Para atrair clientes para um lava rápido você precisa criar boas promoções, disponibilizar bônus, ter um marketing efetivo, construir um ambiente agradável, oferecer serviços inovadores e ter ouvidos atentos para os seus clientes.
Esse artigo foi escrito para te explicar essas ações e algumas outras que você deve colocar em prática o quanto antes para aumentar o lucro do seu negócio.
Então, confira abaixo algumas mudanças super simples que vão te ajudar a criar relacionamentos mais sólidos e se destacar dos concorrentes!
1. Crie promoções e eventos
Essas são as duas coisas que mais atraem novos clientes em qualquer segmento de mercado: Eventos e promoções!
Isso porque essa proposta leva até as pessoas a mensagem de que elas terão uma recompensa por visitar o seu espaço e isso é um gatilho mais do que atrativo.
Contudo, você não pode sair por aí fazendo mais do mesmo, senão vai ser apenas mais um na multidão. É preciso se diferenciar e para te ajudar com isso, trouxe abaixo algumas ideias de promoções para lava rápido diferentes que você pode implementar o quanto antes:
- Evento para os amantes de carro: Quem responder mais perguntas corretamente sobre o “Ford Galaxie” irá ganhar três lavagens completas no carro que quiser;
- No “dia do automóvel” ganhe até 50% de descontos girando nossa roleta especial;
- Os 10 primeiros clientes para lavagem de carro ganham um cupom de desconto para compra de produtos automotivos na loja X;
- Os três clientes que mais consumirem no mês X ganharão um serviço gratuito de até R$150 reais com um mecânico.
2. Crie cartões fidelidade do lava rápido
A grande sacada de criar um programa de fidelidade para clientes é disponibilizar para ele condições especiais de preços e bonificações, pelo simples fato dele preferir você ao invés do concorrente.
Dá para criar um cartãozinho com 20 quadrados em branco e a partir do preenchimento do terceiro quadradinho, você irá criar bônus diferenciados como descontos, produtos e até a chance de concorrer a um prêmio maior como um jantar em um restaurante chique da sua cidade, por exemplo.
Outra coisa que você pode fazer é estimular o seu cliente a consumir cada vez mais. Por exemplo: você disponibiliza 8% de desconto para a quarta lavagem, mas se o cliente fizer lavagem e polimento você aumenta para 16% e assim sucessivamente. Deixando a ideia na cabeça dele de que quanto mais ele consumir, mais ele tem a ganhar.
3. Use e abuse do marketing digital para fazer sua divulgação
O marketing digital é atualmente uma das principais ferramentas para levar uma marca ao conhecimento de um público em massa.
Existem várias frases para divulgação de lava rápido que você pode elaborar para te ajudar com isso.
A ideia é que você use gatilhos mentais e deixe claro alguns elementos atrativos para cada tipo de público que quer atingir.
Você pode fazer uma campanha mais direcionada, como por exemplo, uma propaganda que tenha uma pessoa em uma Ferrari ou em um fusca type 1 – que costuma atrair os amantes de carro e ostentadores.
Você pode fazer também algo mais genérico como uma propaganda com um antes e depois (do carro sujo e limpo), o que costuma atingir a maioria dos motoristas.
A ideia é ir testando o tipo de campanha que traz mais resultados para o seu negócio.
4. Construa um ambiente agradável e convidativo
A organização e limpeza são super importantes para tornar o seu lava jato agradável, porém são obrigações mínimas para esse tipo de negócio, já que esse será um dos principais serviços que você irá realizar no veículo do cliente.
A ideia de inovar e atrair a galera está mais associada a um marketing visual interessante, com cores que despertam sensações nos clientes, um espaço de espera com poltronas e tomadas para o cliente aguardar de forma confortável e até a disponibilização de uma tela para o cliente escolher a música que gostaria de ouvir.
Lembre-se que a experiência do cliente não se resume a preço, ela se estende à qualidade de serviços e atendimento prestado.
5. Ofereça serviços diferenciados
Trazer coisas diferentes é uma das ideias criativas para lava rápido que mais ativa a curiosidade nas pessoas.
Você pode agregar alguns serviços como os fornecidos em centros de estética automotiva, para conseguir entregar ao cliente mais resultados do que a sua concorrência.
Veja alguns desses serviços abaixo:
- Martelinho de ouro;
- Hidratação de bancos;
- Vitrificação;
- Detailing;
- Espelhamento de pintura.
Só não se esqueça que esses serviços exigem técnicas e os seus funcionários precisarão estar bem treinados para atender as expectativas dos clientes.
6. Tenha a tecnologia como aliada
A automatização é um excelente aliado na otimização de processos e você pode investir em equipamentos para lava-rápido que reduzem ao máximo o trabalho humano e garantem maior precisão na tarefa em questão, como a shampoozeira, o aspirador de pó e lavadoras de alta pressão.
É interessante que você pesquise as inovações internacionais e traga em primeira mão para seu empreendimento.
7. Venda produtos automotivos
A venda de produtos faz com que pessoas com outros interesses visitem o seu espaço e possam se tornar clientes fiéis.
Para decidir o que vender em um lava rápido é interessante fazer uma pesquisa dos produtos automotivos de maior demanda aí na sua região e montar o seu estoque de forma estratégica e gradativa.
8. Ouça sugestões dos seus clientes
Ter ouvidos atentos para o que dizem os clientes é o mesmo que ter o coração preparado para o sucesso, já que eles ditam a receita e a reputação do seu negócio.
Por mais que você tenha muitas ideias de melhorias para executar, reserve um tempo para ouvir o que os seus clientes sentem falta na sua cidade e na sua empresa.
Avalie cada proposta com atenção e tente encontrar um ponto em comum nas reclamações e sugestões.
Essa preocupação além de estreitar laços, te permite conhecer o seu leque de consumidores de uma forma mais verdadeira e individual e isso é uma vantagem e tanto dentro de qualquer mercado.
Elabore um plano de ação e comece a atrair seus clientes
Agora que você já sabe como atrair clientes para um lava rápido, basta fazer um planejamento e ir executando as mudanças de forma consciente e individual.
Isso é importante para que você consiga avaliar qual tipo de estratégia tem sido mais eficaz e tem trazido melhores resultados para o seu negócio.
Espero que o artigo tenha te ajudado e que você consiga se tornar autoridade na lavagem de automóveis da sua região.
Estou torcendo desde já pelo seu sucesso.
Forte abraço!
2 comentários
nayara de sousa rodrigues
Minha dúvida estou querendo enviar uma carta de apresentação para adquirir a lavagem de alguns carros de empresas mais não sei quanto cobrar. Alguém me ajuda.
Denis Antonio Hernandez Robleto
Hola Jessica gostei das suas dicas para atrair clientes no lava jato.
Sou da Nicaragua, tenho um.pequeno lava jato no municipio de ciudad sandino na capital managua.
Tomarei algumas das suas ideas para meu lava jato.
Re-aperturarei esta segunda feria 1 de novembro, logotipo de estar fechado pela pandemia.
Saludos
Denis Hernandez.