Ouviu tanta coisa por aí que quer saber, de fato, como é feito o leite de caixinha? Pois eu vou te apresentar todo o processo de produção em cinco passos que vai ser fácil de entender mesmo que você nunca tenha entrado em uma fábrica.
Essa é uma coisa que eu acho importante a gente saber porque envolve um produto que consumimos (ou quase todos consomem) diariamente. É fundamental entender exatamente o que estamos ingerindo.
Sem falar que nos últimos anos surgira muitas pessoas que denunciaram a forma como o leite dessa forma é feito, dizendo o quanto o consumo diário pode afetar diretamente a nossa saúde da pior forma possível.
Seja qual for o seu objetivo com essa pesquisa, eu espero que depois dessa leitura você tenha sanado todas as suas dúvidas e posso até mesmo explicar a outra pessoa como é a produção do leite de caixinha.
Se o seu objetivo for trabalhar na área, meu conselho é que procure por profissionais especialistas que te ajudem a oferecer o melhor produto para os seus clientes.
Agora vamos deixar de conversa e vamos para o que nos interessa: O passo a passo da confecção do leite.
Como é feito o leite de caixinha: Conheça os cinco passos da produção
E aí? Está animado para saber exatamente como é feito o leite de caixinha? Eu tentei trazer para você todo o processo de produção de uma forma muito simples de entender, evitando o máximo daquelas palavras difíceis que a gente quase não entende.
Claro que muitas questões são bem técnicas e para quem não trabalha na área, pode parecer difícil ou confuso, mas eu tenho certeza que você vai conseguir entender o processo com tranquilidade.
Não sei se você está aqui por simples curiosidade ou porque quer começar a trabalhar nessa área, mas de qualquer sorte você já terá uma noção muito melhor. No caso de querer partir para o profissional, busque capacitação de especialistas, ok?
Agora vamos lá entender o processo de produção do leite de caixinha:
Leia também: Como é feito o miojo
1. Retirada do leite
Esse é o início do processo que com certeza você conhece. O leite precisa ser retirado da vaca e isso pode ser feito de forma manual ou mecânica. Para essas empresas grandes o uso manual de ordenha é inviável, por isso tudo é feito mecanicamente mesmo.
2. Resfriamento
Logo que é retirado o leite precisa passar pelo seu primeiro processo: O resfriamento em temperatura de 4°C. Isso acontece porque o leite ordenhado pode ter proliferação de uma série de micro organismos que podem fazer mal ao ser humano – essa “ameaça” precisa ser resolvida imediatamente.
3. Testes
Assim que chega à fábrica o leite passa por uma série de testes para comprovar sua qualidade. Nesse processo também ocorre a separação de algumas matérias primas.
4. Pasteurização
Esse é o processo mais importante dessa lista de como é feito o leite de caixinha – pelo menos é o mais conhecido. Esse processo é feito por meio da elevação da temperatura do leite até chegar a sua quase fervura. Normalmente fica em torno dos 80°C.
Quando chega nessa temperatura o leite é resfriado bruscamente para que ocorra o que chamamos de choque térmico. Isso faz com que a possível patogenia do leite seja eliminada.
5. Embalagem do leite em pó
Depois disso tudo o leite passa para as caixinhas que a gente já conhece. Ele tem, a partir daí, o prazo máximo de consumo de 24 horas após aberto.
Questão importante: As caixinhas recebem aditivos perigosos!
Acredito que você veio saber como é feito o leite de caixinha porque deve ter escutado por aí o quanto ele é perigoso à nossa saúde, não é? Ultimamente as pessoas estão falando muito sobre isso e é por causa, justamente, dos aditivos que são utilizados na caixinha para a sua esterilização.
Sente para você não cair, ok? As empresas costumam adicionar água oxigenada e soda cáustica! Dois produtos que eu tenho certeza que você não beberia de jeito nenhum, não é? Pois é, só que a verdade é que sem esses dois produtos o leite azedaria rapidamente.
O que se diz por aí é que todas as empresas utilizam esses dois produtos, só que existe variação de quantidade de acordo com o sistema de segurança de cada um. É por isso que muitos especialistas afirmam que é melhor consumir leite no saco do que nessas caixinhas.
O que achou?
E aí? Qual foi a sua impressão ao entender exatamente como é feito o leite que a gente costuma consumir? Ficou assustado? Eu confesso que eu fiquei, viu? Já não gosto muito de leite de caixinha e agora mesmo eu vou evitar ao máximo.
Saúde em primeiro lugar, não é não?