesmente amontoar as bolsas!

Usando uma parede decorada + ganchos posicionados

como expor bolsas em lojas

Pegando o “gancho” da sugestão acima, temos aqui uma ideia muito bacana. Você tem uma parede sobrando aí na loja? Sabe aquela parede que é um espaço “morto” e que poderia ser aproveitada?

Então, a intenção é furar alguns ganchos de forma estratégica, a fim de criar “camadas” em alturas diferentes. Aliás, capriche na qualidade e acabamento dos ganchos, para chamar atenção.

No entanto, o diferencial aqui é usar papéis de parede que combinem e agreguem valor visual ao expositor vertical. Seja com um design de flores, madeira, tijolo rústico e texturas abstratas, o importante é seguir o padrão das bolsas.

“Mas ainda não estabeleci o imóvel para meu negócio, o que fazer?”. Simples, aprender como montar uma loja de bolsas envolve planejamento, logo, não esqueça de adicionar aos primeiros passos e defina o melhor expositor!

Maneiras diferentes de usar espaços verticais

  • Ao invés de usar ganchos, veja se dá para trocar por prateleiras simples de madeira.
  • Utilize uma parede para colocar as prateleiras uma sobre a outra, criando níveis de altura para atrair o público, prefira a entrada da loja.
  • Aproveite espaços próximos a portas, utilize varões com ganchos e pendure, aqui pode ser um espaço de promoções, por exemplo.
  • Entretanto, para espaços ainda menores, opte pela criatividade com a corrente, onde você monta um pendurador vertical super descolado.

2. Como expor bolsas através de estantes decoradas

Essa segunda sugestão é para quem prefere usar formatos mais tradicionais, ou seja, estantes. Nesse modo de exposição, você ainda pode escolher uma parede pouco aproveitada ou quem sabe encostar a estante em vigas de sustentação.

Todavia, é importante que os expositores sejam posicionados exclusivamente próximos às entradas da loja. Pensa comigo, se você deixar as estantes com as bolsas lá no fundo, quem verá?

Além do que, garanta que a estante esteja de acordo com as bolsas expostas. Por exemplo, não faz sentido usar uma estante com detalhes dourados e mais clássicos, se as bolsas disponíveis são mais modernas e descoladas.

Esse toque de atenção chama a atenção dos clientes que valorizam ainda mais aquele espaço. Em contrapartida, se o objetivo da marca é trabalhar com produtos mais tradicionais, procure combinar elementos igualmente clássicos.

3. Como expor bolsas em lojas diretamente na vitrine?

Embora não sejam todos que tenham, a vitrine é perfeita para expor bolsas chiques e irresistíveis aos olhos do público. Só que não basta simplesmente deixar as bolsas soltas e sem um propósito bem definido.

Diante disso, cada item colocado na vitrine precisa cumprir um objetivo específico. Seja para atrair o cliente ou atuar como um convite para que ele entre na loja.

Em ambos os casos, a disposição deve ir de acordo com a marca, tipos das bolsas, objetivo atual e público-alvo. Não se preocupe, pois não há dificuldades, veja algumas ideias:

  1. Divida a vitrine para expor bolsas diferentes, colocando todos os tamanhos e seguindo da menor para maior.
  2. Faça um arranjo com as cores, podendo ser do mesmo modelo ou um mix de produtos únicos, a riqueza de cores chama atenção.
  3. Veja se é possível colocar manequins usando as bolsas e, se for o caso, pode ser uma alternativa para expor roupas também.
  4. Crie jogos de luzes para destacar os lançamentos, colocando-os na parte do meio para cima.
  5. Utilize barbantes grossos para amarrar as bolsas pela alça, onde ficam suspensas, atraindo atenção para si.
  6. Procure manter uma disposição não linear, ou seja, intercale a altura das bolsas para criar padrões visuais atrativos.
  7. Se você trabalha com revenda de sapatos, pode ser uma ideia genial combinar bolsas com sapatos, criando looks divinos.
  8. Aposte em vendas cruzadas, que é justamente quando você oferece mais do que bolsas, mostrando sua gama de produtos.

DICA EXTRA: sua bússola deve sempre ser o cliente!

Uma maneira eficiente de compreender o impacto da sua vitrine, pode ser uma pesquisa rápida com os consumidores.

Dessa forma, você passa a entender se a composição dos produtos está surtindo efeito ou demanda mudanças.

O importante mesmo é buscar aquela vitrine dos sonhos, onde cada um que passa se sente na obrigação de conferir.

7 coisas que você precisa considerar antes de expor seu produto

Bom, agora você tem uma noção melhor de como expor suas bolsas, mas você compreende a motivação para fazer isso? Você acha que é puramente venda ou existe algo a mais que deve orientar essa organização?

O que quero dizer, é que as suas ações não podem ser aleatórias. Na verdade, cada milímetro modificado na exposição dos produtos deve ser justificado. Para facilitar a compreensão acerca disso, separei 7 coisas imprescindíveis:

  1. Procure estabelecer um padrão de cliente ideal, que é o guia das decisões e estratégias executadas.
  2. Vá além do tradicional “vou expor aqui, vai que alguém compra”, tenha como objetivo “vou colocar dessa forma porque assim vai vender”.
  3. Essa mudança na mentalidade fortalece a presença da marca no mercado.
  4. Não tenha medo de implementar mudanças sempre que achar necessário, especialmente em datas específicas e comemorativas.
  5. Nunca exponha produtos que estejam fora de estoque, ninguém quer comprar aquele item exposto há tanto tempo.
  6. Estabeleça o perfil do cliente antes de posicionar qualquer bolsa.
  7. Lembre-se de que menos é mais, prefira vitrines sóbrias do que expositores bagunçados e poluídos.

Tem como errar na hora de expor bolsas? 3 erros que você precisa evitar

Chegando à conclusão do nosso conteúdo de hoje, gostaria de ressaltar 3 erros simples de evitar. Afinal, não basta saber o que fazer, pois compreender os gargalos é igualmente indispensável:

  1. Nunca amarre a alça das bolsas, pois isso marca o produto e atrapalha a venda.
  2. Colocar o produto em espaços menores do que a bolsa, onde o item fica “jogado”.
  3. Bolsas que não ficam com a alça em pé, devem permanecer em suportes para melhor visualização.

Pronto, agora você sabe tudo sobre como expor bolsas em lojas, não é mesmo? Espero que consiga replicar todo esse conhecimento e que suas vendas possam decolar de vez, boa sorte!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhá-las nas redes sociais, pois esse é um tema de interesse para muitas outras pessoas. Até a próxima!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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