Como abrir uma empresa de segurança para eventos

Publicado por Jéssica Trabuco em 13 de junho de 2017

Já parou para analisar quantas coisas acontecem todos os dias? Shows, aniversários, congressos… Saber como abrir uma empresa de segurança para eventos é uma boa oportunidade de empreendimento para quem quer ganhar dinheiro.

Muita gente quer saber o que precisa para conseguir montar um negócio como esse e eu preparei algumas dicas e sugestões que podem te ajudar com isso. Se você for inteligente é possível montar um negócio bem estruturado que vai te dar ótimas chances.

O que não falta é demanda, a questão aqui é conseguir equipar uma empresa que fique conhecida na sua região e que consiga captar o máximo de clientes. O trabalho é árduo mas tenha certeza que vale a pena.

Sabe o que é melhor? Você pode montar uma empresa de segurança para eventos com pouco dinheiro e em pouco tempo já dá para expandir, ter mais pessoal trabalhando para você e uma boa estrutura firmada.

Mercado no Brasil


Como montar uma empresa de segurança para eventos

Infelizmente é comum perceber problemas e tumultos em eventos de todos os tipos. Quanto mais gente junta, mais são as chances de ter algum tipo de confusão. Por isso que é tão importante contratar uma boa equipe de segurança.

Desde um workshop, até um grande show em estádio de futebol, é importante ter esse serviço. A demanda é muito alta e mesmo você começando uma empresa agora tem a possibilidade de conseguir um espaço e se tornar referência.

É claro que existem grandes concorrentes no mercado em todo o país, mas isso não deve te deixar desanimado, muito pelo contrário. Observe o que eles fazem de certo e de errado e leve para o seu negócio.

Esse é um mercado aquecido o ano inteiro e se você realmente está disposto a dar o seu melhor com isso, você tem muita chance! Com as dicas que você vai encontrar aqui será possível conseguir ganhar dinheiro e estrutura um bom negócio.

Leia também: Ideias de nomes para empresa de segurança

Como abrir uma empresa de segurança para eventos: Registro


Além de toda a parte burocrática que é comum a todo tipo de negócio, uma das coisas mais importantes sobre como abrir uma empresa de segurança para eventos é conseguir o registro da Polícia federal.

Isso porque para ter qualquer tipo de acesso a armas, somente é possível com uma licença. Existem vários tipos de negócios de segurança e é preciso se encaixar em algumas exigências do órgão. Vou te mostrar algumas delas e você ver quais são as que tem a ver com a empresa que você vai montar.

Observe:

  • Cofre-forte que deverá ser utilizado tanto para guardar valores quanto para guardar numerários;
  • Garagem para pelo menos dois veículos especiais;
  • Sistema de alarme especial funcionando em perfeito estado;
  • Sistema próprio de telecomunicação.

Contratando pessoal


Para a contratação do pessoal primeiro você precisa ter bem claro quais são os serviços que serão disponibilizados. Podem existir serviços onde será necessária a utilização de armas e outros não. Existem variações em relação a isso.

Por exemplo, para trabalhar com arma é muito importante que o profissional seja pelo menos um vigilante formado. Existem cursos profissionalizantes nessa área que ensinam coisas essenciais, inclusive a utilização de arma.

No caso de um evento onde não é preciso utilizar arma, até um leigo pode trabalhar. Só que é muito importante, nos dois casos, que você tenha muito cuidado na hora da contratação.

A primeira coisa que precisa ser avaliada é o perfil psicológico da pessoa, também é importante analisar se existem antecedentes criminais. É aconselhado também que você contrate maiores de 21 anos e que possuam uma boa estrutura física.

Localização


Esse não é um fator tão importante porque todos os seus serviços serão fora da sua empresa. O que você precisa se preocupar é que a localização seja de fácil acesso para os seus funcionários e que você consiga montar uma boa estrutura de segurança. É essencial que tenha garagem com saída fácil também.

É mais comum que esse negócio seja montado em bairros que não sejam muito perigosos, isso porque em muitos casos, por mais que seja uma empresa de segurança para eventos, pode ficar visada e sofrer atentados.

Lembre-se disso no momento! A segurança do seu pessoal é fundamental também.

Abrir uma empresa de segurança para eventos

Estrutura e equipamentos


A estrutura do lugar em si é simples. Você precisa de um espaço com recepção, sala de administração, área para equipamentos, vestiário e uma copa. Tudo bem organizado e bem dividido – isso é essencial.

O mais importante é investir nos equipamentos certos para os seus funcionários e para que a sua empresa funcione corretamente. Eu fiz uma listinha de algumas coisas que você precisa ter ao abrir uma empresa de segurança de eventos.

Veja abaixo:

  • Uniforme: Precisa ser completo com bota, calça, camisas, boné.
  • Coletes à prova de balas;
  • Cinturão para cassetete,
  • Computador;
  • Impressoras;
  • Mesas e cadeiras;
  • Rádios comunicadores.

Armas e munições

Se você trabalhar com serviços que tem a necessidade da utilização de armas você precisa ter muita atenção com isso. Ao conseguir a licença com a Polícia Federal você já vai saber qual é o tipo de armamento que pode trabalhar.

O comum é que você tenha armamento de porte médio, a mais comum é a arma de calibre 38. Você precisa ter armas de boa qualidade, em boas condições.

Algumas empresas acabam por comprar armas de segunda mão e isso pode ser um grande problema – compre armas novas e munições de qualidade em empresas qualificadas para isso.

Considerações importantes


Por se tratar de um negócio que envolve diretamente a segurança dos seus profissionais, você precisa se preocupar com algumas coisas. Um dos pontos mais importantes sobre como abrir uma empresa de segurança para eventos é garantir seguro de vida a todos os seus contratados.

Lembre-se também que por trabalhar nesse tipo de serviço os valores em carteira também são diferenciados. Existem taxas específicas que você precisa pagar e nunca ache que dá para trabalhar sem fazer isso.

Trabalhar da maneira correta, seguindo a legislação é um dos pontos que pode te levar para o sucesso. Não dá para trabalhar de outra forma. Se você quer sucesso, garanta uma boa estrutura para quem está trabalhando junto com você.

Leia também: Como montar uma empresa de segurança eletrônica

Investimento para abrir uma empresa de segurança para eventos


O investimento para abrir uma empresa de segurança para eventos vai variar de acordo com a estrutura que você quer ter, com os serviços que você quer oferecer e com o quanto você quer ganhar por mês.

É possível começar um negócio como esse a partir de R$15.000 a R$20.000. O mais caro são os equipamentos, mas é essencial que você não queira economizar nessa parte. Tanto na questão do armamento, quanto nos equipamentos de segurança.

Isso influencia diretamente o sucesso do seu negócio e a segurança dos seus profissionais.

Para encerrar, eu recomendo que veja também o artigo sobre propaganda de empresa de segurança, pois vai ajudar muito na hora da divulgação do seu negócio.

------ Escolha um dos negócios ------
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

11 comentários

  • luciana maria da conceição

    gostaria de saber de tudo que for possivel para abrir empresa de segurança para eventos

  • bom dia tudo bem gostaria de saber como eu faço abrir um empresa de segurança privado para trabalhar em eventos registrada pela policia federal, passo a passo

  • Como faço pra registrar minha equipe de segurança desarmada na federal?

  • Gostaria de saber como tiro o documento na Polícia Federal para Segurança desarmada em eventos. E se realmente e necessário esta documentação.

  • Jorge Candido

    Boa noite
    Gostaria de abrir uma empresa prestadora de serviços de Segurança desarmado para eventos
    Empresa mei.
    Quais os documentos necessários para abrir a empresa

  • Queria ajuda esse pais é uma vergonha dificil montar regularizada só querem roubar e ai cobra caro pra dedeu e quem faz eventos vai no clandestino pois é mais barato e aqui em Guairá os serviços de regularizada é uma merda os clandestino faz melhor
    Mas quero regularizar como faço

  • Leonardo Barretto Vivório

    Pretendo entrar nesse negócio de segurança para eventos desarmado, equipe de garçons e recepção.
    gostaria de ajuda em relação a documentação necessária para abertura de uma empresa simples e de pequeno porte. desde já agradeço pela ajuda e orientação.
    Email: [email protected]
    Att,

    • SEBASTIÃO GONÇALVES MENEZES

      Boa noite Leonardo

      Meu nome é Menezes, sou instrutor de segurança privada, sou graduado em gestão de segurança privada, e sou o Presidente da COOPERATIVA DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DO SETOR DE VIGILÂNCIA E SEGURANÇA DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS – COOPERVIG – RCMG.

      Estou acompanhando estas postagens, e percebi, que existem muitas pessoas com duvidas, com vistas à abertura de empresas de segurança armada e desarmada no Brasil!

      Infelizmente, trata-se de um assunto complexo, por envolver muitos interesses, de grandes empresários e eles fazem lobby, no senado e na câmara, com o objetivo de tornar cada dia mais complicado a abertura de outras empresas que no futuro possam se tornar seus “concorrentes”.

      Vou publicar a seguir algumas regras básicas e geral para funcionamento destas atividades no pais, e para aquelas empresas ou interessados que não consigam atender tais requisitos, trazidos pela lei 7.102/83 e suas alterações bem como a portaria 3.233/2012, nós da COOPERVIG, possuímos a solução, portanto pedimos aos interessados que fiquem atentos a esta leitura, pos pode ser a solução dos seus problemas!

      DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL

      PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012
      (Alterada pela Portaria nº 3.258/2013 – DG/DPF, publicada no D.O.U em 14/01/2013)
      Dispõe sobre as normas relacionadas às atividades de Segurança Privada.

      O DIRETOR-GERAL DO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 25 do Anexo I da Portaria no 2.877, de 30 de dezembro de 2011, e o art. 2o da Portaria no 195, de 13 de fevereiro de 2009, ambas do Ministério da Justiça, e tendo em vista o disposto na Lei no 7.102, de 20 de junho de 1983, no Decreto no 89.056, de 24 de novembro de 1983, na Portaria no 2.494, de 3 de setembro de 2004, do Ministério da Justiça, e na Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003, resolve:

      CAPÍTULO I

      DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

      Art. 1o A presente Portaria disciplina as atividades de segurança privada, armada ou desarmada, desenvolvidas pelas empresas especializadas, pelas empresas que possuem serviço orgânico de segurança e pelos profissionais que nelas atuam, bem como regula a fiscalização dos planos de segurança dos estabelecimentos financeiros.

      § 1o As atividades de segurança privada serão reguladas, autorizadas e fiscalizadas pelo Departamento de Polícia Federal – DPF e serão complementares às atividades de segurança pública nos termos da legislação específica.

      § 2o A política de segurança privada envolve a Administração Pública e as classes patronal e laboral, observando os seguintes objetivos:

      I – dignidade da pessoa humana;
      II – segurança dos cidadãos;
      III – prevenção de eventos danosos e diminuição de seus efeitos;
      IV – aprimoramento técnico dos profissionais de segurança privada; e
      V – estímulo ao crescimento das empresas que atuam no setor.

      § 3o São consideradas atividades de segurança privada:

      I – vigilância patrimonial: atividade exercida em eventos sociais e dentro de estabelecimentos, urbanos ou rurais, públicos ou privados, com a finalidade de garantir a incolumidade física das pessoas e a integridade do patrimônio;

      II – transporte de valores: atividade de transporte de numerário, bens ou valores, mediante a utilização de veículos, comuns ou especiais;

      III – escolta armada: atividade que visa garantir o transporte de qualquer tipo de carga ou de valor, incluindo o retorno da equipe com o respectivo armamento e demais equipamentos, com os pernoites estritamente necessários;

      IV – segurança pessoal: atividade de vigilância exercida com a finalidade de garantir a incolumidade física de pessoas, incluindo o retorno do vigilante com o respectivo armamento e demais equipamentos, com os pernoites estritamente necessários; e

      V – curso de formação: atividade de formação, extensão e reciclagem de
      vigilantes.

      Art. 2o Para os efeitos desta Portaria são utilizadas as seguintes terminologias:

      I – empresa especializada: pessoa jurídica de direito privado autorizada a exercer as atividades de vigilância patrimonial, transporte de valores, escolta armada, segurança pessoal e cursos de formação;

      II – empresa possuidora de serviço orgânico de segurança: pessoa jurídica de direito privado autorizada a constituir um setor próprio de vigilância patrimonial ou de transporte de valores, nos termos do art. 10, § 4o da Lei no 7.102, de 20 de junho de 1983;

      III – vigilante: profissional capacitado em curso de formação, empregado de empresa especializada ou empresa possuidora de serviço orgânico de segurança, registrado no DPF, e responsável pela execução de atividades de segurança privada; e

      IV – Plano de segurança: documentação das informações que detalham os elementos e as condições de segurança dos estabelecimentos referidos no Capítulo V. (texto alterado pela Portaria nº 3.258/13-DG/DPF, publicada no D.O.U em 14/01/2013).

      Seção I

      Da Vigilância Patrimonial

      Subseção I

      Dos Requisitos de Autorização

      Art. 4o O exercício da atividade de vigilância patrimonial, cuja propriedade e administração são vedadas a estrangeiros, dependerá de autorização prévia do DPF, por meio de ato do Coordenador-Geral de Controle de Segurança Privada, publicado no Diário Oficial da União – DOU, mediante o preenchimento dos seguintes requisitos:

      I – possuir capital social integralizado mínimo de 100.000 (cem mil) UFIR;
      II – provar que os sócios, administradores, diretores e gerentes da empresa de
      segurança privada não tenham condenação criminal registrada;

      III – contratar, e manter sob contrato, o mínimo de quinze vigilantes, devidamente habilitados;

      IV – comprovar a posse ou a propriedade de, no mínimo, um veículo comum, com sistema de comunicação ininterrupta com a sede da empresa em cada unidade da federação em que estiver autorizada;

      V – possuir instalações físicas adequadas, comprovadas mediante certificado de segurança, observando-se:

      a) uso e acesso exclusivos ao estabelecimento, separado das instalações físicas de outros estabelecimentos e atividades estranhas às atividades autorizadas;

      b) dependências destinadas ao setor administrativo;

      c) dependências destinadas ao setor operacional, dotado de sistema de comunicação;

      d) local seguro e adequado para a guarda de armas e munições, construído em alvenaria, sob laje, com um único acesso, com porta de ferro ou de madeira reforçada com grade de ferro, dotada de fechadura especial, além de sistema de combate a incêndio nas
      proximidades da porta de acesso;

      e) vigilância patrimonial ou equipamentos elétricos, eletrônicos ou de filmagem, funcionando ininterruptamente; e

      f) garagem ou estacionamento para os veículos usados na atividade armada.

      VI – contratar seguro de vida coletivo.

      § 1o A comprovação, por parte da empresa, da contratação do seguro de vida coletivo e do efetivo mínimo de vigilantes deverá ser feita até sessenta dias após a publicação do alvará de autorização de funcionamento.

      § 2o O objeto social da empresa deverá estar relacionado, somente, às atividades de segurança privada que esteja autorizada a exercer.

      De acordo com a policia federal toda atividade de segurança privada deve passar pelo seu crivo e consequentemente, deverá atender os requisitos descritos na portaria acima, independentemente, se estas atividades são armadas ou não.

      Não se assuste a COOPERVIG pode te ajudar!

      A COOPERVIG, tem grande interesse nestes empresários que estão em dificuldade para atender estes requisitos, e nos colocamos a disposição para ajuda-los.

      Segurança desarmada, nós possuímos a solução, ligue: (031) 9 9608-9384, ou envie um e-mail para : [email protected], e lhe falaremos sobre nossa proposta de parceria.

      SEGUE ABAIXO UMA BREVE DESCRIÇÃO DA COOPERVIG:

      A COOPERVIG VIGILÂNCIA E SEGURANÇA foi criada em 2016 como produto de um grupo de pessoas que iniciaram seu sonho, hoje nossa cooperativa, registrada junto à OCEMG/OCB, com direito legal, de Operação, no seguimento de segurança, instituído por meio do processo: CLASSE: MS –TRF1º. 100376025.2017.4.01.3800, expedido em 06 de setembro de 2017, emitida pela 3ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Minas Gerais.

      NOSSA MISSÃO

      Fornecer soluções eficazes para a vigilância e segurança através de uma equipe humana competente, com pessoal formada por escolas especializadas e altamente treinada e registrados na policia federal, para exercer as suas funções de maneira que nos permitem responder adequadamente às necessidades e expectativas dos clientes e outras partes interessadas.

      A projeção da COOPERATIVA COOPERVIG VIGILÂNCIA E SEGURANÇA, ser uma das organizações da economia solidária especializada em vigilância e segurança privada, mais representativa no território Brasileiro no ano de 2020, através da implementação, aplicação e melhoria contínua dos sistemas de gestão integrada e abertura de dezenas de filiais em todo território nacional.

      NOSSOS SERVIÇOS

      Serviço de vigilância com os mais alto padrões de qualidade nos setores comercial, médico, industrial, público e educacional.

      MONITORAMENTO DE ALARMES

      Um serviço que se adapta de acordo com as suas necessidades, centro de operações 24 horas por dia com operadores que garantirão a sua segurança e a sua tranquilidade.

      ACOMPANHAMENTO DE PESSOAS E MERCADORIAS

      Profissionais de segurança especializados na proteção de pessoas e mercadorias, oferecemos um serviço confiável e eficiente, aplicando protocolos especialmente projetados de acordo com as necessidades do cliente.

      BRIGADISTAS, SOCORRISTAS E BOMBEIROS CIVIS

      Profissionais treinados e habilitados a exercer suas funções, atuando na prevenção e combate de incêndios e outros sinistros, atuantes sempre de forma preventiva em defesa do patrimônio e resguardando vidas.
      Serviço de vigilância com os mais alto padrões de qualidade nos setores comercial, médico, industrial, público e educacional.

      LIGUE TEREI TODO O PRAZER EM TE AJUDAR:

      (031) 99608-9384 – vivo OU CHAME -ME NO WHATSAPP que passo todas as informações de como conseguir resolver tudo da melhor forma com um pequeno investimento.

      E-mail: [email protected]

  • eu andei lendo no site da PRF que é necessário no mínimo R$150.000,00 de renda em documentação assinada por contador o negócio é ir de clandestino mesmo!!! No Brasil até mesmo quem esta querendo abrir um negócio para fins protetivos à população tem que pagar muito para conseguir, e quando consegue é por um ano somente!!! Que porcaria de país em que vivemos não é mesmo???

  • cid souza couto

    gostaria quas documentos nessesario

  • flavio van ryn

    a policia federal não autoriza empresa d segurança para eventos nos valores d quinze a vinte mil reais as exigencias e bem maior sem condições mesmo desarmado ja tenho tentado ate como vigia . sempre enrosco nas buracracia das leis temos que trabalhar na clanditinade não consigo dentro da lei peço ajuda

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