Para abrir uma gráfica rápida de pequeno porte você precisa de uns R$5 mil e um espaço a partir de 15 m² para trabalhar! Também é preciso definir os serviços que vai oferecer e comprar os equipamentos necessários para eles.
O artigo todo vai te mostrar cada um desses pontos para que consiga realizar a sua vontade e construir o seu próprio negócio. Confira:
Pesquise o seu mercado
Que tal conhecer e visitar os concorrentes da sua região? Essa é uma excelente forma de entender como é o cenário por aí e se preparar da melhor forma para colocar o seu projeto para funcionar.
Veja os serviços que eles estão oferecendo, como é a qualidade, quais são as boas ideias que eles têm e que podem servir e principalmente: Quais são as coisas que eles fazem errado que você pode evitar?
Ao conhecer o seu mercado vai ficar mais fácil identificar o que as pessoas estão procurando, o que elas gostam e onde não existe suporte ainda que você possa focar.
Para mim esse é o melhor jeito de entrar no mercado com tudo, sabe? Realmente não vale a pena começar um negócio se for para se transformar em apenas mais um, trabalhe para ser referência!
Monte seu planejamento
Planejar bem o seu negócio te ajuda a tomar as melhores decisões, a evitar erros que te causariam a maior dor de cabeça, reconhecer oportunidades e também a criar um negócio tão sólido que te permite crescer, mesmo começando pequeno.
Não que você precise começar fazendo um documento super profissional, mas ao menos coloque as ideias no papel e tente traçar um passo a passo estratégico. Assim você não faz nenhuma extravagância e nem coloca os pés pelas mãos.
Se conseguir ter cuidado e atenção nisso, eu tenho certeza que vai conseguir abrir uma gráfica rápida de pequeno porte bem lucrativa.
Defina os serviços que irá oferecer
O seu negócio vai muito além de cópias e impressões e se ficar fazendo só isso é bem capaz que nem se pague. Existe um mundo enorme de coisas que se pode fazer dentro de uma gráfica e depois que tiver feito sua pesquisa de mercado com certeza identificará mais facilmente o que tem maior potencial na sua região.
Também será possível reconhecer as grandes oportunidades. Por exemplo, se existirem muitas empresas por aí que fazem eventos elas podem precisar de banners, de cartões de visitas… Isso tudo você vai perceber por meio da sua observação e pesquisa.
Eu trouxe abaixo algumas ideias de serviços para gráfica rápida que você pode oferecer no seu negócio:
- Produção de banners;
- Produção de cartões de visitas e crachás;
- Serviços de acabamento gráfico para finalização de produtos (encadernação, plastificação, laminação, verniz, corte e vinco e outros);
- Produção de álbuns (de casamento, formatura e etc.), agendas, apostilas;
- Produção de adesivos;
- Confecção de brindes de todos os tipos (canecas, agendas, chaveiros, canetas, camisetas);
- Produção de blocos de anotações e rascunhos;
- Produção de cardápio;
- Criação de arte para diversos fins (digital e offset);
- Produção de folders e flyers;
- Produção de Moleskine;
- Edição e impressão de livros;
- Produção de Malas diretas;
- Produção de panfletos e Notas fiscais;
- Acesso à internet.
Local para abrir uma gráfica rápida de pequeno porte
Quanto mais gente passando pelo local, melhor para você! Isso porque os serviços oferecidos pelo seu negócio podem interessar tanto empresas e indústrias, quanto estudantes, donas de casas e trabalhadores.
Por isso, se você conseguir se instalar em regiões centrais da sua cidade, as suas chances de conseguir chamar a atenção de mais clientes vai crescer consideravelmente, assim como o seu potencial!
Outra opção é procurar por regiões que tenham concentração de empresas, escritórios, lojas e outros estabelecimentos. Com certeza eles vão precisar do seu serviço uma hora ou outra.
Também é possível escolher regiões que sejam próximas a faculdades e outros centros de ensino. Frequentemente os alunos e professores vão precisar do seu serviço e isso não vai te impedir de atender outras pessoas e empresas também.
Vale a pena considerar também que o local seja de fácil acesso, com infraestrutura básica e estacionamento!
Monte sua estrutura
Sabe o que precisa para abrir uma gráfica rápida de pequeno porte? Uma estrutura simples. Um local pequeno, com 15 m² já é mais do que suficiente para começar a trabalhar.
Independente do tamanho, no entanto, é interessante que ela seja dividida nos seguintes espaços:
- Balcão e recepção;
- Caixa;
- Estoque/depósito;
- Banheiro e copa;
- Sala de equipamentos e produção (costuma ficar atrás do balcão).
O mais importante é que consiga criar um ambiente organizado, limpo e arejado, para que tanto você quanto seus clientes se sintam à vontade.
Invista em bons equipamentos
É muito importante ter definido todos os serviços que você vai oferecer no seu negócio antes de comprar os equipamentos para uma gráfica, assim é possível entender exatamente o que é necessário para o seu negócio funcionar.
Tome muito cuidado caso decida comprar produtos usados. Antes de fechar qualquer negócio verifique se está em perfeito estado e se tem condições de operar por certo tempo, senão o barato pode sair muito caro.
Preze por equipamentos que tenham um bom desenvolvimento de serviço, que sejam rápidos e que tenham excelência na execução. Por isso, pesquise muito antes de comprar!
Aqui embaixo eu trouxe um kit de equipamentos para gráfica rápida que podem te servir:
- Multifuncional Laser Colorida;
- Impressora Laser Preto;
- Guilhotina;
- Duplicador digital;
- Plastificadora;
- Refiladora;
- Perfuradora em espiral;
- Software de edição – como o Photoshop;
- Grampeador grande.
Monte sua equipe
Como estamos falando sobre abrir uma gráfica pequena, é mais do que possível começar trabalhando sozinho. Nesse caso é importante definir uma jornada de trabalho menos pesada para conseguir dar conta sem se cansar muito.
Se for possível, no entanto, eu acho que vale a pena ter pelo menos mais um colaborador. Isso vai dar uma segurança maior ao funcionamento do negócio e permitirá que você possa focar no crescimento do projeto.
A coisa mais importante de se ter na sua equipe é um bom atendimento ao cliente. Os serviços da gráfica costumam ser fáceis de fazer e com a prática todo mundo aprende, mas atender bem o cliente é uma arte.
Se você focar nisso vai conseguir se destacar dos seus concorrentes e fidelizar bastante gente.
Agregue valor ao seu negócio!
Que tal pensar em outros serviços e produtos para oferecer no seu negócio e agregar valor a ele?
Apesar de ser focada nas produções impressas, será um grande diferencial, por exemplo, se no seu estabelecimento as pessoas conseguirem fazer alguns trabalhos relacionados ao digital. Isso com certeza te deixaria em destaque em relação aos seus concorrentes!
Serviços como tradução, produção de conteúdo, edição e produção de e-books, transcrição, criação de sites e até de infoprodutos, poderiam ser muito úteis se você fizesse uma divulgação forte sobre eles.
Ao invés de se transformar só em uma gráfica rápida, você se tornaria um grande nome em prestação de serviços de conteúdo para a sua região, podendo até mesmo atender a demanda de pessoas de outros lugares do Brasil e do mundo.
Trabalhe forte sua divulgação!
Acredito que o primeiro passo aqui é investir na internet, principalmente nas redes sociais. Faça um perfil no Instagram e comece a criar conteúdo de qualidade, chamando a atenção das pessoas para o seu negócio.
Além de falar do que você faz, traga posts informativos, com dicas e outras coisas que interessem seu público alvo.
Outra coisa que você pode fazer é entrar em contato com possíveis parceiros, como escritórios de vários tipos, editoras e até universidades. Entre em contato, fale sobre o seu negócio e faça um preço especial para se tornarem parceiros.
Essa é uma excelente maneira não só de divulgar o seu negócio, mas de captar clientes e capital!
Dá para começar em casa
Todos os serviços de gráfica podem ser feitos em casa, então se você não tiver condições de investir na locação de uma estrutura externa, não tem problema nenhum!
Sua preocupação aqui deve ser em criar um ambiente específico para o seu trabalho, avisar a outros moradores da casa sobre sua atuação e buscar divulgar com mais intensidade o seu negócio.
Se fizer isso com profissionalismo, definindo horários e metas, eu tenho certeza que pode dar muito certo!
Investimento
O investimento para abrir uma gráfica rápida de pequeno porte é de R$5 mil. Claro que isso vai variar de acordo com o projeto e objetivos de cada um, mas a verdade é que dá para começar com um valor bem pequeno.
Você só não pode se esquecer de que além da parte financeira, é preciso investir em tempo, estudo, trabalho e muita disposição.
Comece a trabalhar!
Agora que você já sabe como montar uma gráfica rápida pequena, comece a fazer o seu planejamento e coloque essas coisas em prática o quanto antes.
Esse é um setor do mercado que tem bastante potencial e eu acredito que você pode ter ótimos resultados.
Espero que tenha gostado das dicas e recomendo que veja também o artigo com ideias de nomes para gráfica. Pois tendo um nome legal e chamativo, a chance de obter sucesso só aumenta.