Outro dia falamos aqui no blog sobre como montar um atelier de pintura, hoje já iremos explicar como abrir uma galeria de arte. Muita gente fica desencorajada em seguir pelas artes cênicas porque vê o quanto ainda há preconceito nessa área.
O que eu posso te dizer, no entanto, é que essa é uma área que podemos encontrar muitas pessoas bem sucedidas, que ganham muito dinheiro e o melhor: são realizadas profissionalmente.
Por isso, se o seu sonho for trabalhar nesse segmento de arte, não desista! Sabe qual é o principal ingrediente para o sucesso? O seu amor pela atividade! Isso é capaz de te levar a qualquer posição na sociedade, você só não pode desistir.
Hoje falaremos como abrir uma galeria de arte para quem ver nesse negócio uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro fazendo o que ama e ajudando as pessoas a ficarem mais próximas da cultura. Fique com a gente até o final do artigo para entender.
1. Entenda o que é uma galeria de arte
A galeria de arte é um local voltado para exposição de diversos produtos de arte. Desde pinturas, fotografias, esculturas, música e teatro. É um espaço onde pessoas que admiram e valorizam a arte encontram um pouco de tudo.
É o local onde os artistas podem fazer exposições dos seus trabalhos e o público pode apreciar várias artes em um único lugar. Por mais que acreditem que ser artista no nosso país não dá dinheiro, o interesse por esse segmento só cresce.
É possível ter um ótimo retorno e ganhar dinheiro com uma galeria de arte. Você só precisará ter contato com artistas nacionais e internacionais e trazer eventos interessantes para o público da sua região.
A galeria de arte é um centro cultural onde é possível mergulhar profundamente em arte e além de apreciar poder discutir com outras pessoas que gostam e estudam sobre o tema.
2. Conheça bem o mercado
Antes de montar um negócio é muito importante que você pesquise para saber como anda o mercado e se está valendo mesmo a pena ou não fazer parte dele. No quesito de galeria de arte, existem novas atitudes que estão querendo promover os artistas que estão longe das telinhas, os mais alternativos.
Por isso cada vez mais surgem galerias alternativas com artistas que são pouco conhecidos, mas que possuem trabalhos incríveis. Essas obras expostas apresentam preços mais acessíveis e isso pode acabar sendo muito mais rentável do que o modelo tradicional.
Nos últimos anos esse mercado de galeria de arte teve um aumento de 81% no volume das suas vendas e a tendência é que esse número aumente ainda mais. A questão é que para conseguir atrair ainda mais clientes e observadores para sua galeria de arte você precisa pensar fora da caixa e seguir as novidades que o mercado tem apresentado.
Você só terá o que ganhar com isso, além de estar ajudando a fortalecer a arte daqueles que ainda não são tão reconhecidos como deveriam.
3. Local para montar uma galeria de arte
Você já deve saber o quanto é importante escolher bem o local onde irá instalar o seu negócio, não é mesmo? Saber como abrir uma galeria de arte também significa saber onde está o seu público alvo e se instalar próximo a ele.
O importante é que seja um local de fácil acesso tanto para pessoas que dependem de transporte público, quanto para aquelas que tem veículos particulares. Porque as pessoas não podem ter dificuldade de achar o local.
Outra coisa interessante é estar onde as pessoas mais se interessam por arte. Onde você mora possui alguma região que seja considerada mais boêmia? Onde as pessoas costumam estar mais voltadas para as artes em geral?
Se existir esse lugar, escolha por ele! As possibilidades de se instalar em um lugar como esse e ter mais retorno, são muito maiores do que escolher um local em um bairro nobre por exemplo. Você precisa estar onde o seu público vai consumir seu produto.
4. Monte a estrutura da sua galeria de arte
Independente do tamanho, para montar uma galeria de arte é preciso seguir algumas especificações. Não se pode ter um negócio como esse sem levar em conta essas coisas. Os 3 itens principais para saber como montar uma galeria são: iluminação, espaço do salão e ventilação.
Esses 3 influenciam diretamente a qualidade das obras expostas, a melhor visualização delas e uma melhor experiência do visitante. Existem outros detalhes que também precisam ser levados em consideração, como a arrumação dos objetos pela galeria.
O ideal é que você contrate um arquiteto para produzir um projeto do ambiente e dessa forma diminuir as possibilidades de erro. Para que funcione bem, tudo precisa estar de acordo com o exigido.
Não se esqueça, inclusive, de fazer um projeto acessível para quem tem problemas de mobilidade e com necessidades especiais – rampas e portas mais largas precisam estar presente, por exemplo.
Espaços obrigatórios em uma galeria de arte
Não podia deixar de falar que alguns espaços são obrigatórios em uma galeria de arte, observe:
- Banheiros para visitantes;
- Sala de administração;
- Salão para a exposição das obras;
- Estoque para armazenamento de objetos de arte.
Outros espaços são opcionais, mas você precisa considerar:
- Cafeteria;
- Sala para debate e para outros eventos.
5. Investimento para abrir uma galeria de arte
Esse não é um tipo de negócio muito barato. Mesmo que você monte uma estrutura pequena, vai precisar investir na reforma e no projeto, sem falar que algumas obras precisarão ser compradas por você.
Ainda tem o aluguel do local, os equipamentos e tudo mais que você vai precisar para fazer com que a sua galeria de arte funcione. Para algo mais alternativo, a estimativa é de um investimento inicial em torno de R$ 50.000, já para abrir uma galeria de arte tradicional, você vai precisar de pelo menos R$ 250.000.
Além do dinheiro será preciso investir em relações com os artistas e pessoas ligadas do meio, além de divulgação e pessoal.
Leia também: Como ganhar dinheiro com desenho
Abrir uma galeria de arte dá dinheiro?
O que as pessoas mais querem saber quando perguntam sobre como abrir uma galeria de arte é quanto podem ganhar com isso. Abrir uma galeria de arte dá dinheiro em longo prazo. O período mínimo para reembolsar o investimento é de 2 anos.
Se você não estiver precisando de dinheiro em tempo muito rápido, ou se precisar fazer um empréstimo para abrir a galeria, meu conselho é que procure por outra área. Esse é um tipo de negócio que precisa de paciência, capital de giro para aguentar o período inicial e muito amor pelo que se faz.
Vendo isso como o negócio da sua vida a um prazo médio, você poderá obter excelentes retornos se trabalhar da maneira correta e trouxer sempre inovação para a sua galeria de arte.
1 comentário
Jones Mota
As galerias de arte são espaços de exposição de obras das artes visuais. É claro que algumas também aceitam performances, espetáculos e outras produções cênicas, mas não é tão comum como o artigo insinua. As artes cênicas englobam o teatro, a dança, o circo e a ópera e seus espaços convencionais são o palco (seja italiano, arena, semi-arena e etc) e o picadeiro.